book_icon

Especialista aponta o perfil que um profissional deve ter para atuar com gestão de risco

Alexandre Oliveira, VP de Riscos, Cobrança, PLD, Fraudes e Compliance na Getnet Brasil, dá algumas dicas para quem quer seguir carreira na área

Especialista aponta o perfil que um profissional deve ter para atuar com gestão de risco

O gestor de riscos desempenha um papel crucial na proteção das organizações contra ameaças e incertezas. Apesar dos investimentos crescentes na gestão de riscos de cibersegurança de terceiros, 45% das organizações experimentaram interrupções nos negócios relacionadas a terceiros nos últimos dois anos, segundo pesquisa do Gartner, empresa mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas. Diante desse cenário, convidamos um executivo com experiência na área, Alexandre Oliveira, VP de Riscos, Cobrança, PLD, Fraudes e Compliance na Getnet Brasil, empresa de tecnologia para soluções de pagamento do grupo global PagoNxt, do Santander, para que ele possa falar sobre as habilidades e características essenciais que um profissional deve ter para atuar com prevenção a riscos em grandes empresas.

Capacidade Analítica e Visão Holística
“O gestor de riscos deve ser capaz de analisar Dados complexos, identificar padrões e avaliar cenários de risco”, diz o executivo. Além disso, este profissional deve ter uma visão abrangente dos riscos enfrentados pela organização, considerando fatores internos e externos.

Cada setor tem riscos específico

Compreensão dos Riscos Específicos do Setor Financeiro
Cada setor tem riscos específicos. No caso das empresas de meios de pagamentos, isso inclui os riscos operacionais, de segurança cibernética, de liquidez e de conformidade regulatória. “O gestor de riscos deve entender profundamente esses riscos e desenvolver estratégias personalizadas para mitigá-los”, explica Alexandre.

Comunicação e Colaboração Efetivas
Para o VP da Getnet, o gestor de riscos precisa se comunicar com todas as partes interessadas, incluindo a alta administração, equipes técnicas, reguladores e parceiros comerciais. Por isso, a colaboração é essencial para implementar medidas de gestão de riscos de forma eficaz.

Conhecimento Regulatório e Compliance
As empresas estão sujeitas a regulamentações rigorosas por questões de risco e compliance. “O gestor de riscos deve estar atualizado sobre essas normas e garantir que a organização esteja em conformidade. Ele também deve monitorar mudanças regulatórias e ajustar as estratégias conforme necessário”, afirma.

Créditos: AgregaResiliência e Tomada de Decisões sob Pressão
Segundo Alexandre, em situações de crise, o gestor de riscos deve manter a calma e tomar decisões rápidas e eficazes. A capacidade de lidar com pressão e incerteza é fundamental.

Ética e Integridade Inabaláveis
O gestor de riscos lida com informações confidenciais e toma decisões que afetam a empresa e seus clientes. “A ética e a integridade são essenciais para construir confiança e credibilidade”, conclui.

Serviço
getnet.com.br

Foto: Alexandre Oliveira. Créditos: Agrega.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.