book_icon

Schneider agora é signatária do Movimento Impacto Amazônia da Ambição 2030 do Pacto Global da ONU

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção

Schneider agora é signatária do Movimento Impacto Amazônia da Ambição 2030 do Pacto Global da ONU

A Schneider Electric, empresa global na Transformação Digital do gerenciamento e automação de energia, anuncia que se torna, neste mês de março, signatária do Movimento Impacto Amazônia, que faz parte da Ambição 2030 do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) – Rede Brasil. Com isso, a empresa aumentará os esforços para levar acesso à energia limpa e segura para mais de 20 mil pessoas com foco em populações da Amazônia legal.

A gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Schneider Electric, Milena Rosa, explica que, para alcançar esse objetivo, a companhia pretende engajar outras empresas que fazem parte do seu ecossistema para juntas, entregarem lanternas solares a moradores de áreas remotas que não têm acesso à energia limpa e segura. As lanternas solares têm uma vida útil de cerca de oito anos e são resistentes à intempéries – cada carga dura aproximadamente entre seis e 40 horas, dependendo do uso. No ano passado, a ação impactou cerca de 10.500 pessoas, das quais sete mil dentro da Amazônia Legal.

O Movimento Impacto Amazônia foi lançado em setembro de 2023 com a finalidade de engajar empresas brasileiras a criarem ações concretas para combater o desmatamento da floresta 

Outra iniciativa de alto impacto da Schneider Electric na região realizada em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) foi a instalação de um sistema fotovoltaico – que gera e armazena energia por meio da luz solar — na comunidade de Tumbira, comunidade localizada a 64 quilômetros de Manaus (AM). Antes, os moradores dependiam de geradores a diesel poluentes, barulhentos e custosos que eram ligados durante três a quatro horas por dia. O projeto foi iniciado em 2012 e renovado em 2023. Para 2024, a companhia estima que mais de 20 mil pessoas sejam beneficiadas por outras iniciativas que estão em andamento.

“A partir de uma fonte de energia sustentável, empoderamos social e economicamente os povos originários da Amazônia Legal, contribuindo para que eles continuem em suas regiões desenvolvendo suas comunidades e atuando como guardiões da Amazônia, bem como mantendo a floresta de pé contra o desmatamento”, afirma Milena. “O acesso à energia é um direito básico e está associado ao sétimo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na ONU, que prevê a garantia de energia segura, confiável, sustentável e a preços acessíveis a todos até 2030.”

O Movimento Impacto Amazônia foi lançado em setembro de 2023 com a finalidade de engajar empresas brasileiras a criarem ações concretas para combater o desmatamento da floresta. Este e outros sete movimentos foram criados para acelerar as metas de sustentabilidade da Agenda 2030 da ONU. Com essa adesão, a Schneider Electric está seguindo, ao todo, oito iniciativas – as demais são Salário Digno, +Água, Ambição Net Zero, Elas Lideram 2030, Transparência 100%, Mente em Foco e Raça é Prioridade.

Sobre o Pacto Global da ONU
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não- empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países.

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.

Serviço
www.se.com
www.unglobalcompact.org
www.pactoglobal.org.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.