book_icon

Relatório da EY mostra ondas de demissões e contratações pelo uso da IA

A pesquisa revela que 50% dos líderes empresariais antecipam uma combinação de demissões e contratações nos próximos seis meses como resultado do uso da tecnologia

Relatório da EY mostra ondas de demissões e contratações pelo uso da IA

A Ernst & Young LLP (EY US) anunciou nesta segunda-feira (29/4) o lançamento de sua mais recente pesquisa Technology Pulse, que examina o impacto da Inteligência Artificial (IA) no futuro do trabalho — da integração ao talento e à cultura. A pesquisa, que foi realizada em março de 2024 e entrevistou mais de 250 líderes do setor de tecnologia, destaca o impulso contínuo em torno da IA no local de trabalho.

A pesquisa revela que 50% dos líderes empresariais antecipam uma combinação de demissões e contratações nos próximos seis meses como resultado direto da adoção da IA. No entanto, mesmo com planos de contratação em vigor, três em cada cinco líderes de tecnologia (61%) dizem que a tecnologia emergente tornou mais desafiador para sua empresa obter os melhores talentos de tecnologia.

Três em cada quatro líderes de negócios de tecnologia (76%) dizem ter implementado certificações técnicas internas para ajudar os funcionários a acompanhar o ritmo da GenAI

“Uma coisa é certa: as empresas estão remodelando sua força de trabalho para serem mais experientes em IA. Com essa transição, podemos antecipar um ciclo contínuo de realinhamento estratégico da força de trabalho, caracterizado por demissões e contratações simultâneas, e não necessariamente em volumes iguais”, disse Vamsi Duvvuri, líder de IA de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da EY. “Mas nem tudo é desgraça e melancolia. Funcionários e empresas continuam a mostrar entusiasmo em torno da IA, especificamente quando se trata de oportunidades de escalar e competir de forma mais eficaz no mercado”, observou.

De acordo com a pesquisa, 72% dos entrevistados dizem que seus funcionários estão usando IA pelo menos diariamente no local de trabalho, com os principais casos de uso sendo codificação e desenvolvimento de software (51%), análise de dados (51%) e comunicação interna e externa (47%). Embora muitos líderes relatem preocupações sobre IA e acreditem que mais regulamentação é necessária em torno dessa tecnologia, a maioria dos líderes de negócios de tecnologia (85%) acredita que a tecnologia emergente teve um impacto positivo em sua cultura de trabalho.

“A IA está transformando a maneira como trabalhamos, criando novas oportunidades de inovação e crescimento, ao mesmo tempo em que apresenta desafios sem precedentes, especialmente quando se trata de talentos”, disse Ken Englund, líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da EY Américas. “Nossa recente pesquisa demonstra que as empresas de tecnologia geralmente têm um sentimento positivo em relação à próxima onda de produtividade. Há muita empolgação com essas empresas em termos de como elas aplicarão com sucesso suas próprias ferramentas do setor para si mesmas”, afirmou.

A pesquisa da EY também constatou que:

As bandeiras vermelhas em torno da IA continuam no topo da mente, especialmente quando se trata de regulamentação: ao pensar em preocupações com IA, os líderes de negócios de tecnologia dizem que a qualificação de funcionários (33%), a violação de direitos autorais e roubo de propriedade intelectual (IP) (33%) e a falta de transparência em torno da tomada de decisões (37%) estão no topo da lista. Além disso, quase metade dos líderes de negócios de tecnologia concorda que mais regulamentação de IA é necessária, especificamente quando se trata de minimizar o viés gerado por IA (48%), proteger a privacidade do usuário (48%) e proteger a IP (47%).

Apesar dos desafios contínuos, o investimento em IA continua a aumentar: embora muitos líderes ainda relatem preocupações com a IA, 82% dos líderes de negócios de tecnologia planejam aumentar seu investimento em IA no próximo ano. Do ponto de vista de contratação, os líderes de tecnologia estão focados em investir em funções específicas, como analistas de segurança cibernética (69%), cientistas de dados (68%) e engenheiros de IA (68%).

Os líderes sabem que o upskilling de IA é fundamental para o sucesso: quase dois terços dos líderes de negócios de tecnologia (64%) dizem que sua empresa implementou programas de desenvolvimento interno para ajudar os funcionários a acompanhar a rápida mudança da IA generativa (GenAI). Três em cada quatro líderes de negócios de tecnologia (76%) dizem ter implementado certificações técnicas internas para ajudar os funcionários a acompanhar o ritmo da GenAI.

 

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.