book_icon

Gartner aponta cinco tendências para a Engenharia de Software

Ferramentas e práticas disruptivas permitem que as equipes de Engenharia de Software forneçam aplicativos de alta qualidade e escaláveis, alimentados por IA

Gartner aponta cinco tendências para a Engenharia de Software

Atingir os objetivos de negócios é um dos três principais objetivos de desempenho para 65% dos líderes de Engenharia de Software, de acordo com uma pesquisa do Gartner com 300 gerentes de equipe de Engenharia de Software e Desenvolvimento de Aplicativos nos EUA e no Reino Unido no quarto trimestre de 2023. Ao investir em tecnologias disruptivas, os líderes de Engenharia de Software podem capacitar suas equipes para atender aos objetivos de negócios de produtividade, sustentabilidade e crescimento.

“As tendências tecnológicas que o Gartner identificou já estão ajudando os primeiros a alcançarem seu objetivos de negócios”, disse Joachim Herschmann, analista e vice-presidente do Gartner. Essas ferramentas e práticas disruptivas permitem que as equipes de Engenharia de Software forneçam aplicativos de alta qualidade e escaláveis alimentados, por IA, enquanto reduzem a labuta e o atrito no ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC), melhorando a experiência e a produtividade do desenvolvedor”, afirmou.

O Gartner prevê que, até 2027, 30% das grandes empresas globais incluirão a sustentabilidade de software em seus requisitos não funcionais, contra menos de 10% em 2024

As cinco principais tendências tecnológicas estratégicas para a engenharia de software para 2024 são:

Inteligência em Engenharia de Software

As plataformas de inteligência de engenharia de software fornecem uma visão unificada e transparente dos processos de engenharia que ajuda os líderes a entender e medir não apenas a velocidade e o fluxo, mas também a qualidade, a eficácia organizacional e o valor do negócio.

O Gartner prevê que, até 2027, 50% das organizações de Engenharia de Software usarão plataformas de inteligência de engenharia de software para medir e aumentar a produtividade do desenvolvedor, em comparação com 5% em 2024.

Desenvolvimento aumentado por IA

Os líderes de Engenharia de Software precisam de uma maneira econômica de ajudar suas equipes a criar software mais rapidamente. De acordo com a pesquisa do Gartner, 58% dos entrevistados disseram que sua organização está usando ou planejando usar IA generativa nos próximos 12 meses para controlar ou reduzir custos.

O desenvolvimento aumentado por IA é o uso de tecnologias de IA, como IA generativa e aprendizado de máquina, para ajudar engenheiros de software a projetar, codificar e testar aplicativos. As ferramentas de desenvolvimento aumentadas por IA integram-se ao ambiente de desenvolvimento de um engenheiro de software para produzir código de aplicativo, permitir a transformação de design em código e aprimorar os recursos de teste de aplicativos.

“Investir em desenvolvimento aumentado por IA apoiará os líderes de Engenharia de Software no aumento da produtividade do desenvolvedor e no controle de custos e também pode melhorar a capacidade de suas equipes de entregar mais valor”, disse Herschmann.

Engenharia de Software Verde

A Engenharia de Software Verde é a disciplina de construção de software que é eficiente em carbono e consciente do carbono. A construção de software verde envolve fazer escolhas energeticamente eficientes para padrões de arquitetura e design, algoritmos, estruturas de dados, linguagens de programação, tempos de execução de linguagem e infraestrutura.

O Gartner prevê que, até 2027, 30% das grandes empresas globais incluirão a sustentabilidade de software em seus requisitos não funcionais, contra menos de 10% em 2024.

O uso de cargas de trabalho pesadas em computação aumenta a pegada de carbono de uma organização, e os aplicativos habilitados para IA generativa consomem muita energia, portanto, a implementação de Engenharia de Software Verde ajudará as organizações a priorizar seus objetivos de sustentabilidade.

Engenharia de plataforma

A engenharia de plataforma reduz a carga cognitiva para os desenvolvedores, oferecendo recursos subjacentes por meio de portais e plataformas internas do desenvolvedor que várias equipes de produto podem usar. Essas plataformas fornecem um “caminho pavimentado” atraente para o desenvolvimento de software, o que economiza tempo para os desenvolvedores e melhora sua satisfação no trabalho.

O Gartner prevê que, até 2026, 80% das grandes organizações de Engenharia de Software estabelecerão equipes de engenharia de plataforma, ante 45% em 2022.

Ambientes de desenvolvimento em Nuvem

Os ambientes de desenvolvimento em Nuvem fornecem acesso remoto e pronto para uso a um ambiente de desenvolvimento hospedado na Nuvem com o mínimo de esforço para instalação e configuração. Esse desacoplamento do espaço de trabalho de desenvolvimento da estação de trabalho física permite uma experiência de desenvolvedor consistente e de baixo atrito e uma integração mais rápida do desenvolvedor.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.