book_icon

Ransomware e IA são destaques em relatório

O relatório aponta para uma epidemia de rasomware e a expansão do uso da IA em cibersegurança

Ransomware e IA são destaques em relatório

A Check Point Research (CPR), divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point Software, fornecedora global de soluções de cibersegurança na nuvem baseadas em IA, divulga seu Relatório de Segurança Cibernética de 2024. A edição deste ano explora a crescente complexidade das ciberameaças, com um foco especial no aumento dramático de incidentes de ransomware e no uso estratégico da IA na segurança cibernética.

Ao refletir sobre um ano marcado por significativa turbulência cibernética, o relatório destaca um aumento de 90% no número de vítimas globais publicamente extorquidas por ataques de ransomware. Tais ataques agora representam 10% de todo o malware detectado pelos sensores da Check Point Software. A Equipe de Resposta a Incidentes da Check Point (CPIRT) observou que quase metade de seus casos envolviam ransomware, com o número de vítimas publicamente saltando para aproximadamente 5 mil, quantidade que dobrou em relação ao ano anterior.

Em uma era de inovação implacável no cibercrime e de tensões acumuladas envolvendo atores de ameaças estatais e hacktivistas globalmente, as organizações precisam se adaptar

Principais tópicos do Relatório de Segurança de 2024:

Evolução do Ransomware: Os atacantes refinaram suas estratégias, aproveitando vulnerabilidades de dia zero e aprimorando o Ransomware-as-a-Service (RaaS) com novas táticas de extorsão. Alvos de alto valor estão cada vez mais na mira, demonstrando a necessidade de mecanismos de defesa robustos.

Ataque a Dispositivos de Borda: O relatório identifica uma tendência crescente em ataques a dispositivos de borda, ressaltando a necessidade crítica de medidas de segurança abrangentes que englobem todos os elementos da rede.

Aumento do Hacktivismo: O hacktivismo apoiado pelo estado escalou, com aumentos significativos nas atividades cibernéticas ligadas a conflitos geopolíticos. O uso de apagadores (wipers) de dados destrutivos para impacto máximo destaca a natureza evolutiva da guerra cibernética.

“Em uma era de inovação implacável no cibercrime e de tensões acumuladas envolvendo atores de ameaças estatais e hacktivistas globalmente, as organizações precisam se adaptar. Investir em defesas mais fortes com medidas de segurança cibernética robustas, alimentadas por IA e na nuvem, e fomentar proativamente a colaboração, são fundamentais para proteger eficazmente contra esses perigos em evolução”, alerta Maya Horowitz, vice-presidente de pesquisas da Check Point Software.

Um dos eventos cibernéticos que se destacaram no ano passado, e que envolveu o Brasil, se refere ao malware bancário BBTok. Em setembro de 2023, a Check Point Research descobriu uma nova versão do BBTok, que tem como alvo clientes de mais de 40 bancos mexicanos e brasileiros. A pesquisa destacou cadeias de infecção recém-descobertas que usam uma combinação única de Binários Living off the Land (LOLBins), o que resulta em baixas taxas de detecção. A pesquisa também revela alguns dos recursos do servidor da ameaça usados nos ataques, visando centenas de usuários no Brasil e México.

O Relatório de Segurança Cibernética de 2024 é um conteúdo que serve às organizações, aos formuladores de políticas e profissionais de segurança cibernética por fornecer insights aprofundados sobre tendências de ataques e orientações para fortalecer a resiliência cibernética. As descobertas e análises são baseadas em dados extraídos do Mapa de Ameaças Cibernéticas da Check Point ThreatCloud AI (Check Point ThreatCloud AI Cyber-Threat Map), que analisa as principais táticas que os cibercriminosos estão usando para realizar seus ataques.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.