book_icon

Merz Aesthetics conta com a Systax para projeto fiscal e tributário integrado no SAP

Para a Merz Aesthetics, pontos como a operação com o distribuidor, vendas diretas e o sell-in/sell out são fundamentais

Merz Aesthetics conta com a Systax para projeto fiscal e tributário integrado no SAP

A Merz Aesthetics é uma farmacêutica de origem alemã que está presente no Brasil desde 2014, fazendo parte do “top 3” empresas deste segmento. Seguindo um rápido ritmo de crescimento, busca aprimorar suas operações fiscais e tributárias, contando com a Systax, empresa de inteligência fiscal e única a sistematizar a tributação de todos os segmentos nas 27 Unidades Federativas do Brasil, neste processo. Antes, o cenário fiscal demandava alguns retrabalhos e foi neste momento que a farmacêutica iniciou o processo de migração dos serviços.

Para a Merz Aesthetics, pontos como a operação com o distribuidor, vendas diretas e o sell-in/sell out são fundamentais. Devido ao seu caráter de urgência no caso de vendas feitas para médicos e dentistas, por exemplo, a tributação mostra-se um ponto complexo se calculado manualmente e demanda uma alta expertise para que os dados tributários sejam sinalizados de maneira adequada. Dessa forma, a Systax entrega a parametrização das regras fiscais integradas diretamente no sistema SAP, utilizado pela Merz Aesthetics, sendo a responsável por este pilar em território nacional.

Ao implantar o SAP em todos os países nos quais a Merz Aesthetics atua, a ideia é que todas as informações estejam consolidadas com uma acuracidade de 200%, sem nenhum desvio em real time, em que todos possam visualizar os mesmos dados  

Neste sentido, ao implantar o SAP em todos os países nos quais a Merz Aesthetics atua, a ideia é que todas as informações estejam consolidadas com uma acuracidade de 200%, sem nenhum desvio em real time, em que todos possam visualizar os mesmos dados. “Diante de tudo isso, a parte tributária veio como um divisor de águas para nós, para nos adequarmos e nos estruturarmos tecnicamente, até para fazer reports mais eficientes e ter uma informação aqui no Brasil diante da complexidade que temos tributária”, explica Paulo Henrique Silva, Controller da Merz Aesthetics Brasil.

Além disso, Paulo pontua que “nesse meio tempo, durante a implementação, fomos escolhendo os melhores players para nos apoiar diante de algumas frentes que tínhamos, em tributação, esse player foi a Systax. Precisávamos de uma empresa que tivesse uma solução fiscal com uma atualização automática das tabelas fiscais e com background no mercado”. Ele ainda esclarece que a escolha pela Systax foi justamente pela atualização de forma dinâmica e mitigação de riscos, uma vez que “as notas fiscais de entrada e saída estarão em linha com os preceitos do Brasil, pois as mudanças na legislação brasileira impactam diretamente neste sentido”, sinaliza.

Com respostas rápidas e fácil validação de acordo com cada cenário criado, a Systax vem ganhando destaque dentro da Merz Aesthetics Brasil devido à expertise dos profissionais, bem como colocações relacionadas ao cenário tributário, conforme aponta Paulo. “A Systax me ajuda melhorando o que tem sido feito, estreitando algumas operações que eram sempre feitas da mesma forma, trazendo olhar crítico e me fazendo questionar algumas coisas. Revisitei muitos processos e percebo que, com a Systax, estou muito mais embasado quando eu receber um questionamento do Fisco ou de uma auditoria”, ressalta.

Thais Borges_SystaxDe acordo com Thais Borges, sócia e diretora Comercial da Systax, o movimento da Merz Aesthetics de evoluir as questões fiscais de forma global é altamente estratégico e necessário principalmente ao considerar as particularidades de cada região. No Brasil, a Diretora lembra que “conseguir realizar esse acompanhamento de forma automatizada é fundamental, sobretudo devido à complexidade brasileira”. As expectativas com o projeto são altas e a integração das regras fiscais mantidas e atualizadas pela Systax “será essencial para que as operações sejam cada vez mais assertivas. Ficamos muito felizes com o andamento do projeto e temos certeza de que os resultados obtidos pela Merz Aesthetics serão muito positivos”, finaliza Thais.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.