book_icon

Pesquisa da GS1 Brasil traça o perfil de compra dos consumidores

O objetivo do estudo foi oferecer subsídios aos gestores sobre os hábitos de compras online e presenciais e a identificação de tendências na preferência de compras

Pesquisa da GS1 Brasil traça o perfil de compra dos consumidores

A GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação divulgou os resultados da pesquisa “Tendências de Consumidores”, que ouviu 3.997 pessoas em todas as regiões do País. “O objetivo é oferecer subsídios como hábitos de compras, identificação de tendências na preferência de compras de produtos alimentícios, têxteis, eletrônicos, saúde e bem-estar”, relata o presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira.

Tudo começa pela forma como o consumidor faz sua pesquisa sobre os produtos. De acordo com o estudo, os canais digitais de pesquisa são os preferidos: 58% procuram em sites de comparação de preços, 51% utilizam aplicativos no celular, 49% buscam opiniões em redes sociais e sites de avaliação de produtos, enquanto 44% acessam sites de lojas ou marketplaces.

Escolha do canal de compras

Para roupas e calçados, assim como para artigos esportivos e para academia, houve um aumento na preferência pela compra presencial e uma redução na preferência pela compra via Internet

Para fazer a escolha em sites de compras:

– 55% verificam avaliações de outros compradores

– 50% valorizam a identificação clara do produto

– 44% buscam por várias imagens do produto

– 42% prezam por um processo de compra rápido e sem burocracia

Para fazer a escolha de lojas físicas

– 54% optam por locais onde possam provar, experimentar ou testar o produto

– 49% buscam um atendimento gentil e simpático

– 44% esperam encontrar o mesmo preço da loja online

– 43% tem a expectativa de encontrar, na loja física, o produto visto na loja online.

Principais resultados setoriais

Alimentação

Para todos os tipos de alimentos, houve uma redução na preferência pela compra presencial. Entretanto, apenas para bebidas essa tendência se refletiu em aumento da preferência por compras pela Internet, enquanto, para os demais tipos, ocorreu um aumento da indiferença do consumidor entre compras presenciais e online. Além disso, a procedência e origem do produto são as informações mais importantes para o consumidor antes de decidir pela compra.

Têxtil

Para roupas e calçados, assim como para artigos esportivos e para academia, houve um aumento na preferência pela compra presencial e uma redução na preferência pela compra via Internet. Já para roupas de cama, mesa e banho, o movimento mais expressivo foi uma redução na preferência por compras pela Internet e um aumento daqueles indiferentes entre as duas modalidades de compra. Por fim, as medidas do produto correspondem à informação mais importante para a tomada de decisão do consumidor.

Saúde e Bem-Estar

Itens de higiene e cuidados pessoais, cosméticos e produtos de beleza apresentam ligeira redução na preferência pela compra presencial, enquanto medicamentos, vitaminas e suplementos apresentam maior redução na preferência por esta modalidade de consumo. Para itens de higiene e cuidados pessoais, assim como para medicamentos, vitaminas e suplementos, essa redução se refletiu em um crescimento na preferência por compras pela internet, enquanto, para cosméticos e produtos de beleza, houve um aumento da indiferença dos consumidores entre as formas de compra.

Eletroeletrônicos

Para todos os tipos de produtos, houve um aumento da preferência pela compra presencial e uma redução da preferência pela compra via Internet. A única exceção foram os televisores, equipamentos de áudio e vídeo, para os quais a preferência de compra pela internet apresentou um pequeno aumento. O desempenho do produto, a presença de garantia e a avaliação de outros consumidores são as informações mais importantes para os consumidores antes de decidir pela compra.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.