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Bamin e Quality Digital: implementação “robusta” de Compliance integrado

Projeto recebeu R$20 bi de investimentos e irá estruturar um novo corredor logístico de integração e exportação

Bamin e Quality Digital: implementação “robusta” de Compliance integrado

A Bamin, empresa responsável pela implementação do Projeto Integrado Pedra de Ferro, que ligará a Mina Pedra de Ferro, em Caetité (BA), ao Porto Sul, em Ilhéus (BA), por meio do trecho I da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL I), buscou o apoio da Quality Digital e sua especialidade em soluções Diligent para aprimorar e concretizar seu projeto integrador de Compliance. O novo corredor logístico de integração e exportação para a mineração e o agronegócio faz parte de um investimento de R$ 20 bilhões.

A partir de uma cultura de Compliance robusta, a Bamin demandava a implementação de um código de conduta, um Canal de denúncia, treinamentos, mapas de riscos e controles, além de um Assurance Compliance. “A solução veio na forma de um sistema de Integridade, com uma abordagem integrada dividida entre os setores preventivo (direitos humanos, políticas e procedimentos, CPDD e LGPD) e detectivo (T&A, WB, Assurance e conflitos de Interesse)”, explica Sandro Oliveira, gerente Geral de Compliance da Bamin.

O projeto apresenta diversos destaques significativos, incluindo o monitoramento abrangente de 236 riscos e o controle efetivo de 101 variáveis cruciais 

O projeto apresenta diversos destaques significativos, incluindo o monitoramento abrangente de 236 riscos e o controle efetivo de 101 variáveis cruciais. Além disso, conta com a participação ativa da equipe, com 32 embaixadores de Compliance, evidenciando o comprometimento com as práticas éticas. Outro destaque é a realização de 12 testes de análise de Dados desenvolvidos com a plataforma ACL Robotics da Diligent e pela implementação bem-sucedida de 14 políticas internas, fortalecendo a estrutura organizacional. A auditoria de riscos de Compliance, que avaliou 98 controles, reforça a abordagem abrangente adotada.

Os grandes números associados ao projeto são igualmente impressionantes, com um notável índice de 95% de atendimento no processo de diligência em menos de 5 dias, demonstrando eficiência e agilidade. O processo de investigação alcançou em 2023 uma taxa de 94% de atendimento no prazo de 40 dias.

A excelência em treinamento é evidenciada pelo fato de 99% das pessoas terem sido capacitadas nos processos de Compliance, refletindo um compromisso sólido com a capacitação da equipe. Destaca-se também um aumento de 2022 para 2023 da utilização do canal de denúncia em aproximadamente 300% após os treinamentos, indicando uma cultura organizacional cada vez mais consciente e participativa. O executivo segue dizendo que os desafios foram consideráveis, pois havia a necessidade de estabelecer claramente que o Compliance estava presente para “vender o legal, de forma legal, para evitar erros”. Sandro diz que “a comunicação efetiva foi vital para garantir que as áreas confiassem e colaborassem com o Compliance”.

A escolha da Quality Digital como parceira foi essencial porque a Bamin buscava uma ferramenta de sistemas integrados, com bom custo-benefício. “A Quality Digital é uma estrutura de sistemas que ajuda muito a tornar a Bamin mais eficiente, com pouco custo. Conseguimos realizar muitas coisas, como a campanha de embaixadores de Compliance, que atinge todas as filiais da empresa no Brasil, ou o Bamin Compliance Game, que teve uma repercussão enorme na companhia. Nada como a tecnologia para tornar processos eficientes”, finaliza Sandro.

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