book_icon

Oportunidades para o Canal em gerenciamento e proteção de identidade

O parceiro de Canal que conquistar expertise na disciplina Identity Threat Detection and Response (ITDR) tem um claro diferencial de mercado, diz o CEO da Aiqon

Oportunidades para o Canal em gerenciamento e proteção de identidade

Nesta semana, diversas empresas, como IBM, CrowdStrike e SonicWall, divulgaram relatórios de cibersegurança destacando o aumento de ataques utilizando credenciais roubadas. Ao invés de técnicas complicadas de invasão explorando vulnerabilidades dos sistemas, os cibercriminosos estão apostando em uma maneira bem mais fácil, fazendo login com credenciais válidas, que são facilmente compradas na Dark Web. O Gartner criou o conceito Identity Threat Detection and Response, descrito como uma coleção de melhores práticas e ferramentas que visam auditar e defender sistemas de identidade em tempo real. Nesta entrevista, Thiago N. Felippe, CEO da Aiqon, fala do mercado de segurança cibernética e as oportunidades para o Canal.

Qual o cenário da cibersegurança para 2024?

Dados de 2023, segundo o relatório da Thales (Threat Landscape Report) mostram que os ataques aumentaram em 40% nos ambientes de tecnologia. Acredito, assim como a maioria no mercado, que isso é uma tendência em ascensão. Neste momento temos de continuar priorizando a cibersegurança e expandir essa cultura e resiliência para os ambientes de Cloud e de dados. Trata-se de uma legítima preocupação, que vem sendo discutido por CIOs e CISOs de todo o Brasil. Em 2024, é cada vez mais comum o compromisso do Board com as melhores práticas de segurança. Com isso, mais do que pensar nas tecnologias que protegem processos, aplicações e dados, os líderes estão investindo em ações de comunicação e treinamento para conquistar a aderência do usuário às políticas de segurança da organização.

O que é ITDR?

Essa sigla vem ganhando relevância e não é à toa, dados de 2023 da DBIR (Data Investigations Reports) da Verizon – estudo onde foram analisados mais de 16 mil incidentes em mais de 20 setores pelo mundo afora – indicam que 70% dos vazamentos foram causados por erro humano no uso de credenciais. Isso explica porque o Gartner criou o conceito Identity Threat Detection and Response, descrito como uma coleção de melhores práticas e ferramentas que visam auditar e defender sistemas de identidade em tempo real. Dentro desse conceito, a Aiqon oferece diversas soluções, como Netwrix Intercept, Netwrix Threat Manager, Netwrix Enterprise Auditor, SWIMLANE, TORQ, Veracode e Syxsense.

Quais as oportunidades para os parceiros de Canal e como eles devem se capacitar?

A oferta de soluções e serviços ITDR é uma etapa avançada na jornada das organizações que buscam proteger seus ativos digitais. O parceiro de Canal que conquistar expertise na disciplina ITDR tem um claro diferencial de mercado: além de entender de forma geral as colunas da cybersecurity (riscos e soluções), tem domínio sobre as plataformas IAM (Identity Access Management) e PAM (Privileged Access Management). É comum que esse parceiro conte, em seu histórico, com experiências bem-sucedidas de desenho e implementação de políticas de segurança focadas na proteção da identidade do usuário/consumidor. Trata-se, portanto, de uma oferta de grande valor agregado, que posiciona o parceiro como um trusted advisor em tudo o que diz respeito à proteção da identidade dos usuários, desde as soluções na base da pirâmide – onde, por exemplo, recursos MFA são recomendáveis – à possibilidade de ganhar uma visão de 360º sobre a intersecção entre os direitos e proibições de acesso e “n” repositórios de identidade.

Nesse contexto, é recomendável que o parceiro tenha conhecimento, também, sobre o Microsoft AD e o Azure AD, plataformas muito usadas no Brasil para o suporte às políticas de acesso das organizações. O alto índice de ataques digitais que se iniciam no roubo de identidades é algo que assola a maior parte das empresas. Quem estiver preparado para entregar a visão ITDR terá, em 2024, oportunidades reais de gerar negócios e crescimento para sua empresa.

A dicotomia entre segurança e produtividade ainda existe? (quanto maior a segurança, menor a produtividade)

Na minha visão, a grande questão é que, de fato, é mais trabalhoso fazer as coisas do jeito certo. Isso não significa ser menos produtivo, significa que ao atingir certa maturidade a segurança passa a ser parte do todo. Torna-se parte do DNA de cada processo, atuando como um “trilho” automatizado que, na verdade, aumenta a produtividade dos colaboradores. Com isso, as coisas acontecem como deveriam. Há previsibilidade nos processos de negócios e no uso de soluções e políticas de segurança para proteger, 24×7, esses processos. O ambiente de trabalho é confortável, simultaneamente seguro e ajustado às demandas de negócios. O resultado é uma organização madura, em que metas de disponibilidade e conectividade são garantidas do zero, sem sustos e sem interrupções – os grandes inimigos da produtividade. Naturalmente, isso tem de ser feito de forma alinhada a normas e padrões de segurança.

Diversas plataformas distribuídas pela Aiqon permitem manter ou aumentar a produtividade, implementando camadas de segurança alinhadas com o negócio. A eficácia dessas soluções é potencializada pelos serviços entregues pelos parceiros AIQON, que atuam desde o assessment dos desafios de negócios e de tecnologia do cliente até a implementação, ajuste fino e gerenciamento remoto (MSSP) da plataforma que acelera, de forma segura, os processos de negócios do cliente.

Serviço
www.aiqon.com.br

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.