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Empresas usam mais de 1 mil aplicativos em média, mas 70% não estão integrados

Segundo a Salesforce, isso cria silos de dados que levam ao aumento de custos, trabalho duplicado, gargalos de produtividade e experiências desconectadas

Empresas usam mais de 1 mil aplicativos em média, mas 70% não estão integrados

Novos dados mostram que os volumes de aplicativos de negócios dentro das organizações aumentaram quase 10% no ano passado, ultrapassando 1 mil em média. No entanto, menos de 30% são integrados, criando silos de dados que levam ao aumento de custos, trabalho duplicado, gargalos de produtividade e experiências desconectadas.

O relatório anual de benchmark de conectividade da MuleSoft, empresa da Salesforce, pesquisou 1.050 CIOs e tomadores de decisão de TI para entender melhor esses desafios e o que as organizações podem fazer para ter sucesso em meio à incerteza econômica.

Segundo o relatório, a integração está no centro da Transformação Digital e das experiências do usuário conectado. No entanto, 80% dos entrevistados dizem que os desafios de integração estão diminuindo seus esforços, levando a silos de dados e departamentos desconectados. A pesquisa aponta:

As empresas economizaram até 109 bilhões de horas todos os meses usando ferramentas de automação que permitem que os funcionários se concentrem no trabalho de maior valor

Picos de volume de aplicativos: as organizações estão usando uma média de 1.061 aplicativos diferentes, um aumento de 10% em relação aos 976 identificados no relatório de 2022.
A falta de integração é um desafio crescente: apenas 29% desses aplicativos, em média, estão atualmente integrados.

Aumento dos custos de integração personalizada: as organizações gastaram em média US$ 4,7 milhões na implementação de integrações personalizadas nos últimos 12 meses, um aumento de 21% em relação aos US$ 3,7 milhões relatados no ano passado.

Aplicativos e dados isolados causam dores de cabeça: 36% dos entrevistados dizem que a integração de aplicativos e dados isolados é seu maior desafio da Transformação Digital.

Boas notícias

Porém, novas tecnologias estão resolvendo esses problemas e facilitando a integração. Algumas das maiores empresas do mundo estão usando tecnologias de dados em tempo real para integrar, ingerir e armazenar fluxos de dados em tempo real em grande escala, com conectores integrados que trazem dados de todos os canais (móvel, web, APIs), dados legados e dados históricos de Data Lakes proprietários.

A conectividade liderada por API ajuda as empresas a integrar aplicativos e dados

À medida que as organizações se tornam mais digitais e focadas nos custos, a grande maioria (99%) está usando APIs para integrar aplicativos e dados para criar experiências excepcionais para o cliente e gerar receita.

Capacitar usuários de negócios não técnicos acelera a transformação: 68% das organizações que estão à frente do progresso planejado da Transformação Digital têm uma estratégia madura para capacitar usuários não técnicos a integrar facilmente aplicativos e fontes de dados usando APIs, demonstrando que ferramentas Low-code podem melhorar a agilidade dos negócios.

As APIs impulsionam a receita à medida que as estratégias de integração de API de cima para baixo aumentam: 38% dos ativos digitais geradores de receita das organizações, como recursos de comércio eletrônico e portais de parceiros, utilizam APIs, em comparação com 35% há um ano. Além disso, 75% das organizações agora têm uma estratégia de integração de API de cima para baixo .

Com demandas crescentes, a TI busca a automação para dar suporte a fluxos de trabalho não tecnológicos

As equipes de TI que gerenciam as operações de tecnologia de uma organização estão cada vez mais buscando soluções de automação para obter eficiência e produtividade em toda a organização. O RPA, que permite que as equipes automatizem processos e tarefas de negócios com bots, é uma tecnologia de automação que está sendo rapidamente adotada pelas empresas, com 33% das organizações investindo na tecnologia.

As empresas relatam amplas necessidades de automação e integração: 92% das organizações disseram que pelo menos um departamento dentro de sua empresa requer integração e automação.

A TI continua a “possuir” a automação em meio à disrupção digital: desenvolvedores (72%), operações de TI (65%) e administradores de aplicativos (49%) têm maior probabilidade de ser responsáveis ​​pela automação dos processos de negócios.

Papéis não técnicos ávidos por automação: ciência de dados (64%), produto (62%), analistas de negócios (61%), suporte ao cliente (58%), finanças (57%), marketing (56%), engenharia (56 %) e RH (52%) relatam a necessidade de automação em seus departamentos.

As integrações reutilizáveis ​​oferecem oportunidades de redução de custos: em média, 47% dos ativos e componentes internos de software das organizações estão disponíveis para os desenvolvedores reutilizarem, uma oportunidade para maior eficiência de integração .

As empresas economizaram até 109 bilhões de horas todos os meses usando ferramentas de automação que permitem que os funcionários se concentrem no trabalho de maior valor. Ao adotar uma abordagem unificada para integração, gerenciamento de API e automação, as empresas podem gerar eficiência, agilidade e inovação contínua.

À medida que a Transformação Digital avança, o custo da falha aumenta

Apesar de um aumento no volume de projetos de TI (crescimento de 41% ano a ano), a maioria (69%) das organizações está adiantada no progresso da Transformação Digital devido, em parte, à melhoria da infraestrutura. No entanto, o custo da falha na conclusão de projetos aumentou, adicionando riscos aos resultados financeiros dos negócios.

As equipes de TI reduzem a lacuna de entrega: 48% das equipes dizem que concluíram todos os projetos de TI solicitados no ano passado, em comparação com 44% em 2022. Além disso, o atraso na entrega de projetos diminuiu de 52% para 30% ano a ano. Isso é potencialmente resultado de negócios continuando a aumentar o investimento em equipes de TI, com uma média de US$ 11,7 milhões.

Os investimentos em infraestrutura facilitam a mudança de sistemas: apenas 54% das organizações agora dizem que é difícil fazer alterações em um determinado sistema ou aplicativo por causa de sua infraestrutura de TI, abaixo dos 74% de um ano atrás.

Custo de picos de transformação digital malsucedidos: o custo médio de não concluir as iniciativas de transformação digital agora é de US$ 9,5 milhões por ano, significativamente acima da estimativa de US$ 6,8 milhões do ano passado.

“Vimos investimentos e dedicação significativos de empresas que buscam se transformar digitalmente. Mesmo em meio a condições econômicas incertas, os esforços de Transformação Digital estão bem encaminhados e até mesmo acelerando em alguns casos”, disse Matt McLarty, CTO da MuleSoft. “No entanto, os esforços de integração estão atrasados ​​e, sem isso, as empresas não podem aproveitar todo o valor de seus dados e recursos de aplicativos”, finalizou

Serviço
www.salesforce.com

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