O mercado de cloud computing no Brasil acaba de ganhar mais um novo player. Em um movimento estratégico, a Brascloud e a Saphir, duas empresas consolidadas com mais de uma década de expertise no setor, acabam de anunciar sua fusão, culminando na formação da 4B Digital. Após identificarem desafios e oportunidades comuns, as corporações decidiram unir forças para formar uma nova marca com projeção de faturamento de R$ 15 milhões neste ano e expectativa de alcançar R$ 50 milhões em 2025.
Para iniciar a operação, a 4B Digital programou a injeção de investimentos próprios acima dos R$ 30 milhões nos próximos meses. Os recursos serão utilizados na expansão da infraestrutura de data center e rede de borda, além da comunicação com novos POPs de interconexão e área de P&D. A contratação de novos colaboradores também está no planejamento, uma vez que a estrutura operacional nasce com mais de 30 profissionais, e a previsão é de que chegue a mais de 50 talentos até o final de 2024.
Fruto de negociações que se iniciaram há mais de três anos, a 4B Digital surge da combinação da ampla gama de serviços de cloud pública da Brascloud com a especialização em segurança da Saphir. Por meio de uma proposta inovadora, a marca disponibiliza um ecossistema Cloud White Label, que permite uma nova forma de consumir Data Center, Storage, Segurança, IaaS e todos os serviços de um provedor de cloud pública, oferecendo serviços customizados às necessidades dos parceiros.
De acordo com Felipe Rossi, antigo CEO da Brascloud e que assume o cargo de CEO na 4B Digital, a junção simboliza um marco para o mercado cloud computing no país, trazendo uma série de benefícios para os parceiros. “Estamos falando de uma solução mais flexível, ágil, segura e confiável para os clientes. Unindo as forças das duas empresas, criamos uma proposta de valor única no mercado, capaz de oferecer soluções altamente seguras e personalizadas”, afirma.
Para Sidimar Carniel, fundador da Saphir e que agora ocupará o cargo de COO da 4B Digital, a união entre as companhias servirá como um catalisador para impulsionar a inovação do mercado de cloud computing no país. “A fusão foi um passo natural em nossa jornada, dada a nossa visão compartilhada para o futuro do setor no Brasil. Estamos comprometidos em estabelecer novos padrões de segurança e qualidade para todo o mercado”, argumenta.
Próximos passos
Iniciando as operações já com mais de 300 clientes, a 4B Digital atua com cobertura para todo o território nacional. No entanto, a marca já tem planos de iniciar brevemente a sua expansão internacional. A previsão é de que até o mês de abril, a empresa oficialize a sua primeira unidade no exterior.
Com a sede localizada em Cascavel (PR), a nova corporação já conta com dois escritórios em Santa Catarina, nas cidades de Chapecó e Florianópolis. Até o fim do 1º trimestre, a 4B Digital também pretende contar com um espaço em São Paulo (SP).
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo