book_icon

Ano de 2023 fechou com 1,6 bilhão de conexões 5G, de acordo com a GSMA

Até janeiro de 2024, 261 operadoras em 101 países haviam lançado serviços comerciais de 5G, e mais de 90 operadoras de 64 mercados se comprometeram com lançamentos

Ano de 2023 fechou com 1,6 bilhão de conexões 5G, de acordo com a GSMA

Novos números divulgados pela GSMA Intelligence (GSMAi) mostram que as conexões 5G devem representar mais da metade (51%) das conexões móveis até 2029, aumentando para 56% até o final da década – tornando o 5G a tecnologia de conectividade dominante. O 5G foi o lançamento de geração móvel mais rápido até o momento, ultrapassando 1 bilhão de conexões até o final de 2022, subindo para 1,6 bilhão de conexões no final de 2023 e com previsão para chegar a 5,5 bilhões em 2030.

Até janeiro de 2024, 261 operadoras em 101 países haviam lançado serviços comerciais de 5G, e mais de 90 operadoras de 64 mercados se comprometeram com lançamentos. Dos 261 serviços 5G comerciais disponíveis, 47 são fornecidos por redes 5G Standalone (SA), com mais 89 implementações planejadas de curto prazo que aproveitarão o fatiamento da rede, o suporte a comunicações confiáveis de baixa latência e a arquitetura de rede SA 5G simplificada.

A exposição à API de rede está oferecendo às operadoras outro caminho para maximizar os retornos de seus investimentos em 5G e gerar receita além da abordagem tradicional de venda de serviços de conectividad

O crescimento das redes 5G SA disponíveis e o suporte aprimorado para redes privadas e dedicadas suportarão um grande número de dispositivos conectados e ajudarão a concretizar a visão global de IoT para a empresa. Dados da GSMAi mostram que o segmento corporativo agora conta com 10,7 bilhões de conexões IoT (contra 10,5 bilhões de conexões de consumidores) e esse impulso deve continuar, com as conexões corporativas mais do que dobrando para 38,5 bilhões até 2030 e edifícios inteligentes e manufatura inteligente representando 34% e 16% do total de conexões corporativas, respectivamente.

Além do 5G SA, a disponibilidade do 5G-Advanced com 3GPP Release 18 será outro marco importante do 5G na entrega de IoT, fornecendo o catalisador para novos investimentos 5G ao longo de 2024 e até 2025. Dados da GSMAi mostram que mais da metade das operadoras espera começar a implantar o 5G-Advanced dentro de um ano após a disponibilidade comercial de soluções 5G-Advanced, impulsionadas por casos de uso prioritários, como serviços de multicast 5G e suporte IoT de baixo custo.

A GSMAi prevê um aumento de quatro vezes no tráfego de dados móveis até 2030, com expansões na cobertura e capacidade 5G desempenhando um papel de destaque, mostrando a importância de investimentos contínuos em infraestrutura. Prevê-se que o tráfego global mensal de dados móveis por conexão cresça de 12,8 GB em 2023 para 47,9 GB em 2030.

O uso crescente de IA generativa (GenAI) – 56% das operadoras estão atualmente testando aplicativos – também provavelmente alimentará esse crescimento. Isso será impulsionado por aplicativos, incluindo o uso de chatbots habilitados para GenAI para esforços de atendimento ao cliente ou o crescimento contínuo de conteúdo de vídeo e música gerado por IA.

“O sucesso inicial do 5G foi impulsionado por requisitos aprimorados de banda larga móvel (EMBB) e tráfego de rede relacionados ao EMBB. No entanto, embora os requisitos do consumidor continuem sua trajetória, agora estamos vendo casos de uso além disso. As oportunidades agora estão aparecendo em áreas como monetização de API e 5G RedCap para IoT empresarial – todos suportados por redes 5G-Advanced e 5G SA. O 5G SA traz para casa a promessa inicial do 5G, particularmente onde o fatiamento, a baixa latência e os recursos massivos de IoT vinculados às necessidades de serviços corporativos podem ser atendidos. O 5G-Advanced só vai estender isso ainda mais”, disse Peter Jarich, chefe da GSMAi.

Realização de receitas

Novos casos de uso fornecerão novos fluxos de receita para as operadoras – o que, por sua vez, traz um novo foco para o faturamento de serviços 5G. À medida que mais redes 5G SA se tornam disponíveis, um novo padrão de faturamento foi necessário para suportar a implementação de serviços de rede avançados e o processo de faturamento flexível que os núcleos SA 5G oferecem.

A GSMA trabalhou com seus membros, incluindo AT&T, Deutsche Telekom, Swisscom e Vodafone, para desenvolver e lançar um novo padrão de Billing and Charging Evolution (BCE) para substituir os Procedimentos de Conta Transferida (TAP). O padrão BC representa um modelo de cobrança simplificado e será um requisito para as operadoras que buscam implementar redes 5G SA e entregar valor da liquidação de roaming atacadista em 5G, LTE e eficiência operacional de IoT.

Comercializando APIs de rede

A exposição à API de rede está oferecendo às operadoras outro caminho para maximizar os retornos de seus investimentos em 5G e gerar receita além da abordagem tradicional de venda de serviços de conectividade. O GSMA Open Gateway agora está capacitando as operadoras a aproveitar todo o potencial dos novos recursos incorporados às redes 5G. Nos 12 meses desde o lançamento, 47 grupos de operadoras móveis – representando 239 redes móveis e 65% das conexões globais – se comprometeram a expor suas APIs de rede via CAMARA.

Trabalhando com parceiros de tecnologia, incluindo AWS, Infobip, Microsoft, Nokia e Vonage, 94 APIs estão agora disponíveis comercialmente para desenvolvedores corporativos em todo o mundo.

Serviço
www.gsma.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.