book_icon

NTT Data realiza evento para parceiros e clientes com nova marca

NTT Ltd e NTT Data se juntaram e desde abril atendem por NTT Data Inc, que está reunindo cerca de 1,7 mil parceiros e clientes no evento Interconnected 2024

NTT Data realiza evento para parceiros e clientes com nova marca

A NTT Data está realizando a 3ª edição do Interconnected (13 e 14/5 no Transamérica Expo Center, Zona Sul de São Paulo), evento que reúne parceiros e clientes e que este ano conta com seis estandes tematizados, com uma série de atividades em cada um deles, mostrando as soluções da empresa junto com seus parceiros tecnológicos. Mas a grande novidade este ano está na forma como a empresa passa a se apresentar ao mercado, com a nova marca NTT Data Inc. A mudança é sutil e muitos nem vão perceber.

Jefferson Anselmo (foto), líder de Soluções de Tecnologia e Serviços para Ibéria e América Latina da NTT Data Inc. conta que a NTT é uma empresa de origem japonesa, seu nome vem de Nippon Telegraph and Telephone. “A empresa surgiu no princípio das telecomunicações, uma empresa com tradição imensa. Ela evoluiu como uma estatal e depois foi privatizada, quando percebeu que precisava se expandir internacionalmente para continuar crescendo. Ela começou a fazer aquisições fora do Japão, compfrando mais de 50 empresas. Há pouco mais de cinco anos ela resolveu aglutinar essas aquisições em dois grandes grupos: a NTT Ltd, dedicada à infraestrutura de TI, incluindo toda parte de telecomunicações, cibersegurança e Nuvem, e a NTT Data, que é toda a parte de aplicações, processos, Transformação Digital, incluindo consultoria”, explicou Anselmo. “Essas duas empresas conviveram no mercado por vários anos. Em 1º de abril deste ano as duas empresas se juntaram, formando a NTT Data Inc., combinando todo o portfólio de infraestrutura com aplicações, processos e consultoria. Isso fora do Japão, pois no país de origem, a empresa continua estruturada como estava”, contou.

Aparentemente é uma mudança sutil e isso foi feito de propósito. “Encaramos como uma jornada de transformação e não um Big Bang onde tudo será diferente daqui para frente. Na parte de infraestrutura, a participação dos nossos parceiros de tecnologia é muito presente desde a identificação de uma oportunidade até a entrega da solução, pois a sua missão é fazer a integração. Já em aplicações, processos e consultoria, o ciclo de negócio não tem a presença tão forte dos parceiros tecnológicos, pois o grande diferencial é sua capacidade de criar. A forma de fazer esses dois trabalhos é diferente e fazer essa junção de um dia para outro teria um potencial destrutivo grande. O que estamos fazendo é criar uma empresa que vai realmente acrescentar um valor adicional ao que já estava sendo feito e não romper o que já havia”, enfatizou Anselmo.

Segundo o executivo, muitas das fusões ocorrem quando a empresa está fragilizada, precisando aumentar o valor para os acionistas, mudar a imagem no mercado, acelerar o faturamento etc. “Na NTT não está acontecendo isso. Olhando os resultados da NTT Ltd e NTT Data, eles são extraordinários, com crescimento de dois dígitos. Isso leva a uma cautela e uma responsabilidade maior perante o mercado de não romper nada com os clientes por causa de questões internas. A nossa proposta é que, neste ano fiscal de 2024 (abril a março de 2025) vamos consolidar o que chamamos One Face to the Client, todo o front office, tudo aquilo que o cliente enxergar da NTT Data Inc, seja único, uma coisa só”, disse. “Ao mesmo tempo, a gente começa a tratar o back office, como faço com que as funções de apoio estejam adequadas para que eu consiga capturar e entregar o valor que o cliente precisa. Isso será estudado este ano, a partir do conceito One Face to the Client para, a partir de 2025, operarmos o que chamamos One Operation, uma operação que suporte esta única face ao cliente. É um processo para, no mínimo, dois anos”, observou Anselmo.

Antes, quando havia NTT Ltd e NTT Data, se o cliente quisesse uma solução que englobasse o portfólio das duas empresas, ele teria de negociar com as duas de forma distinta, muitas vezes fazer o meio de campo entre elas, ter dois contratos, falar com dois jurídicos e ainda teria dificuldade em ter uma visão consolidada da arquitetura tecnológica proposta. “A partir de agora, ele não tem mais essas dificuldades, ele vai tratar com um único arquiteto, vai falar com alguém que fará este trabalho de bastidor, a relação com a NTT será mais fácil e a operação menos custosa”, garantiu.

Agora com a nova NTT Data Inc temos um posicionamento no mercado que permite estar praticamente em todos os grandes setores com os maiores players

Para Ricardo Neves, CEO da NTT Data Inc, a empresa está bem posicionada para continuar a crescer no mercado brasileiro. “Os CIOs hoje estão muito pressionados com as tarefas do dia a dia e também pelos executivos de negócio, que pedem que entreguem mais por menos, com maior velocidade e confiabilidade as soluções que estão sendo colocadas. Agora com a nova NTT Data Inc temos um posicionamento no mercado que permite estar praticamente em todos os grandes setores com os maiores players. Já somos referência no mercado, temos uma capilaridade de clientes e estamos mais de 25 anos no Brasil, construindo uma posição sólida. Temos um certo reconhecimento, principalmente entre os grandes players do mercado financeiro, de telecomunicações, utilities, seguros, natural resources, em cada um desses segmentos temos flagships clients que são referência. Assim conseguimos levar nossa mensagem para os C-levels das empresas. Os CIOs estão sobrecarregados, mas eles precisam fazer melhor. A nossa marca traz confiança e uma visão de longo prazo, principalmente entre os C-levels”, observou.

“Temos trazido ao nosso portfólio soluções de startups, não apenas das big techs, que estão, por exemplo no Cubo Itaú. Temos um laboratório no País, que trabalha especialmente space computing, desenvolvendo tecnologias que utilizam IA,Mmetaverso, Realidade virtual e Aumentada etc. Esta é uma área que temos desenvolvido bem”, contou Neves.

De acordo com o executivo, na onda da IA, muitas empresas estão terminando suas provas de conceito (PoC) e estão definindo seus investimentos nesta tecnologia. Algumas perceberam que precisam investir em infraestrutura, pois a qualidade dos dados não é boa,  mas os investimentos previstos já contemplam isso. “Existem várias ondas acontecendo simultaneamente e tudo precisar estar interconectado. Não adianta fazer somente conectividade, IA, Nuvem, segurança, tem de fazer tudo simultaneamente, dentro de uma arquitetura sustentável e visando o longo prazo. O portfólio da NTT Data Inc traz essa base e esse é o nosso principal discurso junto ao mercado”, finalizou.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.