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EDP usa a solução da Inventti para emissão de NF3-e no Espírito Santo

Projeto visa garantir mais transparência fiscal entre empresa e consumidor, além de segurança nos pagamentos de contas de energia

EDP usa a solução da Inventti para emissão de NF3-e no Espírito Santo

O Espírito Santo é o mais novo estado a adotar a Nota Fiscal de Energia Elétrica eletrônica (NF3-e). A EDP, distribuidora de energia elétrica na região, desenvolveu o projeto e implementou a novidade em parceria com a Inventti, empresa brasileira de tecnologia especializada em soluções para documentos fiscais eletrônicos.

“Essa novidade está alinhada ao compromisso da EDP de ser transparente, permitindo que o cliente tenha acesso a todas as informações relacionadas ao seu consumo e pagamento de energia. As mudanças na conta de luz possibilitam maior controle, segurança e facilidade de acesso à fatura para os consumidores capixabas”, destaca o diretor da EDP, Evandro Scopel.

No projeto da Nota Fiscal de Energia Elétrica eletrônica para a EDP, foi preciso migrar todos os processos em lote para o formato online, o que deve otimizar uma série de procedimentos e inovações de agora em diante

A nova NF3-e substitui a antiga ou tradicional fatura de energia. Para o consumidor final, o que muda são alguns elementos no boleto de energia que ele recebe, como um QR code, por meio do qual ele mesmo poderá validar a regularidade fiscal da operação, e a possibilidade de pagamento via Pix, também por QR Code.

Para as companhias distribuidoras de energia elétrica em geral, a mudança facilita a regularização, já que as informações passam a ser enviadas diretamente às autoridades responsáveis, registradas e autorizadas de forma online. Além disso, a tecnologia permite a substituição das tradicionais notas em papel por versões digitais, trazendo maior praticidade e eficiência para as empresas e consumidores.

“A presença do QR code na NF3-e facilita a verificação da autenticidade do documento. Ele é capaz de armazenar informações essenciais, como dados da nota fiscal, identificação do emissor, detalhes da operação e, especialmente, informações sobre tarifas e impostos”, destaca Tibério Valcanaia, fundador da Inventti, especialista em documentos fiscais eletrônicos para demandas com alta volumetria. “É uma ferramenta prática que facilita a leitura rápida desses dados por meio de dispositivos eletrônicos, proporcionando agilidade na conferência e controle fiscal”, continua.

O projeto da Inventti, que teve dezenas de profissionais envolvidos, foi adaptado após a revogação do início de uso da NF3-e naquele estado. Contudo, no Espírito Santo, o processo seguiu com uma integração abrangente aos sistemas da EDP, atualizando todos os processos que direta ou indiretamente estivessem vinculados à fatura de energia.

A empresa é especialista em lidar com altos volumes de processamento de Dados, buscando também simplificar as transições para documentos fiscais eletrônicos com o mínimo de impacto para os clientes e para a empresa de energia. As companhias de Utilities normalmente possuem diversos sistemas oriundos de aquisições anteriores, por isso, o processo de integração é importante para otimizar e aprimorar operações, além de facilitar análises e unir informações. No projeto da Nota Fiscal de Energia Elétrica eletrônica para a EDP, foi preciso migrar todos os processos em lote para o formato online, o que deve otimizar uma série de procedimentos e inovações de agora em diante.

“É gratificante perceber o resultado positivo de um trabalho que impacta diretamente os consumidores de energia elétrica, ou seja, quase todos os habitantes e empresas de um estado. A eletricidade é pré-requisito para todas as atividades econômicas. Para a população, a acuracidade e rapidez na disponibilização das informações de faturamento são importantíssimas”, concluiu Tibério.

Sobre a Inventti
Em atividade desde 2007, a Inventti é especializada em soluções de automação e gestão de processos tributários e contábeis, seus produtos e serviços auxiliam as empresas a lidar com a complexidade da legislação e otimizar operações. O objetivo é simplificar procedimentos e reduzir erros, ao mesmo tempo que garante a conformidade legal e proporciona tomadas de decisões mais eficientes.

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