book_icon

GenAI avança em sistemas de atendimento ao cliente, aponta Gartner

A IA generativa promete automatizar funções de agente de atendimento ao cliente, permitindo que os líderes de atendimento e suporte ao cliente experimentem novas abordagens

GenAI avança em sistemas de atendimento ao cliente, aponta Gartner

Até 2027, 30% das empresas listadas na Fortune 500 consolidarão tarefas pós-compra, como expansão, serviço, sucesso e renovação, em uma função unificada de funcionários voltada para o cliente, de acordo com previsões do Gartner.

A GenAI está acelerando a mudança para o autoatendimento, e várias organizações estão experimentando esconder ou desligar totalmente seus canais assistidos

A IA generativa (GenAI) promete automatizar maiores porções das funções de agente de atendimento ao cliente, criando capacidade de funcionários que permitirá que os líderes de atendimento e suporte ao cliente experimentem novas abordagens de gerenciamento de talentos. Para maximizar o valor dos investimentos em IA, aumentar a eficiência dos funcionários e atender às demandas de negócios, algumas organizações mesclarão tarefas pós-compra, como serviço, sucesso e renovação, em uma única função.

“À medida que as linhas entre os serviços pós-compra começam a se confundir, os líderes de serviço, vendas e sucesso lutarão pela propriedade do relacionamento com o cliente”, disse Emily Potosky, diretora sênior de Pesquisa da Prática de Atendimento e Suporte ao Cliente do Gartner. “Os líderes de serviço e suporte devem agir rapidamente para manter sua influência e evitar que sua função seja subsumida por outro”, completou.

O Gartner prevê que os líderes de atendimento e suporte ao cliente também serão impactados por governos que podem impactar organizações que têm ambições apenas digitais.

A GenAI está acelerando a mudança para o autoatendimento, e várias organizações estão experimentando esconder ou desligar totalmente seus canais assistidos. Em resposta à crescente reação dos consumidores contra o serviço gerado por IA, o Gartner prevê que a UE ajustará suas leis de proteção ao consumidor, exigindo que as organizações forneçam acesso a um funcionário de atendimento ao cliente.

“A UE tem a reputação de estabelecer padrões quando se trata de proteção ao consumidor”, disse Emily. “Se a UE der esse passo, as organizações que dependem muito de serviços generativos assistidos por IA podem precisar se esforçar para aumentar sua oferta de serviços assistidos, apesar de muitos líderes atualmente promoverem a economia de custos de uma estratégia apenas digital”, finalizou.

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.