book_icon

Quatro tendências que vão impulsionar as compras no setor público

O mercado govtech pode se tornar um dos setores mais importantes da economia mundial, se não o mais importante, criando novos e melhores serviços públicos

Quatro tendências que vão impulsionar as compras no setor público

Prestes a atingir um valuation global de US$ 1 trilhão até 2025, segundo dados da consultoria inglesa Public, o mercado govtech pode se tornar um dos setores mais importantes da economia mundial, se não o mais importante, criando novos e melhores serviços públicos. No Brasil, essa realidade não tem sido muito diferente, já que distintas startups da área têm apostado na criação ou desenvolvimento de inovações com foco na modernização da máquina pública.

De olho nesse cenário, Leonardo Ladeira, CEO e cofundador do Portal de Compras Públicas, govtech que possui um marketplace de licitações para conectar a iniciativa privada às necessidades de compras dos entes públicos, elenca quatro tendências para esse mercado em 2024.

Mais do que nunca, é preciso estarmos atentos e abertos às novas possibilidades, especialmente àquelas que visam impulsionar a eficiência e a inovação no setor, promovendo melhorias que impactam diretamente a sociedade

Digitalização e modernização de tecnologias

A digitalização de processos, bem como o uso de soluções em Nuvem, ajudam a reduzir problemas com a segurança de dados e privacidade, além de automatizar recursos de armazenamento e compartilhamento de informações. Essa tecnologia segue sendo uma tendência para 2024, uma vez que a automatização de atividades pode reduzir tarefas complexas da rotina dos entes públicos, e, mais do que isso, colaborar com a transparência do setor.

Avanços na agenda ESG

Com a transformação digital do setor público, uma série de avanços na agenda ESG estão sendo sentidos, como o aumento da transparência nos processos e na redução do gasto público, que permite investimento em outras áreas; o aumento da eficiência e acesso dos cidadãos a novos e atuais serviços e melhor armazenamento adequado de dados, por exemplo.

Capacitação contínua e adequação à nova lei de licitações e contratos

No campo das compras públicas, a capacitação contínua continuará sendo fundamental. Afinal, muitas prefeituras deixaram a adequação total à lei para última hora, esperando uma nova prorrogação do vigor da nova lei de licitações e contratos. É fato que no último ano alguns municípios investiram no aprofundamento em relação à regulamentação da nova lei, no entanto, menos de um terço dos municípios conseguem aplicá-la/implementá-la. Por isso, é chegada a hora de olhar para a parte prática de aplicação da lei. No mercado de compras públicas, a tendência é que a trilha de crescimento passe pela conformidade e adequação à NLCC em 2024 e que, com isso, tenhamos mais avanços em transparência, compliance e segurança.

Inteligência Artificial para tomada de decisões

A Inteligência Artificial chegou com potencial para impactar todos os setores, incluindo o Setor Público. Com capacidade para gerir dados, automatizar processos, promover mais transparência, segurança e celeridade, a tecnologia logo se tornou também uma importante tendência para o futuro dos governos. Na administração pública, assim como em diversas outras áreas, a IA tem tido um importante papel, especialmente para ajudar a acelerar a transformação digital nos municípios. Na vanguarda em testar novas tecnologias e a aplicabilidade delas no setor público, desde novembro o Portal de Compras Públicas tem apostado no uso de IA, treinando a tecnologia para melhorar a entrega e o “match” de oportunidades entre fornecedores (iniciativa privada) e compradores (entes públicos) que compram ou vendem produtos/serviços por meio da plataforma da govtech.

“A Transformação Digital do setor público está passando por uma série de avanços nos últimos anos. Mais do que nunca, é preciso estarmos atentos e abertos às novas possibilidades, especialmente àquelas que visam impulsionar a eficiência e a inovação no setor, promovendo melhorias que impactam diretamente a sociedade”, finaliza Ladeira.

Serviço
www.portaldecompraspublicas.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.