book_icon

IDC aponta crescimento dos chineses em impressoras de grande formato

Enquanto as marcas internacionais registraram queda de 5,2% na comparação anual devido ao impacto da recessão econômica, as marcas chinesas cresceram 17% no ano  passado

IDC aponta crescimento dos chineses em impressoras de grande formato

Os últimos dados trimestrais mundiais do estudo Worldwide Quaterly Industrial Printer Tracker da IDC mostram que as impressoras de grande formato aumentaram 0,2% nas vendas ano a ano em todo o mundo em 2023. Nesse período, as marcas internacionais registraram queda de 5,2% na comparação anual devido ao impacto da recessão econômica. Por outro lado, no contexto do fim da pandemia de Covid-19, as marcas chinesas injetaram um novo impulso no mercado mundial e viram suas vendas aumentarem na contramão da tendência, subindo 17% ano a ano, representando 28,3% da participação total do mercado

Apesar da fraca demanda no comércio internacional, as empresas chinesas continuam a melhorar sua competitividade no mercado global com qualidade estável e soluções maduras

Em resposta à lenta demanda doméstica em 2023, as marcas chinesas mudaram seu foco de negócios para o exterior. Beneficiando-se da vantagem de preço, elas foram favorecidas por usuários na Europa Ocidental, Central e Oriental, América do Sul e Ásia/Pacífico (excluindo China e Japão), com crescimento de vendas ano a ano de 35,5%, 29,7%, 20,1% e 12%, respectivamente. No mercado asiático, as marcas chinesas testemunharam um crescimento de vendas de mais de 30% na Índia, Indonésia e Malásia e sua participação de mercado aumentou quase 5% em comparação com 2022.

Entre as impressoras a jato de tinta, as impressoras UV chinesas conquistaram uma participação global de 19,1% em 2023, superando as impressoras de tinta à base de água; garantindo a posição como o segundo maior tipo de tinta depois das impressoras com solvente fraco. A combinação de durabilidade e flexibilidade na impressão UV permite que ela seja conduzida em uma ampla gama de mídias e substratos, o que abre mais possibilidades para sua aplicação. Atualmente, as principais marcas de impressoras UV de grande formato da China, como KINGT e Docan, ainda estão expandindo a gama de aplicações de impressão UV com suas capacidades inovadoras. A IDC acredita que as marcas chinesas têm maior potencial de crescimento no mercado de impressão UV.

Internacionalmente, as impressoras chinesas servem principalmente os prestadores de serviços de impressão gráfica dentro da indústria de publicidade. No entanto, vale a pena notar que essas impressoras estão gradualmente penetrando em outros casos de uso, como impressão de roupas, impressão de fotos e provas. Sua demanda está aumentando, apesar dos embarques relativamente baixos, com um valor de mercado anual de cerca de US$ 24 milhões.

“Apesar da fraca demanda no comércio internacional, as empresas chinesas continuam a melhorar sua competitividade no mercado global com qualidade estável e soluções maduras. As tecnologias e serviços de muitas marcas chinesas aproximaram-se do nível internacional e estão mesmo à frente do nível mundial em alguns campos, como a tecnologia de impressão por transferência PET. Acreditamos que, à medida que as empresas chinesas atribuem maior importância às suas pegadas globais, as marcas chinesas expandirão continuamente sua participação de mercado no campo da impressão de imagens em todo o mundo”, diz Annie Wang, analista sênior de Pesquisa da IDC Ásia/Pacífico.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.