book_icon

Novo relatório do ISG mostra serviços de Nuvem em alta no Brasil

Microsoft e outros hiperscalers estão expandindo seus negócios no País, movimentando os parceiros do ecossistema para responderem com soluções e serviços

Novo relatório do ISG mostra serviços de Nuvem em alta no Brasil

De acordo com um novo relatório publicado pelo Information Services Group (ISG), empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia, a Microsoft e outros hiperscalers estão expandindo seus negócios no Brasil, à medida que a demanda corporativa por serviços em Nuvem continua a aquecer e os parceiros do ecossistema respondem com uma ampla gama de soluções e serviços.

O relatório 2024 ISG Provider Lens Microsoft Cloud Ecosystem para o Brasil conclui que o número crescente de empresas brasileiras que adotam a Nuvem está levando os provedores a oferecer mais soluções e serviços, o que, por sua vez, atrai um número ainda maior de empresas para a Nuvem. Em resposta a esse ciclo de crescimento contínuo, a Microsoft já expandiu significativamente sua infraestrutura de Nuvem no País e tem planos de expansão adicional para fornecer resiliência e redundância adicionais para clientes que criam e operam aplicativos e cargas de trabalho de missão crítica, diz o relatório do ISG.

Os provedores de serviços no Brasil estão ativamente envolvidos no desenvolvimento de código e estão na vanguarda do desenvolvimento de GPTs personalizados com o OpenAI Studio no Azure

“A Microsoft vive um período de expansão e inovação no mercado brasileiro, ganhando maior poder por meio de um ecossistema de parceiros mais maduro e pela expansão da disponibilidade do Azure para Data Centers no sul do País”, disse Bill Huber, sócio de Plataformas e Soluções Digitais do ISG. “O ecossistema de parceiros da Microsoft cresceu 15 vezes desde 2021, com mais parceiros sendo credenciados com base em mudanças no processo de qualificação da empresa”, completou.

Uma das características mais proeminentes do cenário tecnológico em constante evolução do Brasil é a Inteligência Artificial (IA). Depois de investir na OpenAI e envolver toda a sua organização e suas soluções na arquitetura transformador generativo pré-treinado (GPT) mais bem-sucedida da história da tecnologia, a Microsoft assumiu uma posição de liderança em termos de valor de mercado entre seus principais concorrentes, diz o relatório dO ISG.

Ao contrário de esforços mais provisórios em outros lugares, que consistem principalmente na exploração preliminar do potencial da IA, as iniciativas de IA no Brasil vão além de simplesmente contratar um especialista em tecnologia e criar algum conteúdo, diz o relatório do ISG. Os provedores de serviços no Brasil estão ativamente envolvidos no desenvolvimento de código e estão na vanguarda do desenvolvimento de GPTs personalizados com o OpenAI Studio no Azure, diz o relatório. As iniciativas incluem suporte a aplicativos avançados em análise preditiva, soluções prescritivas e o desenvolvimento de bots responsivos. Os recursos aprimorados incluem o fornecimento de recomendações personalizadas e clusterização e segmentação de dados para fornecer soluções personalizadas em vários setores econômicos.

“As empresas no Brasil reconhecem o impacto potencial da IA na produtividade e na experiência do cliente”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global do ISG Provider Lens Research. “As empresas de serviços de tecnologia começaram a construir projetos de IA com base em casos de uso práticos”, completou.

O relatório 2024 ISG Provider Lens Microsoft Cloud Ecosystem para o Brasil avalia as capacidades de 40 provedores em sete quadrantes: Serviços Gerenciados para Azure – Grandes Empresas, Serviços Gerenciados para Azure – Midmarket, Serviços Microsoft 365 – Grandes Empresas, Serviços Microsoft 365 – Midmarket, SAP on Azure Services, Power Platform Services e Generative AI Services for the Microsoft Clouds.

O relatório nomeia Brasoftware e SoftwareONE como Líderes em seis quadrantes cada, enquanto Accenture e Kumulus são nomeadas como Líderes em cinco quadrantes cada. Dedalus e Tivit são nomeados como Líderes em quatro quadrantes cada, enquanto Ingram Micro, Lattine, Logicalis e Processor são nomeados como Líderes em três quadrantes cada. Blueshift, Dell e Teltec Solutions são nomeados como Líderes em dois quadrantes cada, enquanto AlfaPeople, Best.Projects, DXC Technology, ITCore, Smart Consulting e T-Systems são nomeados como Líderes em um quadrante cada.

Além disso, a Vivo é nomeada como uma Rising Star – uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em três quadrantes, enquanto a Cloud Target é nomeada como uma Rising Star em dois quadrantes. Brasoftware, Kumulus, Lanlink, Processor, Qualiserve e Tivit são nomeadas como Rising Stars em um quadrante cada.

Na área de experiência do cliente, Bechtle é nomeado o ISG CX Star Performer global para 2024 entre os provedores do ecossistema de Nuvem da Microsoft. Bechtle obteve as mais altas pontuações de satisfação do cliente na pesquisa Voz do Cliente do ISG, parte do programa ISG Star of Excellence, o principal reconhecimento de qualidade para o setor de tecnologia e serviços empresariais.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.