book_icon

Zenvia reforça a importância da autenticação de dois fatores na prevenção de golpes no Carnaval

Distração dos foliões aumenta as chances de golpes de phishing, roubo de identidade e fraudes financeiras

Zenvia reforça a importância da autenticação de dois fatores na prevenção de golpes no Carnaval

Com a temporada de Carnaval se aproximando, a Zenvia, plataforma de experiência do cliente, alerta os foliões sobre os perigos dos golpes cibernéticos e reitera a relevância de uma solução robusta para proteger os usuários: a autenticação de dois fatores (2FA).

O Carnaval é um período de celebração, mas também representa uma época de potenciais riscos, especialmente, no mundo digital. Golpes de phishing, roubo de identidade e fraudes financeiras aumentam durante este período, aproveitando o aumento do fluxo de compartilhamento de informações, além da distração e a empolgação dos foliões.

Golpes de phishing, roubo de identidade e fraudes financeiras aumentam durante este período, aproveitando o aumento do fluxo de compartilhamento de informações, além da distração e a empolgação dos foliões

Diante disso, a autenticação de dois fatores pode ser um recurso relevante e facilmente integrado em aplicativos e serviços online. Algumas das possibilidades de aplicação da ferramenta 2FA para proteção dos usuários contra golpes e fraudes podem ser observadas abaixo:

Proteção de contas online
Ao ativar a autenticação de dois fatores (2FA) em contas relacionadas ao Carnaval, como aplicativos de compra de ingressos, os foliões garantem uma camada adicional de segurança. Mesmo que alguém obtenha suas credenciais de login, ainda precisaria de um segundo fator, como um código enviado para o smartphone do usuário, para acessar a conta.

Evitar acesso não autorizado a dispositivos móveis
Caso um folião perca seu smartphone durante as festividades, a combinação de senha e autenticação de dois fatores impedirá que qualquer pessoa acesse informações pessoais ou aplicativos sensíveis.

Transações seguras em aplicativos de pagamento
Muitas pessoas utilizam aplicativos de pagamento para realizar transações durante o Carnaval. A autenticação de dois fatores nesses aplicativos garante que, mesmo se as credenciais de login forem comprometidas, o invasor ainda precisará de um segundo método de verificação, como um código temporário, para concluir qualquer transação.

Prevenção contra phishing
A autenticação de dois fatores reduz a eficácia de ataques de phishing. Mesmo que alguém receba um e-mail ou mensagem falsa tentando enganá-lo para revelar informações de login, a necessidade de um segundo fator impede o acesso não autorizado, pois o invasor não teria acesso ao dispositivo de autenticação.

Controle de acesso em redes sociais
Durante o Carnaval, muitos compartilham fotos e atualizações em suas redes sociais. A autenticação de dois fatores em contas de redes sociais ajuda a garantir que apenas o usuário legítimo possa fazer postagens, evitando que invasores prejudiquem a reputação online ou espalhem informações falsas.

Essas medidas dificultam significativamente o acesso não autorizado a informações privadas, mesmo que as credenciais iniciais tenham sido comprometidas. A preparação para um feriado tão representativo para os brasileiros pode ser a chave para uma folia tranquila.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.