book_icon

Parceria entre dataRain e Unicamp resulta em 40% mais eficiência de gestão para saúde

Projeto de Nuvem AWS que aprimorou os serviços foi tema de palestra no evento “Café Cinfotec: Projetos de Inovação AWS Unicamp”

Parceria entre dataRain e Unicamp resulta em 40% mais eficiência de gestão para saúde

A dataRain, uma das parceiras da AWS na América Latina, foi responsável pela migração de Nuvem do sistema de saúde da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), impulsionando sua eficiência em 40%. O sucesso do projeto foi tema de palestra realizada pelos especialistas da consultoria aos acadêmicos da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O evento “Café Cinfotec: Projetos de Inovação AWS Unicamp” ocorreu no início do mês, no auditório da faculdade em Campinas e destacou os desafios enfrentados, as soluções implementadas e os impactos positivos alcançados por meio dessa colaboração estratégica.

A instituição, ao lidar com esses obstáculos, percebeu a necessidade de uma solução abrangente que não só realizasse a migração do serviço, mas também melhorasse sua performance e reduzisse o valor empregado em armazenamento de Dados, que já ultrapassavam a casa de 150 TB

Durante o encontro, foram destacados elementos- chave dessa arquitetura, como a migração sem interrupções, o uso de VMs otimizadas, segurança avançada, rede privada segura, armazenamento escalável, além de integrações e automações. “Essa parceria entre a dataRain e a Unicamp não apenas evidencia o compromisso com a inovação tecnológica, mas também destaca o potencial da colaboração entre o setor privado e as instituições acadêmicas para impulsionar avanços significativos na educação, na pesquisa e nos serviços de saúde à comunidade”, ressaltou o CEO da dataRain, Wagner Andrade.

Antes dessa transição, a Unicamp enfrentava desafios relacionados à escalabilidade e custos operacionais. A instituição, ao lidar com esses obstáculos, percebeu a necessidade de uma solução abrangente que não só realizasse a migração do serviço, mas também melhorasse sua performance e reduzisse o valor empregado em armazenamento de Dados, que já ultrapassavam a casa de 150 TB.

Por esta razão, a dataRain propôs uma solução abrangente que envolvia a transferência dos servidores físicos para a Nuvem AWS, utilizando VMs modernas e escaláveis otimizadas para a operação e segurança do sistema. Além disso, implementou o Amazon S3 (Simple Storage Service) para garantir armazenamento seguro, escalável e durável dos Dados dos pacientes, juntamente com uma rede em Nuvem segura e privada utilizando VPN e firewalls.

“A segurança dos Dados dos pacientes foi uma prioridade para proteger contra ameaças cibernéticas. A dataRain não se limitou a fornecer uma solução técnica, mas também atuou como parceira estratégica da Unicamp, oferecendo suporte técnico e estratégico durante todo o processo”, finaliza Andrade.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.