A Service IT, empresa especializada em consultoria nas áreas de TI, cibersegurança e outsourcing foi escolhida para comandar a migração e gerenciamento da plataforma de banco de dados Oracle em Nuvem privada Oracle dos Correios, líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil e responsáveis pela atividade postal nacional. O projeto tirou bases do ambiente legado para trazer mais estabilidade e performance nos processos internos da instituição, que já registra agilidade na folha de pagamento e no cálculo de benefícios, que está 20 vezes mais rápido.
Os Correios, que somam mais de 86 mil empregos diretos nos 5.570 municípios brasileiros, vivem um profundo processo de transformação e modernização e, como parte do processo contínuo de melhoria em seus processos, abriram licitação para migrar 22 bases de ambiente legado, o que representa um volume de mais de 200 terabytes. A Service IT venceu a concorrência e comandou a transição para Oracle ExaCC, para trazer mais estabilidade e segurança aos processos internos da instituição.
A empresa de tecnologia ficará responsável, por 48 meses, pelo gerenciamento de dados e equipamentos em Brasília e São Paulo. “Um dos principais desafios do projeto foi o cronograma justo para migração de um ambiente antigo que contava com equipamentos SPARC T5 em ambiente Unix. Os Correios precisavam que fosse feita em até 1 ano. A partir daí, entre receber os equipamentos e finalizar a entrega da transição completa, foram apenas 11 meses. Nossa equipe se dedicou incansavelmente em superar a meta de transição e entregá-la no menor prazo possível, o que normalmente seria feito em 1 ano e meio, em média.” explica Leandro Wienen, gerente de Vendas para Governo da Service IT.
Cerca de 8 meses após a migração, os Correios já registram evolução nos processos: antes a empresa precisava de 6 horas para rodar completamente a folha de pagamento e agora esse tempo foi reduzido para apenas 2 horas. O tempo de cálculo de benefícios – como vale alimentação e refeição – também diminuiu, de 50 minutos para 11 minutos, e o de vale-transporte passou de 45 minutos para apenas 2 minutos com o novo ambiente.
O projeto substituiu máquinas com mais de 10 anos de uso e o cliente final dos Correios também sentiu a melhoria, já que os processos internos estão mais rápidos e, consequentemente, os serviços digitais, como as consultas online, também. “Estamos em um mercado altamente competitivo e trabalhamos com prazo, então a flexibilidade que o projeto nos trouxe possibilitou mais eficiência, com ganho de produtividade geral” avalia Maria do Carmo Lara Perpétuo, diretora Econômico-Financeiro de Tecnologia e Segurança da Informação dos Correios.
Para a Service IT, a parceria representa uma oportunidade estratégica, segundo Laisa Capssa, Diretora Comercial da empresa: “Um projeto dessa grandeza comprova a nossa qualidade técnica, eficiência, agilidade e comprometimento com o cliente, o que nos credencia a participar de outros processos governamentais, além de sabermos que estamos contribuindo para termos um serviço público cada vez melhor”, finaliza.
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