book_icon

Gartner aponta que o mercado de veículos elétricos entrou em nova fase

Até 2027, os veículos elétricos a bateria de próxima geração serão, em média, mais baratos de produzir do que um modelo com motor a combustão comparável

Gartner aponta que o mercado de veículos elétricos entrou em nova fase

De acordo com um novo estudo do Gartner, em 2024 as montadoras continuarão a lutar com as mudanças causadas pelo software e pelo aumento dos papéis da eletrificação, inaugurando uma nova fase para os veículos elétricos (EVs).

“Os novos incumbentes OEM querem redefinir fortemente o status-quo no setor automotivo”, disse Pedro Pacheco, vice-presidente de pesquisa do Gartner. “Eles trouxeram inovações que simplificam os custos de produção, como a arquitetura centralizada de veículos ou a introdução de gigacastings, que ajudam a reduzir o custo de fabricação e o tempo de montagem, que as montadoras tradicionais não tiveram escolha para sobreviver”, observou.

O Gartner estima que as remessas de veículos elétricos chegarão a 18,4 milhões de unidades este ano e 20,6 milhões de unidades em 2025

Até 2027, o Gartner prevê que a próxima geração de veículos elétricos a bateria (BEVs) será, em média, mais barata de produzir do que um motor de combustão interna (ICE) comparável. À medida que os OEMs passam a transformar disruptivamente suas operações de fabricação em conjunto com o design do produto, os próximos anos verão os custos de produção do BEV caírem consideravelmente mais rápido do que os custos das baterias. “Isso significa que os BEVs atingirão a paridade de custo da ICE muito mais rápido do que o inicialmente esperado, mas, ao mesmo tempo, tornará alguns reparos de BEVs consideravelmente mais caros”, afirmou Pacheco.

O Gartner prevê que, até 2027, o custo médio de um reparo de acidentes graves de carroceria e bateria de veículos elétricos aumentará em 30%. Como resultado, os veículos que sofrem uma colisão podem ser mais propensos a uma perda total, pois o reparo pode custar mais do que seu valor residual. Da mesma forma, reparos de colisão mais caros podem levar a prêmios de seguro mais caros ou até mesmo à recusa das seguradoras em cobrir determinados modelos de carros.

O Gartner diz que a rápida redução dos custos de produção de BEV não deve ser feita às custas de custos de reparo mais altos, pois pode gerar reação do consumidor no longo prazo. Novas maneiras de produzir um BEV só devem ser implantadas em conjunto com processos para garantir baixos custos de reparo.

Consolidação de inicialização de EV

“Com a promessa percebida de ganhos fáceis, muitas startups se reuniram no espaço de veículos elétricos – de montadoras a carregamento de veículos elétricos – e algumas ainda são fortemente dependentes de financiamento externo, deixando-as particularmente expostas aos desafios do mercado”, disse Pacheco. “Além disso, os incentivos relacionados a veículos elétricos estão sendo progressivamente eliminados em diferentes países, o que torna o mercado mais desafiador para os incumbentes”, comentou.

O Gartner prevê que, até 2027, 15% das empresas de veículos elétricos fundadas desde a última década serão adquiridas ou falidas. “Isso não significa que o setor de veículos elétricos está desmoronando. É simplesmente entrar em uma nova fase em que as empresas com os melhores produtos e serviços vão conquistar as demais”, disse Pacheco.

Os veículos elétricos continuarão a aumentar a penetração no mercado em 2024. O Gartner estima que as remessas de veículos elétricos chegarão a 18,4 milhões de unidades este ano e 20,6 milhões de unidades em 2025. No entanto, o mercado passa por uma “corrida do ouro” para a “sobrevivência dos mais aptos”. Isso significa que o sucesso das empresas neste espaço está agora fortemente condicionado por suas capacidades de responder às necessidades dos primeiros adotantes de veículos elétricos.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.