book_icon

Emprego em TI nos EUA tem forte recuperação

Segundo a CompTIA, somente em fevereiro foram criadas 178 mil novas vagas, o total chega a 277 mil

O forte ritmo de vacinação nos EUA está fazendo bem à economia, em particular ao setor de tecnologia. Levantamento feito pela CompTIA (Computing Technology Industry Association), associação sem fins lucrativos para a indústria e força de trabalho em TI, apontam para uma demanda vigorosa na demanda atual e futura por talentos em tecnologia.

As empresas do setor contrataram 7,7 mil trabalhadores em fevereiro, de acordo com dados do relatório Employment Situation (Situação do Emprego), divulgado na sexta-feira (5/3) pelo Departamento de Estatísticas do Trabalho dos EUA. O total inclui cargos técnicos e não técnicos.

As ofertas de empregos de fevereiro sugerem que a busca dos empregadores por profissionais de TI está crescendo. Mais de 277 mil postos abertos foram anunciados, um aumento de mais de 44,3 mil em relação a janeiro e o maior total mensal desde março de 2020

Segundo a CompTIA, as ocupações de TI em toda a economia do país aumentaram em 178 mil empregos no mês passado. A taxa de desemprego para ocupações de TI permanece em 2,4%, em comparação com 6,6% nacionalmente para todas as ocupações. O número de ofertas de empregos para vagas de TI em aberto ultrapassou 277 mil em fevereiro.

“Embora o emprego em tecnologia tenha se mantido razoavelmente bem durante a turbulência dos últimos 12 meses, muitos empregadores estavam em modo de espera para contratação por causa da pandemia”, disse Tim Herbert, vice-presidente executivo de Pesquisa e Inteligência de Mercado da CompTIA. “Com os últimos três meses de ganhos de empregos em tecnologia, provavelmente estamos vendo a demanda reprimida se traduzir em novas contratações”, avaliou.

No setor de tecnologia, quatro das cinco categorias de empregos registraram ganhos em fevereiro, liderados por serviços de TI e desenvolvimento de software personalizado (+6,2 mil). Processamento de dados, hospedagem e serviços relacionados (+1,8 mil); fabricação de computadores e produtos eletrônicos (+1,7 mil); e outros serviços de informação, incluindo motores de busca (+1,4 mil) também estiveram em território positivo. O emprego em telecomunicações, por outro lado, diminuiu em 3,4 mil postos de trabalho.

As ofertas de empregos de fevereiro sugerem que a busca dos empregadores por profissionais de TI está crescendo. Mais de 277 mil postos abertos foram anunciados, um aumento de mais de 44,3 mil em relação a janeiro e o maior total mensal desde março de 2020.

Os cargos para desenvolvedores de software e aplicativos representaram a maior parte das vagas (88,6 mil), seguidos por engenheiros e arquitetos de sistemas (22,7 mil), especialistas em suporte de TI (22 mil), desenvolvedores Web (18 mil) e gerentes de projetos de TI (17,4 mil).

Os setores com o maior número de ofertas de emprego em fevereiro para talentos de TI incluem serviços profissionais, científicos e técnicos (51.068), finanças e seguros (20.878), manufatura (20.219), informação (16.453) e comércio varejista (9.131).

As vagas de emprego em tecnologias emergentes ou cargos que exigem habilidades tecnológicas emergentes aumentaram quase 24% em fevereiro, ultrapassando 81 mil e respondendo por 29% de todas as vagas anunciadas pelos empregadores. Os cargos em Inteligência Artificial (12.237) representaram quase 15% do total.

Serviço
www.comptia.org

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.