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CreditChat usa IA generativa para acelerar análise e concessão de crédito

A nova solução promete reduzir em até 90% o tempo de análise para concessão de crédito para as grandes empresas que integram o portfólio da SIACorp

CreditChat usa IA generativa para acelerar análise e concessão de crédito

Com o objetivo de acelerar e melhorar a qualidade da análise e concessão de crédito para empresas, a SIACorp, fintech especializada em sistemas de análise e automação de crédito, gestão de risco, controle de contratos, covenants e obrigações, anunciou o lançamento do CreditChat, uma aplicação de IA generativa que se utiliza dos recursos de integração do GPT-4, da OpenAI.

A solução irá reduzir em 90% o tempo de análise para concessão de crédito para grandes empresas que integram o portfólio da SIACorp, que tem entre seus clientes organizações como AES, Engie, Roche, União Química, C6 Bank, Crefisa, Honda, Banco BS2, Banco Votorantim, entre outros.

Ao automatizar este processo, as organizações proporcionarão aos seus analistas de crédito a economia de um tempo valioso, que antes precisava ser investido na elaboração de relatórios de análise de crédito

A plataforma foi treinada por meio de dados e documentos armazenados na base de conhecimento do CreditFlow, solução de automação de crédito da SIACorp que já viabilizou empréstimos da ordem de R$ 500 bilhões para indústrias e empresas brasileiras. Com o lançamento do CreditChat, a expectativa é crescer 40% ao ano, nos próximos 3 anos.

Segundo Alexandre Marinho, fundador e CEO da SIACorp, o diferencial do CreditChat é a viabilização de aprovações e revisões automatizadas de limites de crédito, e análises de risco, possibilitando a avaliação simultânea de milhares de informações, dentre as quais aspectos cadastrais, informações internas e externas, índices financeiros e notícias sobre a empresa, detectando tendências e potenciais riscos.

“O CreditChat foi desenhado para efetuar análises atualizadas com base em aspectos comportamentais do cliente tanto junto ao financiador quando ao mercado, para aferir e entregar valor para a análise de gestão de risco, sendo especialmente indicado para análise de pessoas jurídicas, onde o número de variáveis envolvidos é muito grande. O sistema também pode se comunicar como um atendente humano, já que incorpora também a tecnologia Large Language Model (LLM) para a geração de respostas às consultas dos usuários”, detalha Marinho.

IA impulsiona mercado de crédito

Se para o mercado de crédito a inteligência artificial não é uma novidade, para a SIACorp menos ainda, já que, desde sua fundação, há 25 anos, são empregadas nos processos da companhia tecnologias de IA, como decision forests, redes bayesianas e regressão logística nos modelos de cálculo de rating e sugestão de limites na plataforma CreditFlow. O que muda com a chegada do CreditChat, explica Marinho, é a velocidade, qualidade e capacidade de processamento.

“A implementação da GenIA na avaliação de risco de crédito oferece uma gama de benefícios, como o aumento exponencial na velocidade e na eficiência da análise de grandes conjuntos de dados, minimizando o potencial de erro humano e apresentando avaliações de risco objetivas e consistentes”, afirma o executivo.

A ferramenta também pode ser utilizada para qualificar a gestão de risco e aprimoramento de processos. “O deep learning e o processamento de linguagem natural, tecnologias disponíveis no CreditChat, qualificam a produção de relatórios de análise de crédito de forma abrangente, criativa e objetiva. O sistema permite uma gestão proativa para que os gestores de crédito tomem as medidas necessárias para mitigar os riscos”, complementa.

Diferenciais da ferramenta

O CreditChat tem a capacidade de adaptação às necessidades específicas de cada modelo de negócios, incluindo a incorporação de bases de conhecimento exclusivas da empresa e normas regulatórias. A solução utiliza alta capacidade de processamento para acessar informações de diversas fontes, como, por exemplo, o cadastro do cliente, seus demonstrativos financeiros, informações de pontualidade (acessadas dinamicamente no módulo de contas a receber do Sistema de ERP ou Core Banking), restrições (acessadas em bureaus de crédito) e informações comportamentais, que são carregadas automaticamente pelos módulos do CreditFlow no ChatGPT, construindo dinamicamente os prompts submetido para geração da análise.

O cuidado com os prompts, por sua vez, é outro dos diferenciais da solução. Este tema é tão relevante para a SIACorp que seus gestores decidiram criar uma Área de Engenharia de Prompts, dedicada à criação de prompts customizados e ao estudo e elaboração das perguntas ideais (na linguagem JavaScript Object Notation e também em linguagem natural) para obter as melhores respostas possíveis com relação a temas ligados à análise de crédito. Como efeitos colaterais da implementação do CreditChat, a SIACorp prevê o deslocamento dos operadores humanos para tarefas menos operacionais e mais analíticas.

“Ao automatizar este processo, as organizações proporcionarão aos seus analistas de crédito a economia de um tempo valioso, que antes precisava ser investido na elaboração de relatórios de análise de crédito. Com maior disponibilidade, os analistas poderão se dedicar a fazer visitas a clientes e aprimorar sua capacidade de detectar padrões de inadimplência de crédito para refinamento dos modelos a fim de apresentar previsões precisas e contextualmente relevantes”, finaliza Marinho.

 

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