book_icon

Google apresenta Gemini 1.5, plataforma de IA com recursos aprimorados

Disponível no momento somente para teste no AI Studio e Vertex AI, o Gemini 1.5 Pro processa grandes quantidades de informações de uma só vez

Google apresenta Gemini 1.5, plataforma de IA com recursos aprimorados

O Google apresentou o Gemini 1.5, uma nova geração de modelos Gemini de Inteligência Artificial que oferece melhor desempenho em uma arquitetura mais eficiente, trazendo um recurso experimental inovador na compreensão de contextos longos. Ainda em fase de testes iniciais, a primeira versão desta nova geração é o Gemini 1.5 Pro, cujo acesso está disponível a partir de hoje a um grupo limitado de desenvolvedores e clientes do Google Cloud para testá-lo por meio do AI Studio e do Vertex AI em visualização privada. Outra novidade é que o Google está ampliando o acesso aos modelos Gemini por parte de empresas e desenvolvedores ao trazer os modelos Gemini 1.0 Pro e 1.0 Ultra com disponibilidade para todos os clientes do Google Cloud.

O Gemini 1.5 Pro conta com janelas de contexto maiores que permitem aos modelos fazer referência a mais informações, compreender o fluxo narrativo, manter a coerência em passagens mais longas e gerar respostas contextualmente mais ricas. Os aplicativos agora podem executar até 1 milhão de tokens em produção, o que significa que o Gemini 1.5 Pro pode processar grandes quantidades de informações de uma só vez, incluindo 1 hora de vídeo, 11 horas de áudio, bases de código com mais de 30 mil linhas de código ou mais de 700 mil palavras.

Conhecido por ser o modelo mais hábil e potente de Inteligência Artificial do Google, o Gemini contou recentemente com uma série de novidades, dentre elas o anúncio de que o Bard, ferramenta de IA generativa conversacional, se chamará Gemini em breve

Dentre as inúmeras possibilidades de uso por parte das organizações com o Gemini 1.5 Pro, elas podem:

– Analisar com precisão uma biblioteca de código inteira em um único prompt, sem a necessidade de ajustar o modelo, incluindo compreensão e raciocínio sobre pequenos detalhes que um desenvolvedor pode facilmente perder, como erros, ineficiências e inconsistências no código.

– Raciocinar em documentos muito longos, desde a comparação de detalhes de contratos até a síntese e análise de temas e opiniões em relatórios de analistas, estudos de pesquisa ou até mesmo uma série de livros.

– Analisar e comparar o conteúdo de horas de vídeo, como encontrar detalhes específicos em filmagens esportivas ou obter informações detalhadas de resumos de videoconferências que suportam respostas precisas a perguntas.

– Permitir que os chatbots mantenham longas conversas sem esquecer detalhes, mesmo em tarefas complexas ou em muitas interações de acompanhamento.

– Possibilitar experiências hiperpersonalizadas, inserindo informações relevantes do usuário no prompt, sem a complexidade de ajustar um modelo.

O Google também está trazendo mais modelos Gemini aos seus clientes com novas atualizações e ampla disponibilidade. Um deles é o Gemini 1.0 Pro, considerado o melhor modelo do Google para dimensionamento de tarefas de IA e que a partir de hoje está disponível para todos os clientes do Google Cloud através da plataforma Vertex AI. Com essa versão em produção, qualquer desenvolvedor pode começar a construir imediatamente, tendo acesso a um melhor equilíbrio entre qualidade, desempenho e custo para a maioria das tarefas de IA como geração, edição, resumo e classificação de conteúdo. Outro modelo é o Gemini 1.0 Ultra, o mais sofisticado e capaz para tarefas complexas e que também está disponível para clientes do Google Cloud no Vertex AI por meio da lista de permissões. Esta versão apresenta alto desempenho especialmente em áreas como instruções complexas, código, raciocínio e multilinguismo, sendo otimizada para resultados de alta qualidade.

Conhecido por ser o modelo mais hábil e potente de Inteligência Artificial do Google, o Gemini contou recentemente com uma série de novidades, dentre elas o anúncio de que o Bard, ferramenta de IA generativa conversacional, se chamará Gemini em breve. Também na semana passada, o Google anunciou que no Workspace o Duet AI agora se tornará Gemini for Workspace e em breve os consumidores do plano Google One AI Premium poderão usar o Gemini no Gmail, Docs, Planilhas, Apresentações e Meet. E para os clientes do Google Cloud, o Duet AI também se tornará Gemini para ajudar as empresas a aumentar a produtividade, os desenvolvedores a codificarem mais rapidamente e as organizações a se protegerem de ataques cibernéticos, além de muitos outros benefícios.

SErviço
www.google.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.