Mais de 1 bilhão de usuários no mundo utilizam, mensalmente, o Google Messages RCS. Este ano, a aposta está ainda maior em sua modalidade conversacional, com grandes cases de sucesso já sendo construídos no Brasil. A expectativa foi compartilhada pelo Google e pela Pontaltech, empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel, em um evento presencial organizado na sede da multinacional no Brasil em abril, o qual contou com a presença de grandes empresas nacionais e a exposição de resultados obtidos por aquelas que já investiram nessa solução.
O encontro teve uma série de palestras imersivas trazendo o panorama do RCS (Rich Communication Services) nos últimos anos, evidenciando quanto o mercado vem amadurecendo sobre este tema e fazendo com que cada vez mais empresas implementem essa tecnologia internamente. “Há um ano, tínhamos cerca de 400 milhões de usuários ativos por mês e, em 12 meses, esse número saltou para 1 bilhão. Isso reforça o nosso compromisso em levar o RCS para cada vez mais pessoas no mundo todo e, inclusive, para empresas que podem aproveitar de mais um canal em suas estratégias de comunicação”, ressalta Kaio Marin, líder do RCS Business Messages para a América Latina.
Nadia Bagdanavicius e Otávio Augusto Santa Barbara, consultores do Departamento de Crédito Digital do Grupo Casas Bahia e clientes da Pontaltech, marcaram presença na agenda do evento trazendo os resultados que obtiveram em um teste A/B utilizando o RCS e o WhatsApp em uma campanha com foco no Carnê Digital na Black Friday feita em 2023.
A taxa de mensagens entregues teve uma diferença significativa entre eles – com 60,37% no primeiro e 88,97% no segundo – mas, o ROI obtido foi completamente diferente entre as ações, com 397% no RCS contra 56% no WhatsApp. “Tivemos uma interação surpreendente em torno de 40% apenas com o RCS. Os resultados nos animaram ainda mais a aplicar mais testes nesta ferramenta, para que possamos compreender qual público é mais aderente a se comunicar por ele e, com isso, estabelecer estratégias mais assertivas que coloquem os desejos dos clientes no centro das nossas ações”, pontua Nadia.
A mesma expectativa é compartilhada pela Pontaltech, principalmente, em vista da evolução do reconhecimento da importância do marketing conversacional pelo mercado. “O Brasil domina esta comunicação em resposta à forte imersão tecnológica que vivemos. As pessoas estão cada vez mais conectadas diariamente e, neste cenário, cabe às empresas a missão de acompanharem esse movimento, possibilitando um relacionamento fluído através da oferta de múltiplos canais. Assim, cada usuário poderá escolher por onde desejam conversar, transacionando uma relação muito mais assertiva entre as partes”, defende Thiago Gomes, diretor de Customer Success da empresa.
É nesse cenário que o RCS vem se mostrando um importante auxiliador, capaz de enriquecer a comunicação entre as marcas e seus clientes por meio de um carrossel de recursos possíveis de serem enviados nas mensagens. Em 2023, a Pontaltech registrou um crescimento de 20% neste recurso, e a meta para este ano é de que cresçam cinco vezes mais no volume do conversacional. “Dedicaremos nossos esforços em disseminar ainda mais este canal no país a fim de construir mais cases de sucesso, nos tornando referência no mercado e ajudando a desmistificar o RCS como uma ferramenta de sucesso para nossos clientes”, afirma Carlos Secron, CEO da empresa.
Hoje, apenas os aparelhos Android estão aptos a utilizar este sistema de mensageria. Porém, a Apple já anunciou que irá implementá-lo em seus recursos este ano, o que eleva ainda mais as expectativas de crescimento e propagação deste canal no mercado. “Esta inclusão deverá aumentar em 90% a quantidade de usuários elegíveis a utilizar o RCS. Estamos diante de um boom enorme a ser explorado pelas empresas, trazendo a seus clientes mais um meio de comunicação robusto e seguro para se relacionarem”, complementa Gomes.
E, por parte do Google, não faltarão iniciativas destinadas a incentivar essa participação nacional. “Este ano, estamos trazendo um beta para estimular as empresas a testar o sistema, chamado Click to RCS. É uma URL que facilita a interação com empresa pelo usuário, o que abre espaço para sua incorporação em outras finalidades de atendimento e marketing. Estamos confiantes de que 2024 será um ano de ainda mais conquistas para o RCS, o que será fortemente favorecido com o apoio dos nossos parceiros, como a Pontaltech”, finaliza Marin.
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