book_icon

Projeto da Dell Technologies já beneficiou 32 mil brasileiros com deficiência

O LEAD, um Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação criado pela companhia no Brasil, em parceria com grandes instituições de ensino e pesquisa do Ceará, está completando dez anos

Projeto da Dell Technologies já beneficiou 32 mil brasileiros com deficiência

Como parte do compromisso de utilizar a tecnologia para promover um impacto positivo em toda a sociedade, a Dell Technologies comemora dez anos do Lead, um Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação criado pela companhia no Brasil, em parceria com grandes instituições de ensino e pesquisa do Ceará. O objetivo é oferecer soluções tecnológicas para pessoas com deficiência, ajudando-as a serem mais produtivas e a alcançar todas as capacidades de trabalho e emprego. Ao longo da última década, o Centro desenvolveu 93 projetos – 20 deles implementados em 2021 – voltados à acessibilidade e inclusão, que beneficiaram mais de 32 mil brasileiros.

Entre as ações desenvolvidas pelo Lead está a criação de uma plataforma de ensino a distância, que conta com um portfólio de cursos profissionalizantes nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas, Suporte Técnico, Ciência de Dados, Informática, Idiomas e Desenvolvimento de Pessoas. A plataforma dispõe de recursos, conteúdos e metodologias desenvolvidas especificamente para garantir acessibilidade para pessoas com deficiência física, auditiva e com baixa visão. Batizada de Dell Acessible Learning,DAL, a plataforma já foi utilizada por mais de 32 mil pessoas.

Atuamos hoje com uma equipe multidisciplinar formada por mais de 150 profissionais da Dell Technologies e das universidades parceiras, dos quais 47 deles possuem alguma deficiência e têm um papel essencial para definir os requisitos e validar todas as soluções desenvolvidas pelo Lead

Também a partir dessa plataforma de ensino a distância desenvolvida pelo Lead, a Dell Technologies tem oferecido, em parceria com prefeituras e estados brasileiros, milhares de vagas para cursos online gratuitos de capacitação para pessoas com deficiência e vulnerabilidade social em diversas áreas. O objetivo é, a partir dessa iniciativa, aumentar as chances de emprego e de competitividade desses profissionais no mercado de trabalho.

Acessibilidade na fábrica
Outro importante pilar do trabalho do Lead é um projeto de acessibilidade na fábrica da Dell Technologies em Hortolândia, SP, que começou a ser implementado em 2018 e que tem servido como referência para a companhia ao redor do mundo. A iniciativa foi reconhecida como a Melhor Ideia de Mudança no Mundo, na categoria América Latina, em premiação da Fast Company em 2020.

Por meio de soluções tecnológicas inovadoras desenvolvidas pelo Lead, a Dell Technologies emprega cerca de 80 pessoas com deficiência na linha de produção em sua fábrica no País e permite que elas executem as mais diversas atividades. “Entre os exemplos, desenvolvemos um aplicativo batizado de Maia que transforma ondas sonoras em imagens. Com isso, profissionais com deficiência auditiva conseguem realizar os testes de áudio dos computadores que saem da linha de montagem. Além disso, o sistema possui um módulo de requisição de materiais e de envios de notificações que possibilita a comunicação por rádio entre colaboradores surdos e os líderes da fábrica”, destaca Eder Soares, líder do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Dell Technologies.

O AppTalk é um aplicativo integrado ao Maia que apresenta cenários diversos, como simulações de conversas entre usuários surdos e ouvintes. Com isso, os surdos podem esclarecer dúvidas de processos internos da Dell, como agendamento de férias, inclusão de dependentes, dentre outras situações com autonomia na comunicação em rotinas de trabalho. Toda a conversação é intermediada por um avatar animado próprio desenvolvido especialmente para essa aplicação. Também entre as inovações desenvolvidas pelo Lead para a fábrica de Hortolândia está o Steve, um exoesqueleto criado para permitir que profissionais com deficiência nos membros inferiores fiquem de pé na linha de montagem. A solução funciona como uma cadeira de rodas motorizada capaz de levar o profissional até seu posto de trabalho, elevando-o e sustentando-o na posição vertical de maneira segura e confortável.

“Criamos ainda uma plataforma chamada de Artrade e que envolve um conjunto de aplicações para treinamentos em realidade aumentada e acessível para pessoas com deficiência auditiva. Com o uso de um óculos de realidade aumentada e por meio da ‘gamificação’, ela auxilia na montagem do hardware, ensinando aos colaboradores da fábrica sobre como montar dispositivos completos”, detalha Soares, que acrescenta: “Além dessas funcionalidades, a plataforma conta com outras aplicações que, por meio de aprendizado de máquina e inteligência artificial, analisam vídeos capturados durante as montagens, sendo capazes de avaliar a performance dos montadores e definir o nível de completude na execução das tarefas. Com isso, a fábrica pode, além de rebalancear suas linhas de montagem, capacitar os funcionários e testar quais candidatos às vagas na Dell são mais indicados a determinadas funções”, comenta.

Tecnologia para exportação
“Desde 2020, a solução de acessibilidade para páginas web, a Website Accessibility Layer, WAL, foi desenvolvida pelo Lead para a Dell Technologies Brasil e tem sido utilizada em outros sete países da América Latina, além do Brasil. Essa solução possui mais de 20 recursos voltados a garantir que pessoas com deficiência visual, daltonismo ou dislexia acessem sistemas ou páginas Web, por meio da adaptação de cores e contrastes, opções de fontes de leitura, entre outros.”

Vale destacar que o Maia, que permite a profissionais com deficiência auditiva testarem o áudio dos computadores e se comunicarem por rádio com outros colaboradores – começou a ser implementado na fábrica da Dell Technologies da Índia.

Além disso, a companhia criou um programa global voltado a disponibilizar as tecnologias assistivas desenvolvidas pelo Lead para outros sites da companhia ao redor do mundo.

“O sucesso do nosso trabalho no País está ancorado na preocupação que temos de usar a tecnologia para criar um mundo mais acessível e igualitário para profissionais com deficiência. Para isso, atuamos hoje com uma equipe multidisciplinar formada por mais de 150 profissionais da Dell Technologies e das universidades parceiras, dos quais 47 deles possuem alguma deficiência e têm um papel essencial para definir os requisitos e validar todas as soluções desenvolvidas pelo Lead”, detalha Diego Puerta, líder da Dell Technologies no Brasil, que conclui: “A partir dessas iniciativas, temos contribuído também com o Progress Made Real , que é o compromisso global firmado pela Dell Technologies para, com nossa tecnologia e escala, trazer avanços na Saúde, Educação e iniciativas que possibilitam oportunidades econômicas, para entregar resultados duradouros para um bilhão de pessoas até 2030”.

Serviço
www.delltechnologies.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.