book_icon

Oracle lança serviço em Nuvem para combater a lavagem de dinheiro

O Oracle Financial Services Compliance Agent alimentado por IA permite que os bancos executem testes de cenários para ajustar limites e controles para classificar transações

Oracle lança serviço em Nuvem para combater a lavagem de dinheiro

Com US$ 5,05 trilhões esperados para serem lavados apenas este ano, os bancos estão lutando para acompanhar o custo e a complexidade das legislações para estarem em conformidade. Para ajudar a enfrentar esse enorme desafio, a Oracle Financial Services apresentou nesta segunda-feira (8/4) o Oracle Financial Services Compliance Agent. O serviço em Nuvem alimentado por IA permite que os bancos executem testes de cenários hipotéticos e baratos para ajustar limites e controles para classificar transações, identificar atividades nefastas e atender aos requisitos de conformidade de forma mais eficaz.

“A IA e o aprendizado de máquina têm um enorme potencial para aumentar a eficácia do combate à lavagem de dinheiro e outros programas de detecção de crimes financeiros para oferecer maior eficiência no processo de modelagem transacional”, disse Jason Wynne, vice-presidente global de Desenvolvimento de Produtos de Finanças, Risco e Conformidade da Oracle Financial Services. “Colocar o Compliance Agent nas mãos de oficiais de conformidade de crimes financeiros ajudará a permitir que os bancos frustrem potenciais oportunidades de lavagem de dinheiro de forma mais rápida e econômica”, afirmou.

Os bancos podem usar a análise alimentada por IA da Oracle para tomar decisões de conformidade baseadas em evidências de forma mais rápida e barata.

Parte do portfólio de soluções de combate à lavagem de dinheiro (AML) e crimes financeiros e conformidade da Oracle Financial Services, o Compliance Agent foi projetado para ajudar as instituições financeiras a avaliar e otimizar de forma holística o desempenho de seus sistemas de monitoramento de transações (TMS) de forma mais econômica e reunir evidências empíricas para apoiar as decisões de negócios. Com o serviço, os bancos podem:

Avaliar o perfil de risco de novos produtos bancários: o Compliance Agent pode avaliar e medir objetivamente o perfil de risco de PLD de novos produtos e avaliar controles para mitigar esses riscos de forma econômica, reduzindo assim o tempo de lançamento de novos produtos no mercado. A solução também fornece a base estatística necessária para reduzir o viés conservador na decisão de controles de PLD para novos produtos. Esta é uma vitória para os bancos que estão sob pressão para introduzir produtos inovadores, mas devem fazê-lo sem expor o banco a novas vias de lavagem de dinheiro e incorrer em avaliações extensas e caras.

Avaliar e mitigar proativamente os riscos de tipologias de alto risco:  o Compliance Agent também pode avaliar e diminuir proativamente os riscos de tipologias de alto risco, como o tráfico de pessoas. Por exemplo, com base nos resultados de um experimento, um usuário pode ajustar os controles e tornar o TMS mais capaz de capturar esses tipos de padrões de transação suspeitos. O fortalecimento do TMS para potenciais comportamentos de tipologia de alto risco mantém os bancos proativamente preparados para os potenciais ataques desconhecidos específicos dessas tipologias. Isso é fundamental para ajudar os bancos a se manterem em situação regular com reguladores e clientes.

Tome decisões mais baratas, rápidas e baseadas em evidências: além disso, o Compliance Agent ajuda as equipes de conformidade a fornecer evidências para modelar equipes de risco e reguladores para que tenham os melhores controles em vigor para monitorar transações de forma eficiente e atualizar esses controles para combater as tendências continuamente avançadas em táticas de lavagem de dinheiro. Os bancos podem usar a análise alimentada por IA da Oracle para tomar decisões de conformidade baseadas em evidências de forma mais rápida e barata. Os recursos hipotéticos do Compliance Agent permitem que os usuários avaliem várias opções e os ajudem a selecionar a opção mais adequada e ideal. Ele também pode fornecer insights sobre controles, como limites de transações para produtos bancários, para um monitoramento de transações mais forte.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.