book_icon

O impacto dos Hiperscalers de IA na inovação empresarial

No âmbito da Inteligência Artificial (IA), o termo “Hiperscalers” ganhou destaque. A palavra resume as imensas capacidades das maiores empresas de tecnologia do mundo (particularmente Microsoft, Google e Amazon) em moldar a IA e seu papel na produtividade dos negócios. Com seus vastos recursos e experiência, esses Hiperscalers são os arquitetos da revolução da IA, redefinindo como as empresas operarão e prosperarão. Eles também estão criando enormes oportunidades que muitos líderes de negócios estão apenas começando a explorar.

Uma onda crescente de demanda
Esses titãs do mundo da Computação em Nuvem estão fornecendo serviços de automação inteligente que estão remodelando a forma como as empresas abordam a produtividade e a eficiência. Estamos nos primórdios dessa onda crescente. O mercado de serviços de IA atingiu US$ 200 bilhões em 2023 e deve se expandir para cerca de US$ 2 trilhões até 2028. De acordo com uma pesquisa da Deloitte, 79% dos entrevistados acreditam que a IA Generativa impulsionará uma transformação significativa em sua empresa nos próximos três anos.

A Microsoft se posicionou como líder nessa onda transformadora, principalmente com a introdução do Copilot, que é integrado aos seus principais aplicativos de escritório para fornecer aos usuários assistência de IA sob demanda. Copilot aproveita a tecnologia da OpenAI, da qual a Microsoft detém atualmente 49%. Essa estratégia de integrar a IA em aplicativos do dia a dia tornou o Copilot o caminho mais acessível para IA para empresas e consumidores.

A estratégia do Google também destaca a mudança para a integração de IA no nível corporativo. Eles originalmente se concentraram em incorporar IA em seus ecossistemas de produtos existentes para aprimorar a funcionalidade em ferramentas familiares como Pesquisa, Mapas e YouTube. Agora, eles estão all-in em serviços corporativos via Google Cloud e Vertex AI, que fornece APIs para modelos de IA fundamentais, permitindo que as empresas criem ferramentas de IA personalizadas e as implantem em seus aplicativos.

Com a AWS e serviços relacionados, a Amazon adotou uma estratégia diferente que se concentra na criação de um ecossistema de desenvolvedores robusto. Ao fornecer aos desenvolvedores ferramentas para construir, treinar e implantar seus próprios modelos de IA, a Amazon está criando um terreno fértil para a inovação de IA no nível de base. Com ferramentas como o CodeWhisperer, disponível gratuitamente para desenvolvedores, a Amazon está demonstrando seu compromisso em melhorar a produtividade do desenvolvedor e acelerar os aplicativos de IA em muitos setores.

Estamos apenas no início dessa grande nova tendência. Os Hiperscalers de IA estão remodelando o cenário tecnológico e fornecendo às empresas oportunidades sem precedentes para aumentar a produtividade e facilitar a inovação. Uma das aplicações mais promissoras que estão sendo aprimoradas por esses Hiperscalers de IA, e que ainda está no radar, é o Processamento Inteligente de Documentos (IDP).

IDP: uma faceta importante da oportunidade de IA
Os Dados se tornaram a nova moeda dos negócios, e o IDP permite que as empresas aproveitem ao máximo essa moeda. O software IDP está oferecendo novas maneiras de aproveitar a tecnologia de IA mais avançada para processar grandes quantidades de informações de forma eficiente e precisa. Ele está revolucionando a forma como as empresas integram Dados em seus sistemas, fornecendo uma base robusta para várias aplicações, como análise preditiva, auditoria, detecção de fraude e muito mais.

Soluções IDP bem-sucedidas podem se conectar aos serviços de IA oferecidos pelos Hiperscalers, integrando serviços de Aprendizado de Máquina (ML) e Processamento de Linguagem Natural (NLP) para automatizar a extração e o Processamento de Dados de uma ampla gama de tipos e formatos de documentos, incluindo faturas, contratos, IDs, demonstrações financeiras, manuscritos, e-mails e praticamente qualquer outra coisa comum nos negócios de hoje. A capacidade de entender Dados não estruturados e convertê-los em informações críticas de negócios com muita confiança é o que torna o IDP tão valioso hoje.

Setores nos quais grandes volumes de Dados são processados diariamente, como finanças, saúde e governo, estão cada vez mais recorrendo a soluções de IDP para simplificar os fluxos de trabalho de informações, reduzir erros manuais e melhorar a produtividade em todos os setores.

Integrando IA ao IDP
A integração estratégica da IA no processamento de documentos pode fornecer ainda mais vantagens comerciais. A capacidade de vincular uma plataforma IDP a serviços avançados de um hiper dimensionador de IA permite que a solução aprenda e se adapte, melhorando constantemente a precisão e a eficiência da operação, ao mesmo tempo em que prepara para o futuro um elemento- chave da pilha de tecnologia de uma organização.

Algoritmos de aprendizado de máquina e modelos de documentos pré – construídos permitem que esses sistemas aprendam com padrões nos Dados, melhorem automaticamente a precisão ao longo do tempo e tornem a perfeição um objetivo razoável de longo prazo. Eles podem obter insights únicos, identificar tendências e prever resultados com base em Dados processados, o que é particularmente valioso em setores como finanças, saúde e jurídico, onde a interpretação de Dados de documentos pode informar decisões críticas.

Além disso, o processamento de linguagem natural permite a extração e análise de Dados de fontes não estruturadas, tornando possível lidar com vários tipos de documentos e complexidades com necessidade mínima de envolvimento humano que diminui ainda mais com o tempo à medida que o sistema aprende e se aprimora.

Possíveis advertências para sistemas aprimorados por IA
A IA está impulsionando a Transformação Digital em um ritmo rápido, mas os benefícios não vêm sem algum risco. Os sistemas IDP dependem de Dados de alta qualidade, e alguns desses Dados podem conter informações confidenciais que devem ser protegidas. À medida que a IA avança em torno de modelos de IA Generativa, os recursos de IDP vão muito além da extração de Dados de documentos para entrega em sistemas de negócios. Com modelos de IA Generativa, grandes quantidades de Dados podem ser analisadas. No entanto, sem a supervisão adequada dos Dados e modelos de treinamento, resultados indesejáveis podem ocorrer devido à falta de monitoramento ou ao uso indevido das informações.

Para mitigar esses riscos, as organizações devem adotar uma abordagem estratégica que se apoie em especialistas em PDI para ajudar a testar e validar modelos de treinamento de IA e integrar procedimentos human-in-the-loop (HITL) para verificar ainda mais a qualidade dos Dados e proteger informações confidenciais.

Redefinindo a produtividade corporativa
Os Hiperscalers de IA estão redefinindo ativamente a produtividade dos negócios e nos levando a uma nova era em que a IA não é apenas um complemento, mas uma parte fundamental das operações de negócios, ajudando a nos levar a níveis mais altos de eficiência, inovação e crescimento.

Neste novo ambiente de negócios, no qual os Dados vêm de múltiplas fontes e de diversas formas, a capacidade de entender, interpretar e processar eficientemente Dados de várias entradas está se tornando uma ferramenta indispensável. Acredito que as empresas que exploram as muitas oportunidades de alavancar essas tecnologias enquanto navegam estrategicamente pelos riscos potenciais se posicionarão melhor para o sucesso na era da IA.

Por Dom Lofstrom, presidente e gerente geral da Kodak Alaris.

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.