book_icon

Viavi aponta que 635 novas cidades receberam a rede 5G em 2021

Pesquisa “The State of 5G” também mostra 23 implantações de Open RAN e 24 redes 5G Standalone pelo mundo

Viavi aponta que 635 novas cidades receberam a rede 5G em 2021

A Viavi Solutions acaba de divulgar novos dados do levantamento “The State of 5G”, que revela que o número de cidades com redes 5G agora é de 1.947 globalmente. Apesar da pandemia, quase duas cidades por dia passaram a contar com 5G em 2021, totalizando 635 novas cidades no ano, de acordo com o novo relatório da Viavi, agora em seu sexto ano.

No final de janeiro de 2022, 72 países tinham redes 5G em funcionamento, considerando uma nova leva de nações, como Argentina, Butão, Quênia, Cazaquistão, Malásia, Malta e Ilhas Maurício, nos quais o 5G entrou em funcionamento na segunda metade de 2021. A região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) ultrapassou a APAC (Ásia-Pacífico – incluindo a Grande China), com o maior número de cidades 5G, sendo 839 no total; APAC tem 689 cidades de 5G e as Américas somam 419.

Em relação à infraestrutura de 5G existente, atualmente, a maioria das redes implantadas são non-standalone (NSA), o que significa que o equipamento 5G é adicionado à infraestrutura de rede 4G existente 
 

A nível de país, as duas maiores economias do mundo, Estados Unidos e China, estão em primeiro e segundo lugar em relação ao número de cidades com 5G – a China com 356 e os EUA com 296. As Filipinas permaneceram em terceiro lugar globalmente com um total de 98 cidades com 5G.

Em relação à infraestrutura de 5G existente, atualmente, a maioria das redes implantadas são non-standalone (NSA), o que significa que o equipamento 5G é adicionado à infraestrutura de rede 4G existente. O levantamento da Viavi indica que, globalmente, existem 24 redes 5G autônomas (standalone; SA), ou seja, com infraestrutura e rede construídas especialmente para o 5G. Neste sentido, especialistas do mercado concordam que o aproveitamento total do 5G, bem como seus novos modelos de monetização e negócios, além da banda larga móvel aprimorada (eMBB), só serão possíveis quando as redes 5G standalone criadas em novas redes principais estiverem plenamente funcionais.

O “The State of 5G” também destaca o crescente ecossistema Open RAN pelo mundo, combinando operadoras móveis e fornecedores de software e infraestrutura que buscam desenvolver uma Rede de Acesso de Rádio (RAN) aberta e virtualizada com controle de Inteligência Artificial (IA) incorporado. Em março de 2022, 64 operadoras anunciaram publicamente sua participação no desenvolvimento de redes Open RAN. Isso se divide em 23 implantações, 34 na fase de teste e outras sete operadoras que anunciaram publicamente que estão na fase de pré-teste.

“O 5G continuou em expansão, apesar das dificuldades de uma pandemia global”, analisa Sameh Yamany, CTO da Viavi Solutions. “O reforço das redes é o próximo passo para o 5G e isso deve acontecer estruturado em alguns passos. Em primeiro lugar, esperamos ver mais redes 5G standalone, que cumprirão grande parte da promessa do 5G, tanto para as operadoras quanto para o ecossistema mais amplo de usuários. E em segundo lugar, esperamos ver o Open RAN continuar seu rápido desenvolvimento e começar a se tornar o padrão de fato. A Viavi continuará desempenhando um papel central nos testes dessas novas redes à medida que são construídas e expandidas”, conclui.

Os dados da pesquisa foram compilados de fontes publicamente disponíveis apenas para fins informativos, como parte da prática da VIAVI de rastrear tendências de tecnologia de comunicação.

Serviço
www.viavisolutions.com

non-standalone (NSA)

Open RAN

Pesquisa "The State of 5G"

rede 5G

redes 5G autônomas

Sameh Yamany

VIAVI Solutions

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento