book_icon

As seis principais tendências em Tecnologia da Nuvem para 2024 – Será que o Chat GPT está certo?

A tecnologia da Nuvem tem contribuído para acelerar a inovação e a Transformação Digital em escala global, gerando impactos significativos em várias áreas, como, por exemplo, acelerando o desenvolvimento de aplicações de IA Generativa. Por meio da nuvem é possível obter uma série de benefícios, que vão desde flexibilidade e escalabilidade até eficiência de custos e segurança aprimorada. Graças a estes e outros benefícios, essa tecnologia é parte integral da infraestrutura de TI moderna para muitas organizações ao redor do mundo.

E quais seriam as tendências em tecnologia da Nuvem para 2024? Será que o Chat GPT consegue responder?

Sabemos que a IA aberta está evoluindo rapidamente, mas que ela também pode nos pregar peças. Antes da resposta, é bom lembrar que existe inúmeras frentes tecnológicas que influenciam o mercado, por isso, vou me concentrar nas que, na função de CTO, considero as mais importantes. Pra começo de conversa, quando perguntamos isso para a IA, percebemos que ela segue uma linha assertiva ao descrever o que o mercado está vivenciando nos dias atuais. Neste artigo, vou comentar as principais delas.

IA e Machine Learning como Serviço (AI/MLaaS): Ao citar essa tendência, a IA ressalta que os serviços de IA e Machine Learning na Nuvem permitirão que as empresas implementem recursos de IA em seus aplicativos de forma mais fácil e eficiente, sem a necessidade de expertise especializada em ciência de Dados.

E ela está certa. A tendência trata-se de um inovador modelo de prestação de serviços que alavanca Inteligência Artificial e aprendizado de máquina através da Computação em Nuvem. Esse paradigma elimina a necessidade das organizações investirem na construção e manutenção de suas próprias infraestruturas e equipes especializadas. Em vez disso, as empresas podem agora acessar de forma eficiente, recursos de IA e Aprendizado de Máquina disponibilizados por provedores de serviços em Nuvem. Esses serviços englobam uma variedade de APIs, oferecendo funcionalidades cruciais, tais como reconhecimento de imagem, processamento de linguagem natural e previsão de Dados. Essa acessibilidade permite que empresas integrem de forma ágil e eficaz recursos avançados de IA e ML em seus próprios aplicativos e processos operacionais, impulsionando a inovação e a eficiência. Ademais, essa abordagem reduz significativamente a barreira de entrada para empresas que desejam capitalizar essas tecnologias emergentes, ampliando assim suas capacidades competitivas no mercado.

Analytics e Big Data: A IA ressalta que os serviços de Análise e Big Data na Nuvem fornecerão recursos avançados de processamento e Análise de Dados, permitindo que as empresas obtenham insights valiosos de grandes volumes de Dados de forma rápida e eficiente.

Vejo isso, como uma tendência de mercado cada vez mais presente, quando combinados, Analytics e Big Data, têm o potencial de revolucionar os negócios de várias maneiras. Por exemplo, as empresas podem usar Analytics avançados para estudar grandes conjuntos de Dados não estruturados e extrair insights significativos sobre o comportamento do cliente. Isso permite a personalização de produtos e serviços, o que pode aumentar a satisfação do cliente e impulsionar as vendas. Além disso, Analytics e Big Data podem ser usados para otimizar operações, identificando áreas de ineficiência e sugerindo melhorias para aumentar a produtividade e reduzir custos.

Segurança em Nuvem Avançada: Com o aumento das ameaças cibernéticas, os serviços de segurança em Nuvem se tornarão cada vez mais sofisticados, oferecendo recursos avançados de detecção de ameaças, criptografia e proteção de Dados.

Até aqui nenhuma novidade, contudo é importante destacar que a segurança avançada em Nuvem é um conjunto holístico de medidas, tecnologias e políticas desenvolvidas para salvaguardar os Dados e os ativos em ambientes de Computação em Nuvem. Este escopo abarca desde a proteção de informações sensíveis até a mitigação de ameaças cibernéticas, a identificação de atividades suspeitas e a pronta resposta a incidentes de segurança. Além disso, a abordagem da segurança avançada em Nuvem transcende a mera proteção de Dados em trânsito ou em repouso na Nuvem, englobando também a salvaguarda de aplicativos, sistemas e infraestrutura hospedados na Nuvem.

Nuvem Híbrida e Multi-Cloud: Segundo a IA a adoção de ambientes de Nuvem híbrida e multi-cloud continuará a crescer à medida que as empresas buscam aproveitar os benefícios de diferentes provedores de Nuvem e manter o controle sobre seus Dados e aplicativos.

Com certeza esse é um assunto que tenho tratado com muita atenção no meu dia a dia. A estratégia de uso de Nuvem híbrida ou multi-cloud oferece uma diversificação de provedores de Nuvem, reduzindo o risco de interrupções de serviço e garantindo a continuidade dos negócios. Evitando a dependência a um único provedor, as empresas podem mitigar os impactos negativos de falhas de serviço ou aumentos de preços inesperados.

Automação e Orquestração de Serviços: A IA destaca também os serviços de automação e orquestração na Nuvem que permitirão que as empresas otimizem a utilização de recursos, automatizem processos repetitivos e respondam rapidamente às mudanças nas demandas de negócios.

É uma abordagem assertiva, uma vez que a adoção de soluções de automação e orquestração de serviços, oferece uma série de benefícios significativos para as organizações, incluindo aumento da eficiência operacional, redução de erros, maior agilidade e resposta rápida às demandas do mercado, otimização de custos e melhoria da experiência do cliente. Ao aproveitar o potencial dessas tecnologias, as empresas podem impulsionar seu crescimento e alcançar uma eficiência operacional acima da média do mercado em seu respectivo segmento.

Serviços de DevOps: Por fim, ela ressalta que os serviços de DevOps na Nuvem continuarão a ganhar popularidade, permitindo que as empresas adotem práticas de desenvolvimento ágil e implantação contínua para acelerar o ciclo de vida do desenvolvimento de software.

A Open IA está certa, quando fala sobre os DevOps, em nosso dia a dia, as práticas DevOps oferecem uma série de benefícios significativos para as empresas, incluindo aceleração da entrega de software, melhoria da qualidade, eficiência operacional, redução de custos e riscos, e promoção de uma cultura de inovação e colaboração. Ao abraçar DevOps como uma abordagem estratégica para o desenvolvimento e entrega de software, é possível acelerar o go to market bem como acompanhar o ciclo de vida do software.

As tendências listadas representam áreas- chave que estão moldando a evolução dos serviços em Nuvem até o momento. No entanto, é importante considerar que o futuro é incerto e novas frentes podem surgir à medida que a tecnologia e as necessidades do mercado evoluem, nada mais natural para um mundo que está em plena transformação.

Por Vinícius Pontes, CTO da Wevy.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.