A IBM anunciou recentemente sua colaboração com a SAP para desenvolver soluções que ajudam clientes nos setores de CPG (Consumer Packed Goods – bens de consumo embalados) e varejo a melhorar sua cadeia de suprimentos, operações financeiras, vendas e serviços usando IA generativa.
Com um legado compartilhado de experiência em tecnologia e o trabalho concluído de incorporar o IBM watsonx, uma plataforma de dados e IA pronta para empresas e assistentes de IA em soluções SAP, as empresas estão trabalhando para criar novas soluções de IA tradicionais e generativas que foquem em abordar as complexidades do processo de negócios de entrega direta na loja e do gerenciamento do portfólio de produtos. A IBM Consulting e a SAP já estão trabalhando com clientes de CPG em todo o mundo para reunir requisitos detalhados e assim criar soluções de IA seguras e escaláveis que possam ser integradas à solução SAP Direct Distribution.
O objetivo das novas soluções a serem desenvolvidas, é ajudar as empresas de CPG, distribuidores, atacadistas e varejistas a gerenciar com mais eficiência os sortimentos no ponto de venda, melhorar a distribuição de produtos e impulsionar a receita incremental, ao:
Aprimorar o planejamento e a execução do transporte: A IBM planeja alimentar dados externos como clima, tráfego e eventos locais na solução SAP Direct Distribution e aplicar IA para ajudar empresas de CPG a identificar rotas de entrega ideais com o objetivo de reduzir custos e pegadas de carbono. As atualizações em tempo real podem fornecer aos motoristas informações para fazer alterações imediatas com base nas condições locais.
Otimizar sortimentos no ponto de venda: a IBM planeja aplicar IA e IA generativa para desenvolver sortimentos nas lojas com base na dinâmica de mercado de cada ponto de venda, padrões de vendas anteriores, demanda antecipada e mix de produtos atual. O objetivo é que as soluções sejam capazes de fazer recomendações específicas de produtos e incluir planejamento preliminar para que produtos suficientes sejam adicionados ao sortimento com o objetivo de maximizar as vendas e minimizar o desperdício.
Automatizar a liquidação de pedidos: as complexidades da entrega direta na loja podem, muitas vezes, impedir a liquidação automática de transações. A IBM trabalhará com a SAP para desenvolver soluções que possam usar automação e fluxos de trabalho inteligentes para oferecer proativamente eficiências operacionais e ajudar a aumentar a precisão de liquidação com base na IA no componente de distribuição de última milha para o SAP Direct Distribution.
“As organizações globais e regionais do setor de consumo gerenciam vários aplicativos de comércio e precisam de insights avançados para fornecer recomendações proativas que ajudem a melhorar as operações e atendam às expectativas do cliente”, disse Luq Niazi, Global Managing Partner, Industries and Global Consumer Industry da IBM Consulting. “Com a SAP, estamos buscando construir sobre o trabalho de longa data de incorporação de IA em soluções SAP que possam ajudar os clientes corporativos a alcançarem mais valor de negócio”, completou.
A IBM Consulting planeja construir essas soluções em Plataforma de Tecnologia de Negócios SAP (SAP BTP) e se integrará ao watsonx por meio de APIs. Organizadores de depósitos, associados de entrega frontline e representantes de clientes podem ter uma experiência de usuário enriquecida usando o watsonx Assistant para criar chatbots usando as capacidades de busca conversacional da IBM.
“Na SAP, estamos ansiosos para colaborar com a IBM nesta importante iniciativa que ajudará empresas de bens de consumo a transformar suas operações e melhorar seus resultados”, disse EJ Kenney, vice-presidente sênior de Consumer Products Industry and Life Sciences Business Unit na SAP. “Entendemos as complexidades do gerenciamento da entrega direta na loja e ao alavancar o poder da IA visamos ajudar nossos clientes a gerenciar melhor sua distribuição de última milha de forma mais eficaz, minimizar o desperdício, melhorar a satisfação do cliente e alcançar valor comercial no acelerado setor de consumo atual”, finalizou.
Serviço
www.ibm.com
www.sap.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo