book_icon

Atvos firma parceria com Atos para migração de dados para nuvem

Todo o ambiente operacional foi migrado em apenas sete meses, impactando positivamente mais de 10 mil colaboradores

Atvos firma parceria com Atos para migração de dados para nuvem

Atos, líder global em transformação digital, foi a parceira escolhida para apoiar a jornada de inovação da Atvos, uma das maiores produtoras de biocombustíveis do País, migrando toda sua infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) para a nuvem. Em apenas sete meses, o processo de migração dos principais sistemas corporativos da organização foi concluído.

A mudança visa atender a sólida estratégia de crescimento da Atvos, que prevê investir R$ 4,6 bilhões até a safra de 2025/2026 para expandir seus índices de produção, além de ampliar seus aportes em novas tecnologias e inovação no campo e na indústria. Com a adoção da nuvem, a companhia ganha em modernização, eficiência e escalabilidade, além de garantir um melhor e maior controle dos gastos em todas as frentes de negócio.

“Esta é uma iniciativa que vai possibilitar um aumento importante da capacidade do ambiente de processamento de dados da companhia, o que vem ao encontro do novo e intenso momento de crescimento e transformação pelo qual a Atvos vem passando desde a última safra”, destaca Alexandre Maganhato, Chief Technology Officer da Atvos. “A completa transição da Atvos para a nuvem é mais do que uma evolução tecnológica, é um salto estratégico rumo à inovação e excelência operacional. Este movimento abre caminhos promissores para um futuro de crescimento e transformações significativas, alinhando-nos às tendências de sustentabilidade e novas tecnologias disponíveis no mercado”, complementa o executivo.

A completa transição da Atvos para a nuvem é mais do que uma evolução tecnológica, é um salto estratégico rumo à inovação e excelência operacional

O novo ambiente usa as soluções de nuvem de Google Cloud e impactou positivamente os resultados da área de Tecnologia da Informação da Atvos, que contou com toda a expertise dos especialistas da Atos para a transferência de conhecimento sobre como utilizar todas as aplicações do cloud no dia a dia da empresa.

O projeto contou com mais de 20 experts da Atos e foi desenvolvido visando gerar o menor impacto possível no ambiente produtivo do cliente. “Dado que o negócio da Atvos move toda a sociedade a partir da sinergia entre atividades agrícolas e industriais, um dos nossos diferenciais foi levar a organização para a nuvem com o menor downtime. Ou seja, entregamos inovação sem paralisar a operação e considerando o tempo certo para não impactar o período de entressafra de cana-de-açúcar”, comenta Daniel López, Diretor de Operações da Atos na América do Sul.

Com a migração para a nuvem, a expectativa da Atos é expandir projetos com a Atvos, envolvendo aplicações na nuvem com Inteligência Artificial.

Atos disponibiliza serviços de cloud híbrida, privada e gerenciamento multicloud oferecendo uma experiência completa de jornada para a nuvem. A partir da união de ferramentas e tecnologias certas, equipe altamente capacitada e grande ecossistema de parceiros, a empresa auxilia os clientes em todas etapas de adoção e gestão de aplicações em nuvem. Já são mais de 1 milhão de workloads entregues, 50 mil aplicações transformadas para multicloud e mais de 500 projetos globais de cloud.

Além de nuvem, a Atos também fornece soluções de cibersegurança para a Atvos desde 2022. A parceria consiste em proteger o ambiente digital da Atvos por meio da plataforma Atos MDR, que fornece inteligência de proteção contra possíveis ataques, caça a ameaças, monitoramento de cerca de 50 milhões de eventos de segurança que a Atvos gera em diferentes frentes, e análise e respostas a incidentes.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.