book_icon

Para escalar aplicativos de IA Intel apresenta Edge Platform

A plataforma de software nativa da borda simplifica o desenvolvimento, a implantação e o gerenciamento de aplicativos de IA edge.

 

Para escalar aplicativos de IA Intel apresenta Edge Platform

No MWC 2024, a Intel anunciou sua nova Edge Platform, uma plataforma de software modular e aberta que permite às empresas desenvolver, implantar, executar, proteger e gerenciar aplicativos da borda e IA em escala com a simplicidade da nuvem. Juntos, esses recursos acelerarão a implantação em escala para as empresas, contribuindo para melhorar o custo total de propriedade (TCO).

“A borda é a próxima fronteira da transformação digital, sendo ainda mais alimentada pela IA. Estamos construindo nossa base forte de clientes no mercado e consolidando nossos anos de iniciativas de software de próximo nível para o fornecimento de uma plataforma nativa e completa da borda, que é necessária para habilitar infraestrutura, aplicativos e implantações eficientes de IA em escala. Nossa plataforma modular é exatamente isso, e está impulsionando o desempenho ideal da infraestrutura da borda e simplificando o gerenciamento de aplicativos para empresas, proporcionando assim maior competitividade e melhor custo total de propriedade.”. Pallavi Mahajan, Vice-Presidente Corporativa da Intel e Diretora Geral de Software do Grupo de Rede e Borda.

A borda é a próxima fronteira da transformação digital, sendo ainda mais alimentada pela IA

Por que é importante: A quantidade de computação que acontece na borda está crescendo rapidamente porque é onde os dados são gerados. Além disso, muitas implantações de computação da borda estão incorporando IA. Na borda, as empresas precisam automatizar por muitas razões: para alcançar a competitividade dos preços, para aliviar os efeitos da escassez de mão-de-obra, para expandir a inovação, para aumentar a eficiência, para melhorar o tempo de colocação no mercado e para fornecer novos serviços.

No entanto, trabalhar na borda costuma ser complexo e desafiador por vários motivos:

•                Dificuldade em criar soluções de IA da borda com alto desempenho e alto retorno sobre o investimento (ROI) em uma variedade de casos de uso em um setor específico.

•                A diversidade de hardware, software e até mesmo requisitos de potência na borda.

•                Falta de métodos seguros e econômicos para mover e utilizar grandes volumes de dados exigidos pela IA na borda, enquanto mantem a baixa latência.

•                Gerenciamento de operações cada vez mais complexas de dispositivos e aplicativos da borda distribuídos em escala.

Casos de uso – com exemplos que incluem detecção de defeitos e manutenção preventiva em instalações industriais, check-out e gerenciamento de estoque sem atrito no varejo, gerenciamento de tráfego e segurança de emergência em cidades/transportes inteligentes – normalmente exigem redes avançadas e análises de IA na borda com baixa latência e localidade e requisitos de custo para atender às rigorosas necessidades do mundo real. Além disso, é comum uma combinação de análises locais com agregação e colocação de algum processamento de IA na nuvem para gerenciar locais de implantação globais. Esses cenários de IA híbrida exigem uma plataforma de software construída para lidar com eles. E embora soluções personalizadas para desafios estejam disponíveis hoje, elas geralmente são construídas em sistemas fechados e hardware especializado. Isso torna a integração de sistemas legados e a adição de novos casos de uso cara e demorada.

Como a Edge Platform da Intel empodera as empresas: A plataforma aberta e modular permitirá soluções prontas para todos os setores. Ao aproveitar a experiência da borda e o amplo ecossistema da Intel para disponibilizar os casos de uso da borda mais solicitados, as empresas podem adquirir uma solução completa ou construir a sua própria em ambientes existentes. Os desenvolvedores corporativos podem criar aplicativos de IA nativos da borda em infraestruturas novas ou existentes e podem gerenciar soluções da borda de uma extremidade a outra para seus casos de uso específicos.

A plataforma fornece recursos de gerenciamento de infraestrutura e desenvolvimento de aplicativos de IA que podem ser integrados às pilhas de software existentes por meio de padrões abertos.

Sobre a infraestrutura nativa da borda: A infraestrutura da borda da plataforma possui tempo de execução de inferência de IA OpenVINO integrado para IA da borda, bem como uma automação segura e baseada em políticas de tarefas de gerenciamento de TI e TO. O OpenVINO da Intel evoluiu nos últimos cinco anos para ajudar os desenvolvedores a otimizarem aplicativos para baixa latência, baixo consumo de energia e implantação em hardware existente especificamente na borda, permitindo que o hardware padrão já implantado execute aplicativos de IA com eficiência, sem atualizações ou refatorações onerosas.

A plataforma possui um painel único que permite que a equipe de TI e DevOps disponibilize, integre e gerencie uma frota de edge nodes (também conhecidos como nós de comunicação de borda ou nós de gateway), incluindo servidores da borda, controles industriais, dispositivos HMI e outros. Isso é realizado de forma segura e remota e sem intervenção nas operações ao longo dos dias 0/1/2.

Além disso, a automação de circuito fechado permite que as operadoras aproveitem as políticas e a observação para acionar a lógica de negócios a partir de alertas operacionais na borda, otimizando as operações em toda a rede e melhorando o TCO.

O reconhecimento profundo e heterogêneo de hardware oferece as melhores competências da categoria para alocar recursos para eficiência ideal, bem como funcionalidades de segurança de confiança zero desenvolvidas em conjunto para a arquitetura Intel.

Sobre as funcionalidades de aplicativos Edge AI + : A plataforma fornecerá aos desenvolvedores corporativos acesso a poderosas funcionalidades e ferramentas de IA incluindo:

•                Orquestração de aplicativos perfeitamente ajustável para colocar remotamente cargas de trabalho sensíveis à latência exatamente no dispositivo certo para obter o melhor desempenho de app.

•                Desenvolvimento poderoso de modelos/aplicativos de IA de baixo a alto código com recursos de IA híbrida da borda à nuvem.

•                Uma variedade de serviços de bordas horizontais, como serviços de anotação de dados que aproveitam o Intel Geti para criar modelos de IA, bem como serviços de bordas verticais específicos do setor para melhorar os resultados em casos de uso industrial comum usando informações de vídeos e séries temporais e recursos de gêmeos digitais para rastrear e gerenciar ambientes.

Sobre o papel da Intel no comprovado ecossistema de parceiros: A Edge Platform da Intel chegará ao mercado com líderes do setor e amplo apoio de ecossistema que inclui Amazon Web Services, Lenovo, L&T Technology Services, Red Hat, SAP, Vericast, Verizon Business e Wipro.

Clientes na Edge Platform da Intel:

Lenovo: “A nova Edge Platform da Intel integrada com o Lenovo Open Cloud Automation, o conjunto de soluções Lenovo XClarity e implantada nos servidores ThinkEdge da Lenovo permite que as empresas desenvolvam, implementem, executem e gerenciem aplicativos da borda em escala com a simplicidade da nuvem”, disse Charles Ferland, Vice-presidente e Diretor Geral de ThinkEdge e Provedores de Serviços de Comunicação. “A solução integrada oferece uma experiência contínua, combinando recursos verdadeiramente nativos da borda para segurança, provisionamento e gerenciamento quase sem intervenção, com a profunda experiência industrial e ecossistemas incomparáveis da Intel e da Lenovo. E, com o tempo de execução OpenVINO integrado, permite que as empresas adaptem soluções de IA híbridas e da borda em todos os setores verticais da indústria – desde finanças até saúde, cidades inteligentes e varejo.”

L&T Technology Services: “A LTTS tem o prazer de fazer parceria com a Intel no lançamento de sua nova Edge Platform, que promete democratizar o acesso a soluções de IA da borda. Ao funcionar sem interrupção em hardware padrão e apresentar tempo de execução de IA nativo da borda integrado com tecnologia OpenVINO para inferência, esta plataforma incorpora inovação e eficiência”, disse Abhishek Sinha, Chief Operating Officer e Membro do Conselho da L&T Technology Services (LTTS). “Com a otimização profunda de hardware em seu núcleo, nossos clientes corporativos podem confiar na Edge Platform da Intel para impulsioná-los para um futuro de desempenho e possibilidades incomparáveis.”

SAP: “Ao fazer parceria com a Intel na nova Edge Platform, somos capazes de trazer os recursos transformacionais da SAP Business Technology Platform (SAP BTP) e dos aplicativos de negócios SAP junto com a Intel para tornar a computação de IA da borda mais acessível para nossos clientes,” disse Drew Leblanc, Head de Alianças Estratégicas da SAP SE. “Este esforço é uma prova do nosso compromisso contínuo de oferecer valor aos nossos clientes e estamos ansiosos para trabalhar com a Intel no fornecimento de novos casos de uso para a borda.”

Vericast: “O varejo físico está à beira de uma grande transformação ao fundir mídia digital com experiências do setor. A nova Edge Platform da Intel é uma peça importante de nossa cadeia de valor, trazendo esta tendência interessante para o mercado”, disse Hans Fischmann, Vice-presidente de Gestão de Produto Digital da Vericast. “Juntos, estamos revolucionando o cenário da publicidade digital, integrando continuamente recursos de IA da borda com experiências imersivas do cliente que são executadas em hardware padrão. Somos capazes de executar um perfil de segurança de confiança zero em ambientes altamente públicos com uma plataforma modular e adaptável que pode funcionar desde uma única loja até as maiores redes de varejo.”

Wipro: “A parceria entre a Intel e a Wipro se concentra em tornar as soluções da borda e de IA mais acessíveis para nossos clientes”, disse Ashish Khare, Diretor Geral e Head Global de IoT, 5G e Cidades Inteligentes da Wipro. “A nova Edge Platform da Intel nos ajuda a resolver os desafios da complexidade da borda em hardware padrão e permite que a Wipro forneça os casos de uso mais atraentes para gerar resultados de negócios.”

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.