A Bamin, empresa responsável pela implementação do Projeto Integrado Pedra de Ferro, que ligará a Mina Pedra de Ferro, em Caetité (BA), ao Porto Sul, em Ilhéus (BA), por meio do trecho I da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL I), buscou o apoio da Quality Digital e sua especialidade em soluções Diligent para aprimorar e concretizar seu projeto integrador de Compliance. O novo corredor logístico de integração e exportação para a mineração e o agronegócio faz parte de um investimento de R$ 20 bilhões.
A partir de uma cultura de Compliance robusta, a Bamin demandava a implementação de um código de conduta, um Canal de denúncia, treinamentos, mapas de riscos e controles, além de um Assurance Compliance. “A solução veio na forma de um sistema de Integridade, com uma abordagem integrada dividida entre os setores preventivo (direitos humanos, políticas e procedimentos, CPDD e LGPD) e detectivo (T&A, WB, Assurance e conflitos de Interesse)”, explica Sandro Oliveira, gerente Geral de Compliance da Bamin.
O projeto apresenta diversos destaques significativos, incluindo o monitoramento abrangente de 236 riscos e o controle efetivo de 101 variáveis cruciais. Além disso, conta com a participação ativa da equipe, com 32 embaixadores de Compliance, evidenciando o comprometimento com as práticas éticas. Outro destaque é a realização de 12 testes de análise de Dados desenvolvidos com a plataforma ACL Robotics da Diligent e pela implementação bem-sucedida de 14 políticas internas, fortalecendo a estrutura organizacional. A auditoria de riscos de Compliance, que avaliou 98 controles, reforça a abordagem abrangente adotada.
Os grandes números associados ao projeto são igualmente impressionantes, com um notável índice de 95% de atendimento no processo de diligência em menos de 5 dias, demonstrando eficiência e agilidade. O processo de investigação alcançou em 2023 uma taxa de 94% de atendimento no prazo de 40 dias.
A excelência em treinamento é evidenciada pelo fato de 99% das pessoas terem sido capacitadas nos processos de Compliance, refletindo um compromisso sólido com a capacitação da equipe. Destaca-se também um aumento de 2022 para 2023 da utilização do canal de denúncia em aproximadamente 300% após os treinamentos, indicando uma cultura organizacional cada vez mais consciente e participativa. O executivo segue dizendo que os desafios foram consideráveis, pois havia a necessidade de estabelecer claramente que o Compliance estava presente para “vender o legal, de forma legal, para evitar erros”. Sandro diz que “a comunicação efetiva foi vital para garantir que as áreas confiassem e colaborassem com o Compliance”.
A escolha da Quality Digital como parceira foi essencial porque a Bamin buscava uma ferramenta de sistemas integrados, com bom custo-benefício. “A Quality Digital é uma estrutura de sistemas que ajuda muito a tornar a Bamin mais eficiente, com pouco custo. Conseguimos realizar muitas coisas, como a campanha de embaixadores de Compliance, que atinge todas as filiais da empresa no Brasil, ou o Bamin Compliance Game, que teve uma repercussão enorme na companhia. Nada como a tecnologia para tornar processos eficientes”, finaliza Sandro.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo