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Profissionais de marketing temem ser substituídos pela tecnologia, diz Gartner

Nova pesquisa mostra que 87% dos profissionais de marketing estão preocupados com a tecnologia substituindo seus empregos, principalmente a IA generativa

Profissionais de marketing temem ser substituídos pela tecnologia, diz Gartner

Com a evolução da dinâmica organizacional e as rápidas mudanças tecnológicas, 87% dos profissionais de marketing estão preocupados com a tecnologia, incluindo a GenAI, substituindo empregos em seu setor, de acordo com o Gartner. Uma pesquisa com 627 profissionais de marketing entre agosto e setembro de 2023 descobriu que 89% dos profissionais de marketing estão preocupados com demissões em sua empresa. Embora a maioria dos profissionais de marketing esteja otimista sobre sua progressão na carreira e preparação para habilidades, 55% relatam ter experimentado expectativas de trabalho incompatíveis em suas funções atuais.

Isso é agravado pela incerteza ambiental e pela carga indevida da tecnologia de marketing: 61% dos profissionais de marketing revelam que encontraram uma mudança de tecnologia e/ou processo nos últimos 12 meses. Além disso, os profissionais de marketing também citam a instabilidade na liderança como um fator, com 20% tendo experimentado uma mudança recente na liderança sênior de marketing.

Quando os medos dos funcionários não são controlados, um ambiente de maior incerteza não prepara suficientemente os profissionais de marketing para um futuro de sucesso

“Essas descobertas devem ser um alerta vermelho para os CMOs, já que a alta incerteza ambiental, as expectativas de papel desencontradas e a carga de martech podem levar ao esgotamento, bem como ao aumento do desgaste”, disse Iliyana Hadjistoyanova, diretora de Consultoria da Prática de Marketing do Gartner. “Os CMOs devem reorientar sua estratégia de talentos e priorizar o desenvolvimento com um forte foco em upskilling e gerenciamento de mudanças para garantir que sua função esteja preparada diante da interrupção contínua”, completou.

Outras descobertas de pesquisa do Gartner que equiparão melhor os CMOs para responder ao cenário em rápida evolução incluem:

– Cinquenta por cento dos profissionais de marketing concordam que a martech é complicada e difícil de usar, e dois terços dizem que o aprendizado tira tempo das responsabilidades do dia a dia.

– Uma pesquisa do Gartner com 405 líderes de martech entre maio e junho de 2023 descobriu que 63% relatam que o marketing não tem as habilidades técnicas para integrar e operar com sucesso algumas das tecnologias em sua pilha.

“Esses líderes estão vendo a integração e as lacunas de habilidades como impulsionadoras dessas questões”, disse Iliyana. “É crucial que os CMOs se alinhem estreitamente com seus líderes martech para estabelecer planos de desenvolvimento de talentos que não apenas avaliem, mas resolvam essas lacunas de habilidades. Os investimentos em martech têm um impacto direto na experiência do funcionário, e os CMOs devem pesar esses custos e benefícios”, observou.

Apesar da aceleração do GenAI, que 47% dos profissionais de marketing já estão usando, a maioria expressou preocupação com a tecnologia substituindo empregos em seu setor. De fato, uma pesquisa do Gartner com 822 executivos de negócios entre setembro e novembro de 2023 revelou que 26% dos líderes de marketing planejam reduções no número de funcionários como resultado da GenAI em 2024.

“Quando os medos dos funcionários não são controlados, um ambiente de maior incerteza não prepara suficientemente os profissionais de marketing para um futuro de sucesso”, disse Iliyana. “Ao desenvolver planos de talentos robustos que incorporam o uso do GenAI e trabalham para aumentar a preparação de habilidades, os CMOs podem mitigar seus impactos no bem-estar dos funcionários, levando ao engajamento e retenção gerais. Essas etapas acionáveis devem abordar a transição de funções e o aprendizado adequado ao propósito do funcionário, bem como cobrir mudanças de tecnologia e processos relacionados à adoção do GenAI”, comentou.

Os profissionais de marketing que se envolvem em maior uso de GenAI têm 30% menos probabilidade de relatar alto burnout e 40% menos probabilidade de pretender deixar seus empregos no próximo ano.

“O uso da tecnologia pelo marketing está em constante adaptação, e a adoção acelerada do GenAI incentivará maior desempenho e engajamento, aumentará a criatividade, além de liberar tempo e permitir que os profissionais de marketing se envolvam em um trabalho mais intensivo”, disse Iliyana. “Embora os CMOs não possam isolar totalmente seus funcionários da mudança, eles devem tomar medidas precoces no gerenciamento de mudanças de maneira clara e transparente para garantir a adesão dos funcionários e mitigar quaisquer impactos negativos da mudança”, finalizou.

Serviço
www.gartner.com

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