book_icon

Star Pex busca agilidade com Arcserve UDP

A solução não só conferiu maior agilidade ao backup como simplificou o processo de restauração quando necessário

Star Pex busca agilidade com Arcserve UDP

Indústria gaúcha beneficiadora de vidros planos, esquadrias de alumínio, fachadas de vidros e de ACM (Aluminium Composite Material), a Star Pex tem forte atuação no Sul e Sudeste, sendo referência por atender as principais construtoras e incorporadoras do País. Na busca constante por melhorias capazes de atender às necessidades do crescimento da empresa, foi identificada a necessidade de uma maior agilidade nos backups, aliada a uma expressiva redução do espaço de armazenamento e ao aumento da quantidade de pontos de recuperação.

Além destes desafios, a Star Pex precisava simplificar o processo de recuperação de toda uma máquina ou de um arquivo específico, tratando com agilidade uma elevada carga de dados, sem qualquer interferência na rotina de trabalho da empresa. A escolha recaiu sobre o Arcserve Unified Data Protection (UDP), solução unificada que combina tecnologias de comprovada eficácia na recuperação de desastres, backup, replicação e deduplicação global real.

Nesta nova realidade, cresce ainda mais a necessidade da implantação de ferramentas confiáveis e robustas para assegurar a manutenção de uma rotina sem sobressaltos na infraestrutura de TI

“A solução não só conferiu maior agilidade ao backup como simplificou o processo de restauração quando necessário”, comenta Rafael Vanoni, analista de TI da Star Pex, acrescentando que “a ausência de um sistema efetivo e ágil de backup acabava por gerar atrasos em inúmeras tarefas e lentidão quando do processo de recuperação, já que somente era possível restaurar o disco por completo das máquinas que utilizávamos”. Em um cenário marcado pela crescente ocorrência de tentativas de acesso ilegais a dados sensíveis, a ferramenta entrega uma proteção abrangente e a segurança que hoje é vital para as infraestruturas de backup, cada vez mais sob a mira dos ataques de ransomware.

Após recordar que os backups eram feitos apenas uma vez ao dia e mantidos em poucas cópias, o especialista relembrou que “um parceiro nosso de infraestrutura nos recomendou a solução da Arcserve, agendou uma demonstração e disponibilizou um técnico para responder as nossas dúvidas. Chegamos a verificar uma outra ferramenta concorrente, porém o seu valor era mais alto e não entregava todo o leque de funcionalidades do UDP”, recorda Rafael Vanoni.

O processo de implantação, realizado logo após a troca dos servidores físicos, transcorreu sem maiores problemas. “Quando foi necessária uma segunda implantação em razão da atualização de software na controladora, eu mesmo realizei todo o procedimento sem dificuldades, em razão da interface intuitiva da ferramenta”, detalha Rafael.

A área de TI da Star Pex seguiu a tendência gerada pelo atual momento de retração econômica de se trabalhar de uma forma mais enxuta, concentrando a responsabilidade do setor em apenas uma pessoa. Nesta nova realidade, cresce ainda mais a necessidade da implantação de ferramentas confiáveis e robustas para assegurar a manutenção de uma rotina sem sobressaltos na infraestrutura de TI.

“Deixamos uma solução simples para adotar uma solução completa de backup. Estávamos acostumados a esperar por até 6 ou 8 horas para a recuperação de um arquivo, um tempo hoje reduzido a poucos minutos. Outro destaque é a quantidade de pontos de recuperação que é possível armazenar em pouco espaço”, comenta o especialista.

“Com a crescente demanda de todas as áreas da empresa por maior eficiência e menores custos, a área de TI se viu obrigada a buscar no mercado soluções que efetivamente contribuam para entregar segurança e eficácia, dando a tranquilidade necessária para uma operação que constantemente se vê na mira de ações criminosas. O Arcserve UDP atende plenamente estes requisitos”, finaliza Rafael Vanini.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.