book_icon

Broadcom apresenta primeiro switch Ethernet óptico de 512 Tbps

O Bailly permite que a interconexão óptica opere com um consumo de energia 70% menor e oferece uma melhoria de 8x na eficiência da área de silício

Broadcom apresenta primeiro switch Ethernet óptico de 512 Tbps

A Broadcom anunciou que entregou o Bailly, o primeiro switch Ethernet óptico coempacotada (CPO) de 51,2 terabits por segundo (Tbps) do setor, para seus clientes. O produto integra oito motores ópticos de 6,4 Tbps baseados em fotônica de silício com chip de switch StrataXGS Tomahawk 5 da Broadcom. O Bailly permite que a interconexão óptica opere com um consumo de energia 70% menor e oferece uma melhoria de 8x na eficiência da área de silício em comparação com as soluções de transceptor tradicionais.

A interconexão óptica é crítica para redes front-end e back-end em clusters de IA generativa de grande escala. Hoje, os transceptores ópticos conectáveis consomem aproximadamente 50% da energia do sistema e constituem mais de 50% do custo de um sistema de comutação tradicional. O crescente requisito de largura de banda para a nova geração de GPUs, juntamente com os tamanhos cada vez maiores de clusters de IA, requer interconexões ópticas disruptivas eficientes em termos de energia e de baixo custo que vão além de soluções discretas. A plataforma de tecnologia de fotônica de silício e CPO da Broadcom, com seu alto grau de integração, fornece a menor latência, a maior densidade de largura de banda, a menor potência e a solução de menor custo para atender a essa necessidade e pode ajudar a construir clusters de IA de grande escala e eficientes em termos de energia.

Investimentos substanciais em infraestrutura de IA estão acelerando o desenvolvimento de soluções inovadoras de conectividade óptica, como a plataforma óptica coempacotada Bailly da Broadcom

O Bailly integra centenas de componentes ópticos e centenas de milhões de transistores em um único mecanismo óptico. O alto grau de integração permite a colocação dos motores ópticos em um substrato comum com ASICs lógicos complexos, minimizando a necessidade de circuitos de condicionamento de sinais. Isso permite que a interconexão óptica opere com um consumo de energia 70% menor em comparação com transceptores conectáveis. A produção de alto volume do Bailly é possível graças à abordagem de fabricação da Broadcom, que utiliza processos comprovados de fundição CMOS, tecnologias avançadas de embalagem e uma capacidade altamente automatizada de fixação de fibra acoplada à borda de alta densidade.

A Broadcom está coprojetando plataformas com provedores de serviços em Nuvem (CSPs) e integradores de sistemas para acelerar a adoção de plataformas de CPO. “Como os clusters de IA exigem maior densidade de largura de banda, menor consumo de energia e menor latência, temos o prazer de anunciar a entrega do primeiro switch CPO de 51,2 Tbps do setor”, disse Near Margalit, vice-presidente e gerente-geral da Divisão de Sistemas Ópticos da Broadcom. “O Bailly permitirá que os hiperdimensionadores implementem clusters de computação e IA de baixo consumo de energia, econômicos e em grande escala. A liderança tecnológica e as inovações de fabricação da Broadcom ajudam o Bailly a oferecer uma eficiência energética 70% melhor e garantir um roteiro de E/S óptica que pode caminhar em conjunto com as futuras necessidades de largura de banda e energia da infraestrutura de IA”, afirmou.

“Espera-se que a óptica conectável seja responsável por uma parcela cada vez mais significativa do consumo de energia em nível de sistema, excedendo 50% da energia do sistema de comutação em 51,2 Tbps e além. Esse problema será ainda mais exacerbado à medida que os provedores de serviços em Nuvem construírem suas redes de IA de próxima geração e continuarem a pressionar por velocidades mais altas”, disse Sameh Boujelbene, vice-presidente do Dell’Oro Group. “Investimentos substanciais em infraestrutura de IA estão acelerando o desenvolvimento de soluções inovadoras de conectividade óptica, como a plataforma óptica coempacotada Bailly da Broadcom, com o objetivo de atender às demandas de clusters de IA enquanto resolve obstáculos de custo e consumo de energia.”

“A Inteligência Artificial (IA) introduziu um conjunto de desafios que a rede deve enfrentar”, disse Mansour Karam, vice-presidente global (GVP) de Produtos de Data Center da Juniper Networks. “Estamos entusiasmados com a parceria com a Broadcom para fornecer óptica co-empacotada em todo o data center, melhorando assim o custo, o consumo de energia e a eficiência da largura de banda da interconexão óptica”, finalizou.

 

 

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.