Desde o início da pandemia da Covid-19, o Brasil tem sido o país da América Latina que registrou o maior crescimento de compras online. E esse impacto também foi sentido pela Entrega Já, startup focada em melhorar a experiência de pequenos empreendedores. De repente, a empresa se deparou com uma nova realidade: o salto de 500 para mais de 3 mil entregas diárias, forçando-a a buscar soluções para otimizar as suas entregas.
E foi assim que a empresa encontrou na AgileProcess – empresa de tecnologia inteligente para otimização logística, que faz parte do Grupo Intelipost – uma aliada para otimizar em até cinco horas suas entregas, que aumentaram 200% no último ano.
A startup criava as suas rotas do dia seguinte à mão e fora do horário do expediente de trabalho. Segundo André Vieira Rocha, gerente de Operações da Entrega Já, para traçar os itinerários, era necessário pesquisar manualmente o CEP de cada uma das notas fiscais para depois calcular o número estimado de veículos a serem utilizados no dia seguinte. “Tínhamos um processo manual e não enxergávamos o quanto de benefício poderíamos ter com automatização. Por isso, fomos em busca de uma ferramenta que nos ajudasse no processo, gerando qualidade, foi então, que encontramos a AgileProcess para nos auxiliar”, comenta André.
Por meio de uma ferramenta de roteirização automática, vinculada à economia de quilometragem e melhor aproveitamento dos veículos, a AgileProcess, que tem aumentado a eficiência das entregas em até 10% em diversas empresas brasileiras, possibilitou que a Entrega Já reduzisse, por dia, de quatro a cinco horas de trabalho no processo de expedição.
Segundo Stefan Rehm, CEO do Grupo Intelipost, isso ocorre principalmente pela fácil integração do roteirizador com o sistema de gerenciamento de transporte (TMS) e o sistema de classificação automática de pedidos (sorter) que já era utilizado pela Entrega Já.
Além disso, a automação também organiza a rota mensurando as janelas de entrega e os critérios preestabelecidos dentro da operação. Segundo André, desde a implementação da ferramenta de roteirização da AgileProcess, a empresa vem ganhando em agilidade e redução de custos.
Outro ponto positivo da roteirização automática foi o itinerário sustentável, que já fazia parte dos planos da Entrega Já para este ano. Uma vez que as entregas são realizadas em rotas mais assertivas, além da economia para a operação, a queima de combustíveis também é reduzida, diminuindo a emissão de carbono na atmosfera.
Segundo André, em busca de automatizar os processos e ganhar mais eficiência, os planos para o futuro são expandir o uso de soluções da AgileProcess para as outras empresas do grupo Entrega Já, voltada para entregas maiores. De acordo com o especialista, os benefícios encontrados já estão sendo analisados para validar a expansão.
Serviço
www.agileprocess.com.br
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