book_icon

Ericsson e TIM Brasil habilitam banco de dados em Nuvem de usuários 5G

A iniciativa define um grande passo na evolução do 5G da TIM, abrindo caminho para um novo padrão de eficiência operacional e agilidade de serviços no setor de Telecom

Ericsson e TIM Brasil habilitam banco de dados em Nuvem de usuários 5G

A Ericsson e a TIM Brasil anunciaram que alcançaram um marco significativo com a implementação bem-sucedida em rede em tempo real, de banco de dados em Nuvem de usuários nativos em sua rede 5G Core, alimentada pelo Red Hat OpenShift, uma plataforma de aplicativos em Nuvem híbrida. A iniciativa define um grande passo na evolução do 5G da TIM, abrindo caminho para um novo padrão de eficiência operacional e agilidade de serviços no setor de telecomunicações.

A TIM Brasil, seguindo seu histórico de liderança em inovação, trabalhou em colaboração com a Ericsson para ativar funções de camada de dados 5G Cloud-native dual mode permitindo ‘atualização de software em operação’ (in-service software upgrade – ISSU) e ‘upgrade de containers-as-a-service’ (CaaS RU) no ambiente de nuvem Red Hat OpenShift.

Esta colaboração não envolve apenas tecnologia, trata-se de capacitar os usuários com velocidades hiper-rápidas, conectividade contínua e aplicativos inovadores

A integração dessas funcionalidades trará diversos benefícios e vantagens competitivas para a TIM Brasil:

– Tempo de lançamento de novos serviços no mercado mais rápido, sendo executado em todas as plataformas, mantendo a rede funcionando e sem qualquer interrupção do serviço.

– Redução do lead time de atualização de software com rotinas ágeis e automatizadas, evitando intervenções manuais para implantação, operação e manutenção.

– Maior eficiência operacional devido à melhor utilização de hardware e alocação de recursos com instanciação de cargas de trabalho adaptada dinamicamente às demandas flutuantes de aplicativos em tempo real.

– Melhor experiência do cliente com tempo de inatividade reduzido para atualização de serviços e software.

– Oportunidade para otimização adicional aproveitando integração contínua, implantação contínua (CI/CD) e automação de testes para minimizar intervenções manuais.

“Estamos entusiasmados em oferecer esses novos recursos em parceria com a Ericsson, pois representam um passo significativo em nosso roteiro 5G Cloud-native, melhorando a experiência do cliente e aumentando a eficiência operacional, marco que abre caminho para inovações futuras no setor de telecomunicações”, disse Marco Di Costanzo, CTO da TIM Brasil.

“Na Ericsson, estamos sempre ultrapassando os limites do 5G cloud-native. É por isso que estamos entusiasmados em unir forças com a TIM para trazer funcionalidades da próxima geração para a sua rede. Esta colaboração não envolve apenas tecnologia, trata-se de capacitar os usuários com velocidades hiper-rápidas, conectividade contínua e aplicativos inovadores, que transformarão a maneira como vivemos, trabalhamos e nos conectamos. Juntos, estamos escrevendo o próximo capítulo do 5G e é uma história que vale a pena assistir”, comentou Andrea Faustino, head of Cloud Software and Service da Ericsson.

“Estamos entusiasmados em colaborar com a Ericsson e a TIM para constatar os benefícios de uma abordagem Cloud-native – maior flexibilidade, agilidade e velocidade para o mercado. A estreita colaboração da Red Hat com a Ericsson nos permite fornecer soluções testadas e validadas para 5G e, ao usar o Red Hat OpenShift como sua plataforma unificada para inovação, a TIM está bem posicionada para oferecer experiências altamente diferenciadas e atrativas aos clientes”, finalizou Honoré LaBourdette, vice-presidente sênior em exercício da Global Telco e vice-presidente do Telco Partner Ecosystem da Red Hat.

Serviço
www.ericsson.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.