book_icon

AMD amplia portfólio de SoCs adaptativos orientados por IA

Os novos SoCs adaptativos Versal AI Edge Series Gen 2 e Versal Prime Series Gen 2 reúnem pré-processamento, inferência de IA e pós-processamento em um único dispositivo

AMD amplia portfólio de SoCs adaptativos orientados por IA

A AMD anunciou a expansão do portfólio de sistema adaptativo AMD Versal com os novos SoCs adaptativos Versal AI Edge Series Gen 2 e Versal Prime Series Gen 2, que reúnem pré-processamento, inferência de IA e pós-processamento em um único dispositivo para aceleração de ponta a ponta de sistemas embarcados orientados por IA.

Esses dispositivos iniciais do portfólio Versal Series Gen 2 se baseiam na primeira geração com novos e poderosos motores de IA que devem fornecer TOPs por watt até 3x maiores do que os dispositivos da primeira geração da série Versal AI Edge, enquanto espera-se que as novas CPUs Arm integradas de alto desempenho ofereçam até 10x mais computação escalar do que os dispositivos da primeira geração da série Versal AI Edge e Prime.

“A demanda por aplicativos embarcados habilitados para IA está explodindo e impulsionando a necessidade de soluções de chip único para a aceleração de ponta a ponta mais eficiente dentro das restrições de potência e área dos sistemas embarcados”, disse Salil Raje, vice-presidente sênior e gerente-geral do Adaptive and Embedded Computing Group da AMD. “Apoiados por mais de 40 anos de liderança em computação adaptativa, esses dispositivos Versal de última geração reúnem vários mecanismos de computação em uma única arquitetura, oferecendo alta eficiência computacional e desempenho com escalabilidade do low-end ao high-end”, explicou.

Os designers podem começar a usar a documentação de acesso antecipado AMD Versal AI Edge Series Gen 2 e Versal Prime Series Gen 2 e os kits de avaliação e ferramentas de design Versal de primeira geração disponíveis atualmente.

Equilibrando desempenho, potência, área, juntamente com segurança e proteção funcional avançadas, os dispositivos Versal Series Gen 2 oferecem novos recursos e recursos que permitem o design de produtos de alto desempenho e otimizados para a Borda nos mercados automotivo, aeroespacial e de defesa, industrial, visão computacional, saúde, transmissão e AV profissional.

Alimentando o sistema de visão ADAS de última geração, a Subaru Corporation selecionou dispositivos Versal AI Edge Series Gen 2 para o sistema de visão avançado de sistema de assistência ao motorista (ADAS) de próxima geração da empresa, conhecido como EyeSight.

O sistema EyeSight está integrado em modelos selecionados de carros da Subaru para permitir recursos avançados de segurança, incluindo controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e frenagem pré-colisão. A Subaru está usando a tecnologia SoC adaptável da AMD nos atuais veículos equipados com EyeSight.

“A Subaru selecionou o Versal AI Edge Series Gen 2 para oferecer a próxima geração de desempenho e segurança de IA automotiva para futuros veículos equipados com EyeSight”, disse Satoshi Katahira, gerente-geral do Departamento de Sistema de Integração Avançada e Departamento de Desenvolvimento de ADAS da Subaru Corporation. “Os dispositivos Versal AI Edge Gen 2 são projetados para fornecer o desempenho de inferência de IA, latência ultrabaixa e recursos de segurança funcional necessários para colocar recursos de segurança baseados em IA de ponta nas mãos dos motoristas”, comentou.

Versal AI Edge Series Gen 2

Para atender às necessidades complexas de processamento de sistemas do mundo real, os dispositivos AMD Versal AI Edge Series Gen 2 incorporam uma combinação ideal de processadores para todas as três fases de aceleração de sistemas embarcados orientados por IA:

Pré-processamento: lógica programável FPGA para pré-processamento em tempo real com flexibilidade incomparável para se conectar a uma ampla gama de sensores e implementar pipelines de processamento de dados de alta taxa de transferência e baixa latência
Inferência de IA: Uma matriz de processadores vetoriais na forma de mecanismos de IA de próxima geração para inferência de IA eficiente

Pós-processamento: núcleos de CPU Arm fornecendo o poder de pós-processamento necessário para a tomada de decisões complexas e controle para aplicações críticas de segurança.

Essa inteligência de chip único pode eliminar a necessidade de construir soluções de processamento de vários chips, resultando em sistemas de IA embarcados menores e mais eficientes com o potencial de menor tempo de lançamento no mercado.

Série Versal Prime Gen 2

A AMD Versal Prime Series Gen 2 oferece aceleração de ponta a ponta para sistemas embarcados tradicionais não baseados em IA, combinando lógica programável para processamento de sensores com CPUs Arm embarcadas de alto desempenho. Projetados para oferecer até 10 vezes mais computação escalar em comparação com a primeira geração, esses dispositivos podem lidar com eficiência com o processamento de sensores e cargas de trabalho escalares complexas.

Com o novo IP rígido para processamento de vídeo de alto rendimento, incluindo fluxos de trabalho multicanal de até 8K, os dispositivos Versal Prime Gen 2 são ideais para aplicações como streaming e gravação de vídeo de ultra-alta definição (UHD), PCs industriais e computadores de voo.

Portfólio amplo e escalável

Os portfólios Versal AI Edge Series Gen 2 e Versal Prime Series Gen 2 fornecem escalabilidade desde sensores de borda até computação centralizada para sistemas orientados por IA. Eles apresentam uma variedade de dispositivos com quantidades crescentes de IA e computação adaptativa para permitir que os clientes selecionem as áreas de desempenho, potência e área para atingir com eficiência as metas de desempenho e segurança dos aplicativos.

Ciclos de projeto simplificados

As ferramentas e bibliotecas do AMD Vivado Design Suite ajudam a aumentar a produtividade e simplificar os ciclos de projeto para desenvolvedores de sistemas de hardware embarcado, oferecendo tempos de compilação rápidos e qualidade aprimorada dos resultados. Para desenvolvedores de software embarcado, a AMD Vitis Unified Software Platform permite o desenvolvimento de software embarcado, processamento de sinais e design de IA nos níveis preferidos de abstração dos usuários, sem a necessidade de experiência em FPGA.

Os designers podem começar a usar a documentação de acesso antecipado AMD Versal AI Edge Series Gen 2 e Versal Prime Series Gen 2 e os kits de avaliação e ferramentas de design Versal de primeira geração disponíveis atualmente. A AMD espera disponibilidade de amostras de silício Versal Series Gen 2 no primeiro semestre de 2025, seguido por kits de avaliação e amostras de System-on-Modules em meados de 2025, e silício de produção esperado no final de 2025.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.