book_icon

Brasil é o país na AL com mais ataques em dispositivos móveis, diz Kaspersky

A empresa de cibersegurança detectou 2,3 milhões de tentativas de infecção na América Latina, o que representa uma média de cinco ataques por minuto na região

Brasil é o país na AL com mais ataques em dispositivos móveis, diz Kaspersky

A Kaspersky divulgou o novo Panorama de Ameaças de 2023 e trouxe dados de ataques em dispositivos móveis (celulares e tablets): o Brasil é o país mais visado da América Latina, com 1,2 milhão de ataques e está em 5º lugar na posição global. Com os aplicativos que exibem propaganda indesejada figuram como principal ameaça, a Kaspersky explica os principais ataques e dá dicas de como se proteger.

A empresa de cibersegurança detectou 2,3 milhões de tentativas de infecção na América Latina, o que representa uma média de cinco ataques por minuto na região. O país mais atacado é o Brasil – que também ocupa a 5ª posição global – e completam o ranking México (8ª na posição global), Equador (23ª), Colômbia (30ª), Argentina (45ª), Peru (46ª) e Chile (54ª).

A América Latina está se consolidando como uma das principais regiões vítimas desse tipo de ataque, assim como o Brasil se apresenta como um dos principais países exportadores de ameaças

As principais ameaças detectadas são os apps que exibem propaganda indesejada (+70%). Porém, alguns registros chamam atenção tanto pelo alto grau de perigo quanto pela novidade.

O primeiro destaque fica para o app Cerberus, que é um programa comercializado formalmente em lojas oficiais, mas é classificado como um programa de espionagem e comumente usado para rastrear parceiros, especialmente mulheres. O crime de perseguição (stalking) é detalhado no relatório “O status do Stalking em 2022” da Kaspersky, e os países mais afetados na região são o Brasil (que é o segundo na lista global) e o México (10º na lista global)

O outro destaque fica por conta do app de empréstimos SpyLoan. Este golpe é disseminado por anúncios em redes sociais e oferece empréstimo com taxas abusivas – porém o problema é que o app bloqueia o celular da vítima caso atrase ou não pague a parcela devida. Foi registrado casos também de roubo de informações pessoais e fotos com foco em extorquir a pessoa a pagar o que devia. Este modelo financeiro virou febre no México, que registrou o maior número de bloqueios no mundo dessa ameaça. Outros países afetados foram a Colômbia, Peru, Chile e Brasil.

Os trojans bancários também chamam atenção nas plataformas móveis. Na lista das ameaças mais comuns, o ranking é liderado pelos golpes criados no Brasil (trojan Banbra, Brats e Basbanke) – estes que representam quase 60% das tentativas de infecção para celular na América Latina nos últimos 12 meses. Para os especialistas da empresa, essa é uma forte tendência e os grupos de criminosos brasileiros deverão se expandir ainda mais ao redor do mundo.

“O cenário de ameaças móveis está em constante evolução pois estamos cada vez mais inclinados a usar nossos aparelhos para qualquer tarefa: seja uma transferência bancária ou o envio de um e-mail com informações sensíveis. A América Latina está se consolidando como uma das principais regiões vítimas desse tipo de ataque, assim como o Brasil se apresenta como um dos principais países exportadores de ameaças em nível global“, destaca Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

Para evitar esses e outros golpes online no celular, a Kaspersky recomenda:

– Nem todos os aplicativos de lojas oficiais são confiáveis. Antes de fazer o download, é importante ver os comentários e classificações de usuários daquele programa. Dessa forma, você consegue ver como as pessoas avaliam o sistema.

– Antes de clicar em um link, verifique o endereço para onde será redirecionado e o remetente para garantir que são genuínos.

– Se não tiver certeza de que uma página ou app é real e segura, não coloque informações pessoais ou realize pagamentos.

– No caso do stalkerware, você confere todas as dicas para saber se está sendo espionado(a) aqui. Preste atenção se o aparelho está superaquecendo sem necessidade, se a bateria acaba muito rápido e se ele está lento além do comum.

Serviço
www.kaspersky.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.