book_icon

Grandes marcas usam soluções Oracle para alavancar Transformação Digital

Executivos da Globo, Bradesco, B3, Kavak, Omelete Company e Empiricus participaram de eventos em São Paulo e revelaram suas estratégias na jornada tecnológica

Grandes marcas usam soluções Oracle para alavancar Transformação Digital

No evento Oracle CloudWorld Tour, realizado em 4 de abril de 2024, em São Paulo, a Oracle apresentou soluções e parceiros que adotaram sua tecnologia em Nuvem e a Inteligência Artificial para alavancar os números positivos como Bradesco, B3 e Globo.

Parceiro de longa data da Oracle, o Bradesco viu que no começo da década era o momento certo para apertar o botão da inovação, migrando sua infraestrutura para a Nuvem. Este movimento chegou até a Nuvem que dividiu o ambiente tecnológico do grupo em 70% da base de dados que estava no Oracle Exadata para a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) e outros 30% na modalidade de Nuvem privada, o Oracle Cloud@Customer.

“Tivemos em média 30% de melhoria na performance das consultas após a migração, além disso, atualmente, qualquer novo projeto que demanda infra de banco de dados Oracle, tem seu custo creditado de acordo com o uso da OCI, possibilitando a correta distribuição dos custos entre as empresas”, afirmou Vito Di Mango, gerente de Infraestrutura do Bradesco.

A parceria da Empiricus com Oracle NetSuite, possibilitou à empresa emitir notas fiscais com mais rapidez, acessar informações cruciais de forma simplificada e gerar relatórios detalhados e integrados a todos os sistemas

Já a B3, que conta com a Oracle para acelerar a Transformação Digital da Bolsa, alavancar a modernização de plataformas, desenvolver produtos e serviços e sobretudo para expandir novas tecnologias que hoje não estão disponíveis para operações de mercado financeiro. “Essa é uma parceria transformacional. Nosso objetivo não é só tecnologia, é inovação, agilidade e flexibilidade para atender nossos clientes. Queremos construir um ambiente tecnológico com soluções novas, produtos novos e gerar benefícios que alcancem todo o mercado”, explicou Rodrigo Nardoni, vice-presidente de Tecnologia e Segurança da Informação da B3.

Com o Oracle Fusion Cloud Enterprise Resource Planning (ERP), a Globo aumentou a produtividade, reduziu custos e melhorou os controles, enquanto o Oracle Fusion Cloud Enterprise Performance Management (EPM) possibilitou a redução do período de fechamento financeiro em 28%, para cinco dias. Além disso, o Oracle Fusion Cloud Human Capital Management (HCM) fez com que a Globo reduzisse os chamados para sanar dúvidas e problemas reportados por funcionários em mais de 40%, ao mesmo tempo em que forneceu à sua equipe de liderança de Recursos Humanos insights mais ricos sobre os colaboradores.

“Agora estamos equipados com um conjunto integrado de aplicativos de negócios que nos impulsionará para uma nova era de excelência digital e simplificará as operações em todo o nosso negócio”, afirmou Wanderley Baccala, diretor executivo do Hub Digital da Globo. “Com o Oracle Fusion Cloud Applications, conseguimos implementar a automação e capacitar nossa equipe para aumentar a produtividade, ampliar os insights e possibilitar decisões mais rápidas”, destacou.

Usuários NetSuite

Durante o evento SuiteConnect Brasil, realizado em São Paulo, no dia 20 de março, a Oracle NetSuite anunciou inovações de produtos para ajudar as empresas no Brasil a otimizar os processos financeiros, expandir insights e aumentar a eficiência. Entre os cases presentes, três foram destaque durante o evento: Kavak, Omelete e Empiricus.

“A decisão de implementar o NetSuite reflete a ambição global da nossa organização e o sucesso que estamos vendo à medida que melhoramos o acesso ao estoque e financiamento de carros usados”, disse Wilson Ferraz, head global de ERP e EPM da Kavak. “A tecnologia nos ajuda a aprimorar os processos financeiros globais, automatizar a conformidade e simplificar a geração de relatórios para permitir uma tomada de decisão mais rápida e inteligente. A plataforma da NetSuite evoluirá conosco à medida que alcançamos novos mercados e continuamos a expandir nossos negócios”, comentou.

Para implementar de forma rápida e eficiente, a Kavak aproveitou o SuiteSuccess Financials First Edition, que é uma solução pré-configurada que incorpora as melhores práticas, painéis relevantes, KPIs e os relatórios necessários para gerenciar seus negócios internacionais em crescimento. Assim, foi capaz integrar e automatizar fluxos de trabalho economizando tempo, reduzindo erros e melhorando a visibilidade de suas operações. Por exemplo, os tempos de emissão de notas reduziram em 60% e habilitaram o faturamento no mesmo dia, algo que poderia demorar até uma semana antes da solução.

Para a Omelete Company foi possível automatizar os processos, aprimorar relatórios e expandir insights financeiros, proporcionando uma melhora significativa na gestão de custos e fluxo de caixa da companhia, ao mesmo tempo em que permitiu que sua equipe de liderança apresentasse resultados por departamento, unidade de negócios, marca ou subsidiária.

“Com a meta de multiplicar por 5x nosso faturamento nos próximos cinco anos, reconhecemos a necessidade de ter mais controle, supervisão e planejamento financeiro”, disse Eduardo Vicente, CFO na Omelete. “A solução da NetSuite instigou uma mudança cultural significativa na gestão financeira, que foi escolhida e abraçada pela equipe para melhorar o planejamento financeiro, expandir os insights e produzir rapidamente os relatórios de que precisamos para nos ajudar a aumentar a eficiência e reduzir os custos em nossas operações em crescimento.”

A parceria da Empiricus com Oracle NetSuite, possibilitou à empresa emitir notas fiscais com mais rapidez, acessar informações cruciais de forma simplificada e gerar relatórios detalhados e integrados a todos os sistemas. Resultando em uma significativa otimização da eficiência operacional.

“Nos orgulhamos de ter uma comunidade leal que confiam na nossa expertise para navegar pelo complexo universo do mercado financeiro. Atualmente, estamos com planos de expandir o nosso alcance a fim de reforçar nossa liderança no setor de pesquisa e educação financeira”, disse Tiago Rachid, CFO na Empiricus. “A utilização das ferramentas NetSuite são importantes para conseguirmos atender a agilidade que o nosso mercado demanda. Com elas, é possível acessar informações vitais da empresa com muito mais facilidade. O que antes demorava horas para ser resolvido, agora é solucionado em questão de minutos”, finalizou.

 

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.