book_icon

Criptografia RSA ainda resiste a computadores quânticos atuais, diz Fujitsu

Simulação realizada demonstrou que a computação quântica atual não representa uma ameaça imediata aos métodos criptográficos existentes

Criptografia RSA ainda resiste a computadores quânticos atuais, diz Fujitsu

À medida que aumentam as preocupações em torno da ameaça potencial representada pela computação quântica aos métodos criptográficos existentes, a Fujitsu revelou que realizou testes bem-sucedidos para avaliar o amplamente utilizado criptosistema RSA quanto à possível vulnerabilidade à quebra de código por computadores quânticos.

O RSA, um algoritmo criptográfico padrão amplamente utilizado, representa um método seguro para garantir a confidencialidade e integridade dos dados para interações digitais, incluindo a transmissão e recepção de informações de cartão de crédito em compras online

A Fujitsu conduziu os testes em janeiro de 2023 usando seu simulador quântico de 39 qubits para avaliar o quão difícil seria para os computadores quânticos quebrar a criptografia RSA existente, usando um algoritmo de Shor para determinar os recursos necessários para realizar tal tarefa. Os pesquisadores da Fujitsu descobriram que um computador quântico tolerante a falhas com uma escala de aproximadamente 10 mil qubits e 2,23 trilhões de portas quânticas seria necessário para quebrar o RSA – muito além das capacidades até mesmo dos computadores quânticos mais avançados do mundo atualmente. Os pesquisadores estimaram ainda que seria necessário realizar computação quântica tolerante a falhas por cerca de 104 dias para quebrar o RSA com sucesso.

Embora a pesquisa revele que as limitações da atual tecnologia de computação quântica excluem a possibilidade dessa ameaça a curto prazo, a Fujitsu continuará a avaliar proativamente o impacto potencial de computadores quânticos cada vez mais poderosos na segurança da criptografia, bem como a eventual necessidade de computação quântica. criptografia resistente. O Dr. Tetsuya Izu, diretor sênior de Pesquisa de Dados e Segurança da Fujitsu Limited e Global Fujitsu Distinguished Engineer, comentou: “Nossa pesquisa demonstra que a computação quântica não representa uma ameaça imediata aos métodos criptográficos existentes. No entanto, também não podemos ser complacentes. O mundo precisa começar a se preparar agora para a possibilidade de que um dia os computadores quânticos possam transformar fundamentalmente a maneira como pensamos sobre segurança”, disse.

Com planos de aumentar o desempenho de seu simulador quântico para 40 qubits até o primeiro trimestre do ano fiscal de 2023 e recentemente revelou planos para construir um computador quântico supercondutor de 64 qubits no ano fiscal de 2023 com a cooperação da RIKEN, a Fujitsu permanece na vanguarda da pesquisa e desenvolvimento neste campo crítico.

Criptografia RSA

O RSA, um algoritmo criptográfico padrão amplamente utilizado, representa um método seguro para garantir a confidencialidade e integridade dos dados para interações digitais, incluindo a transmissão e recepção de informações de cartão de crédito em compras online e troca de mensagens em SRS.

O criptosistema RSA é baseado no fato de que é difícil fatorar um número inteiro grande. Como os computadores atuais podem fatorar números compostos de até 829 bits, os especialistas acreditam que um criptosistema RSA com comprimento de chave de 2.048 bits permanecerá seguro em relação a melhorias futuras nas capacidades de computação.

Apesar disso, persistem as preocupações de que, uma vez disponíveis, os computadores quânticos tolerantes a falhas serão capazes de fatorar até mesmo grandes números compostos e, portanto, representam uma ameaça potencial à criptografia RSA. Isso significa que um dia será necessário mudar do sistema criptográfico RSA para tecnologias alternativas, como a criptografia pós-quântica. Devido à falta dos respectivos testes, estimar os recursos computacionais necessários para que os computadores quânticos realmente executem a fatoração inteira de números compostos de 2.048 bits continua sendo uma tarefa difícil, e o momento da transição para tecnologias alternativas permanece incerto.

Serviço
www.fujitsu.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.