book_icon

Fintech V360 transforma o processo de pagamentos das empresas

A solução automatiza todo o processo de captura, validação e lançamento dos pagamentos, minimizando perdas financeiras com multas e juros por atraso

Fintech V360 transforma o processo de pagamentos das empresas

A V360 é uma fintech de otimização de pagamentos a fornecedores que atende várias das maiores empresas do Brasil. A solução automatiza todo o processo de captura, validação e lançamento dos pagamentos, minimizando perdas financeiras com multas e juros por atraso de pagamento, retenção incorreta de impostos, pagamentos de notas fiscais canceladas, fraudes e baixa produtividade do time. Além disso, o processo de validação extensiva da nota garante o compliance fiscal do processo.

A solução da V360 é SaaS, se integra a qualquer ERP e automatiza o processo de pagamento a fornecedores de ponta a ponta, precisando para isso consultar diversas fontes além do ERP: SEFAZ estaduais, prefeituras, concessionárias de utilities, Receita Federal, Sintegra, Simples Nacional etc. Para isso, faz uso das mais modernas técnicas de hyperautomation, combinando tecnologias como Inteligência Artificial, RPA, Workflow, BI etc. Dessa forma, consegue tratar qualquer tipo de pagamento a fornecedores: notas fiscais de materiais (NFe), frete (CTe), serviço (NFSe), faturas de concessionárias (energia, telecom, água, gás, aluguéis), boletos, notas de débito etc.

A solução entrega um portal para seus fornecedores, em que eles podem colaborar no processo para agilizar o tratamento de divergências nas notas emitidas, acompanhar o status de seus pagamentos e antecipar os recebíveis em aberto

Uma das poucas soluções SaaS no Brasil a conseguir as principais certificações globais de segurança da informação e privacidade de dados, a V360 se especializou no atendimento a grandes empresas, nos mais variados setores – de bancos a energia, passando por saúde, indústria, educação, varejo etc. Um dos segredos é o produto, flexível o suficiente para se adaptar aos diferentes processos de pagamento das grandes companhias. A empresa é comandada por Carlos Vetter (Co-CEO), Izaías Miguel (Co-CEO) e Victor Campos (CTO), egressos da Visagio (multinacional de consultoria de gestão e tecnologia, fundada em 2003 no parque tecnológico da UFRJ, que está acostumada a atender grandes empresas no Brasil e no exterior). Assim, a V360 entrega não apenas o SaaS, mas uma solução completa de otimização do processo de seus clientes, incluindo boas práticas das principais empresas do Brasil a partir de mais de 20 anos de atuação em processos de contas a pagar e fiscal.

“A implementação da V360 não é apenas uma mudança no processamento de notas fiscais, ela representa uma transformação estratégica na gestão financeira e fiscal. Ao automatizar o ciclo completo de pagamentos, desde a captura até a escrituração, a empresa minimiza os riscos de erros e atrasos, tornando o processo mais eficiente. Além disso, passa a ter a gestão na mão, antecipando problemas e identificando os principais gargalos para atuar. Com isso, reduzimos em quase 100% o pagamento de multas e juros e trazemos ganhos de produtividade do time de até 9x”, conta o sócio fundador, Carlos Vetter.

Além de toda a otimização do processo interno dos clientes, a solução entrega um portal para seus fornecedores, em que eles podem colaborar no processo para agilizar o tratamento de divergências nas notas emitidas, acompanhar o status de seus pagamentos e antecipar os recebíveis em aberto – com caixa próprio do sacado ou através de uma rede de bancos e fundos de crédito. Assim, a empresa consegue não só centralizar toda a sua comunicação com o fornecedor, gerando mais agilidade e produtividade, mas também oferecer um leque de soluções financeiras para otimizar e robustecer sua cadeia de fornecedores, gerar receita financeira e aumentar o prazo médio de pagamentos.

Em parceria com a CERC – a maior registradora de duplicatas do Brasil, com mais de 80% de market share – a V360 também está desenvolvendo uma solução para automatizar o tratamento e gestão de duplicatas escriturais, de forma a minimizar o impacto em seus clientes para a adequação à nova regulação. “A lei de duplicatas escriturais, apesar de ser de 2018, só realmente começou a ser implementada a partir da resolução 339 do Bacen, de agosto de 2023. Assim, as empresas ainda estão começando a entender o impacto significativo que terão em seu processo de pagamentos, na manifestação e liquidação das duplicatas. A regulação cria uma série de benefícios para o ecossistema financeiro do Brasil, destravando 13 trilhões em ativos, e o Banco Central está colocando bastante força no tema. Todas as empresas terão que se adequar, e queremos construir a infraestrutura para possibilitar essa transformação”, diz o sócio Izaías Miguel.

 

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.