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Gastos globais em serviços de TI e de negócios desaceleraram no terceiro trimestre

Segundo estudos do ISG, foi o primeiro declínio ano a ano em um trimestre para o mercado mais amplo desde o quarto trimestre de 2016

Gastos globais em serviços de TI e de negócios desaceleraram no terceiro trimestre

Os gastos globais em serviços de TI e de negócios recuaram ligeiramente no terceiro trimestre em meio a preocupações econômicas crescentes, embora o volume de contratos assinados no trimestre tenha permanecido próximo aos máximos históricos, de acordo com o mais recente relatório sobre o estado da indústria do Information Services Group (ISG), empresa global em pesquisa e consultoria em tecnologia.

Os dados do ISG Index, que mede contratos de terceirização comercial com valor de contrato anual (ACV) de US$ 5 milhões ou mais, mostram o ACV do terceiro trimestre para o mercado global combinado (tanto XaaS quanto serviços gerenciados) em US$ 23,2 bilhões, uma queda de 3% em relação ao o ano anterior. Foi o primeiro declínio ano a ano em um trimestre para o mercado mais amplo desde o quarto trimestre de 2016.

O ISG vê a incerteza econômica causada pelo aumento das taxas de juros, escassez de energia, interrupções na cadeia de suprimentos e inflação contínua, diminuindo a demanda das empresas no curto prazo

“A demanda permanece em alta, mas estamos vendo algum recuo nos gastos, pois as empresas atrasam a tomada de decisões devido a preocupações com a economia”, disse Steve Hall, presidente do ISG. “As empresas ainda estão investindo na Transformação Digital em andamento, mas estão indo mais devagar por enquanto”, comentou.

Hall disse que o crescimento do ACV também foi impactado pelo fortalecimento do dólar norte-americano e comparações difíceis com o ano anterior, já que o mercado atinge recordes. “Vimos um período de crescimento sustentado do final de 2020 até o primeiro trimestre de 2022, mas as comparações são muito mais difíceis agora”, disse Hall. “Definitivamente, há alguns ventos contrários no mercado, mas continuamos otimistas com o fluxo geral de negócios”. observou.

O Índice ISG descobriu que um total de 661 contratos de serviços gerenciados foram assinados no terceiro trimestre, um aumento de 3% em relação ao ano anterior. Foi o segundo maior número de contratos já assinados em um trimestre e a quarta vez nos últimos cinco trimestres o volume de concessões superou 600 contratos.

Entre os prêmios do último trimestre estavam três meganegócios – contratos no valor de mais de US$ 100 milhões por ano – o menor volume trimestral nos últimos cinco anos, que o ISG atribui a questões de tempo.

Hall disse que os fornecedores estão sentindo pressão em suas margens, devido ao aumento da inflação e custos trabalhistas mais altos em um mercado de trabalho apertado. “Vemos poder de preço para os conjuntos de habilidades mais procurados, mas as margens estão caindo para serviços mais comoditizados. Isso pode ser benéfico para empresas que buscam otimizar seus custos”, disse ele. “Vemos fornecedores respondendo com mais automação, mais inovação e outras medidas de produtividade”, afirmou.

Resultados por segmento

O mercado de XaaS baseado em Nuvem teve seu primeiro trimestre de queda desde o início de 2015, com o ACV do terceiro trimestre caindo 4% em relação ao ano anterior, para US$ 14,1 bilhões. Com US$ 10,5 bilhões, a infraestrutura como serviço (IaaS) ficou estável em relação ao ano anterior, enquanto o software como serviço (SaaS) caiu 12%, para US$ 3,6 bilhões.

Enquanto isso, os gastos com serviços gerenciados caíram 1%, para US$ 9,0 bilhões de ACV. Este segmento foi impulsionado pela terceirização de TI (ITO), um aumento de 2%, para US$ 6,8 bilhões, enquanto a terceirização de processos de negócios (BPO) caiu 10%, para US$ 2,3 bilhões.

O ACV de mercado combinado nos primeiros nove meses subiu 11,5%, para US$ 71,8 bilhões. O ACV de serviços gerenciados atingiu US$ 27,7 bilhões, um aumento de 6%, em volume recorde de negócios para o período – 1.992 contratos, um aumento de 11%. O XaaS ACV chegou a US$ 44,1 bilhões, um aumento de 15% – a taxa de crescimento mais lenta para este período desde que o ISG começou a rastrear o mercado de serviços baseados em nuvem em 2015.

“A desaceleração nos gastos com XaaS se resume à demanda mais fraca por serviços de infraestrutura fornecidos pelos quatro grandes hiperescaladores da China, que foram impactados pelos bloqueios contínuos e pelo dólar americano mais forte”, disse Hall. “Os três grandes hiperescaladores nos EUA – AWS, Azure e Google Cloud – continuam a transportar esse segmento, embora também estejamos vendo um crescimento lento.”

Hall disse que o crescimento nos gastos com SaaS também desacelerou, apesar da forte demanda em áreas como gerenciamento de serviços de TI, HCM, análise e inteligência de negócios. A ISG, disse ele, vê o potencial para uma desaceleração ainda maior, à medida que as empresas se tornam mais cautelosas em relação aos gastos em implementações grandes e complexas.

Os serviços gerenciados continuam a ser acompanhados por uma demanda recorde por serviços de desenvolvimento e manutenção de aplicativos, mesmo que a demanda por serviços de infraestrutura permaneça baixa durante o ano. O BPO registrou seu melhor desempenho de nove meses de todos os tempos, liderado por serviços específicos do setor, e a demanda por serviços de engenharia permaneceu robusta, principalmente na Europa.

Previsão para 2022

O ISG vê a incerteza econômica causada pelo aumento das taxas de juros, escassez de energia, interrupções na cadeia de suprimentos e inflação contínua, diminuindo a demanda das empresas no curto prazo.

“Dada a demanda atual, estamos mantendo nossa previsão de crescimento para serviços gerenciados em 3,5% para o ano, mas reduzindo nossa previsão de crescimento para XaaS para 10,5%, de 18% no trimestre passado”, disse Hall.

Serviço
www.isg-one.com

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