book_icon

Service IT migra banco de dados Oracle em Nuvem nos Correios

Novo ambiente já registra evolução no processamento da folha de pagamento e cálculo de benefícios para funcionários, que está 20 vezes mais rápido

Service IT migra banco de dados Oracle em Nuvem nos Correios

A Service IT, empresa especializada em consultoria nas áreas de TI, cibersegurança e outsourcing foi escolhida para comandar a migração e gerenciamento da plataforma de banco de dados Oracle em Nuvem privada Oracle dos Correios, líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil e responsáveis pela atividade postal nacional. O projeto tirou bases do ambiente legado para trazer mais estabilidade e performance nos processos internos da instituição, que já registra agilidade na folha de pagamento e no cálculo de benefícios, que está 20 vezes mais rápido.

A empresa precisava de 6 horas para rodar completamente a folha de pagamento e agora esse tempo foi reduzido para apenas 2 horas

Os Correios, que somam mais de 86 mil empregos diretos nos 5.570 municípios brasileiros, vivem um profundo processo de transformação e modernização e, como parte do processo contínuo de melhoria em seus processos, abriram licitação para migrar 22 bases de ambiente legado, o que representa um volume de mais de 200 terabytes. A Service IT venceu a concorrência e comandou a transição para Oracle ExaCC, para trazer mais estabilidade e segurança aos processos internos da instituição.

A empresa de tecnologia ficará responsável, por 48 meses, pelo gerenciamento de dados e equipamentos em Brasília e São Paulo. “Um dos principais desafios do projeto foi o cronograma justo para migração de um ambiente antigo que contava com equipamentos SPARC T5 em ambiente Unix. Os Correios precisavam que fosse feita em até 1 ano. A partir daí, entre receber os equipamentos e finalizar a entrega da transição completa, foram apenas 11 meses. Nossa equipe se dedicou incansavelmente em superar a meta de transição e entregá-la no menor prazo possível, o que normalmente seria feito em 1 ano e meio, em média.” explica Leandro Wienen, gerente de Vendas para Governo da Service IT.

Cerca de 8 meses após a migração, os Correios já registram evolução nos processos: antes a empresa precisava de 6 horas para rodar completamente a folha de pagamento e agora esse tempo foi reduzido para apenas 2 horas. O tempo de cálculo de benefícios – como vale alimentação e refeição – também diminuiu, de 50 minutos para 11 minutos, e o de vale-transporte passou de 45 minutos para apenas 2 minutos com o novo ambiente.

O projeto substituiu máquinas com mais de 10 anos de uso e o cliente final dos Correios também sentiu a melhoria, já que os processos internos estão mais rápidos e, consequentemente, os serviços digitais, como as consultas online, também. “Estamos em um mercado altamente competitivo e trabalhamos com prazo, então a flexibilidade que o projeto nos trouxe possibilitou mais eficiência, com ganho de produtividade geral” avalia Maria do Carmo Lara Perpétuo, diretora Econômico-Financeiro de Tecnologia e Segurança da Informação dos Correios.

Para a Service IT, a parceria representa uma oportunidade estratégica, segundo Laisa Capssa, Diretora Comercial da empresa: “Um projeto dessa grandeza comprova a nossa qualidade técnica, eficiência, agilidade e comprometimento com o cliente, o que nos credencia a participar de outros processos governamentais, além de sabermos que estamos contribuindo para termos um serviço público cada vez melhor”, finaliza.

Serviço
www.service.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.