book_icon

SoftwareOne investe em bem-estar dos colaboradores para crescer

A empresa inaugurou escritório em Alphaville com ambiente claro, luz natural, sem paredes divisórias, mas os funcionários só aparecem se tiverem um propósito

SoftwareOne investe em bem-estar dos colaboradores para crescer

A SoftwareOne se posiciona como uma integradora global de sistema, com sede na Suíça e presença em 90 países, inclusive no Brasil, atendendo cerca de 65 mil clientes com soluções em Nuvem e software de mais de 7,5 mil fabricantes. Nesta semana, a subsidiária brasileira inaugurou um novo escritório na região de Alphaville, Barueri, na Grande São Paulo, marcando uma nova fase da empresa.

A SoftwareOne atua na modernização de aplicativos, migração de workloads críticos em Nuvens públicas, gestão de software, inovação, segurança, governança e computação em Nuvem. Suas ofertas são conectadas pelo PyraCloud, a plataforma digital exclusiva da SoftwareOne que fornece aos consumidores inteligência acionável por data-driven.

“O nosso objetivo é criar soluções de tecnologia para os nossos clientes, através das nossas pessoas. O pensamento comum em administração é que o valor da empresa se mede com a fórmula: vendas menos despesas é igual a lucro. Mas a nossa estrutura de sucesso é baseada em pessoas engajadas e felizes, clientes satisfeitos e o resultado vem em consequência. Quando a gente olha para pessoas, é preciso atrair os talentos, retê-los na empresa e que estejam engajados aos nossos objetivos. Conseguimos isso primeiramente formando talentos, isso é uma grande prioridade nossa, pois é conhecido o déficit de profissionais no mercado, formamos menos profissionais do que abrem vagas”, contou Otávio Argenton (foto), CEO da SoftwareOne Brasil.

A empresa tem o programa SOAR – SoftwareOne Academy Returnship, um projeto que busca oferecer oportunidades de reconstrução profissional para indivíduos que tenham experimentado um hiato em suas carreiras, seja por questões de saúde, maternidade ou outros motivos pessoais. “O programa foi estruturado para que, de três a seis meses de contrato da ação, os participantes dediquem aproximadamente 75% do tempo a projetos práticos e 25% para atividades de capacitação em nossa Academia”, conta Eduardo Prazeres, diretor de RH da SoftwareOne Brasil.

Já o programa SoftwareOne Academy busca integrar talentos iniciantes na área de TI, bem como profissionais que estão buscando uma mudança de carreira e desejam ingressar no setor.

Assim, as pessoas selecionadas passam de seis a doze semanas realizando capacitações, tanto em estudos individuais, quanto em grupo, abrangendo um onboarding completo, que inclui treinamentos técnicos, desenvolvimento de habilidades, aprimoramento do idioma inglês e a imersão no propósito e na cultura da companhia. “Nos quase três anos de desenvolvimento do programa, 425 profissionais ingressaram na SoftwareOne, vindos de 20 países

Segundo Argenton, outra forma de engajar os funcionários é a flexibilidade no trabalho. “Não somos 100% home office e nem 100% presencial, trabalhamos de forma híbrida. Para vir ao escritório, o colaborador precisa ter algum propósito, chamamos de escritório com propósito. Não faz sentido ele vir ao escritório para sentar em sua mesa e fazer seu trabalho, isso ele pode fazer em casa”, disse Argenton. “Mas precisamos ter um escritório aconchegante para que ele possar vir fazer algo específico, uma reunião com clientes, por exemplo. Não temos uma política dizendo que precisar vir três vezes, ou duas vezes por semana ao escritório”, explicou.

“Precisamos prover o conforto no escritório e na casa dos colaboradores. Por isso o novo escritório tem um ambiente claro, com luz natural, sem paredes divisórias, uma ampla vista para a natureza, tudo isso traz energia para as pessoas. Da mesma forma, damos suporte aos colaboradores para que montem seus escritórios em casa para que eles estejam confortáveis e trabalhem bem”, comentou.

Soluções tecnológicas

De acordo com Argenton, todo mundo já implementou alguma iniciativa de Transformação Digital, a fase agora é da Evolução Digital, que naturalmente tem graus de maturidade. “Entre os temas mais marcantes hoje no mercado estão Inteligência Artificial e Segurança. Procuramos primeiramente entender a maturidade do cliente e suas necessidades para ajudá-los nessa jornada de evolução. IA é o assunto do momento e que todos querem implementar. Mas primeiramente precisam entender o que é a IA, onde e como implementar. Esse é o nosso papel como integrador de sistemas e evangelizador, explicar para o cliente o que é IA e os requisitos para a sua implementação. Não é algo que se pluga ao sistema e começa a funcionar, e também não é algo simples e é muito preocupante se não fizer direito”, disse.

Argenton conta que é comum empresas virem aqui dizendo que precisam implementar IA, pois o board está cobrando, mas não terem um projeto de IA mostrando qual problema de negócio a IA deve resolver. “O nosso primeiro trabalho é avaliar esse problema e os requisitos tecnológicos para a adoção da solução. Para a quer a IA possa desempenhar sua função, primeiramente os dados precisam estar estruturados e armazenados em uma infraestrutura adequada. O ideal é que estejam na Nuvem, pela facilidade de acesso e segurança. “Temos um time de especialistas para implementar a IA, seja na parte de infraestrutura, de dados, em segurança. Inteligência Artificial nada mais é juntar dados que se tem em algum lugar, transformar em informações e insights, além de executar tarefas repetitivas e rotineiras”, comentou.

Outro ponto de atenção da SoftwareOne este ano é que em 2027 a SAP deixará de dar suporte ao ERP SAP ECC. “Até lá, os usuários deverão tomar uma decisão, se continuam no sistema atual ou movem para a Nuvem. Para a Nuvem, ou vai para SAP Rise ou move para um provedor de Nuvem, como Microsoft, AWS, Google etc. Algumas empresas já estão fazendo essa migração conosco, temos times especializados para isso. Mas não é um movimento forte ainda, o que é preocupante. 2027 já está chegando e vai ter um boom no mercado de empresas precisando mover seu ERP, pois vai acabar o suporte da SAP, e não vai ter pessoas para fazer isso, pois a demanda será muito grande. Estamos mostrando aos clientes que é importante começar a fazer isso agora, tem inclusive incentivos da SAP, caso contrário correrá o risco de faltar profissionais para essa migração”, finalizou.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.