book_icon

Solução SASE da HPE Aruba Networking permite segurança na Nuvem

Muitas empresas que utilizam inspeção de segurança tradicional, como firewall e VPN, podem se beneficiar do novo serviço de acesso seguro

Solução SASE da HPE Aruba Networking permite segurança na Nuvem

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou que, como resultado da aquisição da Axis Security no ano passado, o mercado brasileiro de redes já conta com uma oferta completa de SASE – Borda de Serviços de Acesso Seguro com SSE – Borda de Serviços de Segurança, SD-WAN e firewall de rede que oferece mais segurança e otimiza a experiência do usuário por meio de soluções as-a-service da HPE Aruba Networking.

“A segurança na Nuvem está mais consolidada em outros mercados do que no Brasil. Aqui, muitas empresas ainda realizam inspeção de segurança dentro da própria organização, roteando o tráfego das aplicações para o Data Center para essa inspeção, o que afeta o desempenho, já que a maioria das aplicações agora está na Nuvem”, afirma Flávio Póvoa, gerente de Engenharia de Sistemas da HPE Aruba Networking. “Para realizar a inspeção, elas usam firewall e VPN, que pode ser tecnicamente complexa para ser estabelecida fora do escritório. Nossa oferta muda este cenário”, observa.

Muitas organizações preferem a simplicidade e a facilidade de implementação de uma solução SASE de um único fornecedor, com um único ponto de contato para suporte e licenciamento mais simples

De acordo com executivo, ao realizar a inspeção de segurança diretamente na Nuvem, usuários trabalhando no escritório, em casa, em trânsito ou de qualquer outro lugar, não precisam mais dedicar tempo para abrir e fechar uma conexão VPN e ainda usufruem de um nível mais elevado e consistente de segurança. As políticas de acesso são implementadas na Nuvem, sem as limitações na experiência do usuário causadas por um firewall tradicional e, principalmente, por uma VPN. O que inclui dificuldade de configuração inicial, autenticações adicionais, lentidão, conexão intermitente e muitas restrições de acesso. Além disso, a utilização de VPNs sem controles granulares pode ampliar excessivamente os privilégios de rede, concedendo aos usuários mais acesso a recursos do que necessário, aumentando os riscos de segurança.

“Muitas empresas dos mais diversos segmentos já estão buscando melhores soluções para segurança na Nuvem para 2024, e estamos em uma posição única para ajudá-las neste sentido, pois somos os únicos entre os líderes do mercado brasileiro de redes com uma oferta completa de SASE”, destaca Póvoa. O setor financeiro, principalmente fintechs, que já nasceram na Nuvem, estão entre os que mais vão demandar soluções do tipo, assim como o segmento de Saúde e, de um modo geral, empresas com força de trabalho móvel ou com grande parte de suas aplicações na Nuvem. “A solução pode ser implementada em qualquer empresa, mesmo naquelas que não tenham SD-WAN ou que utilizam SD-WAN de terceiros, mas precisam oferecer acesso seguro a usuários de qualquer lugar que estiverem”, completa.

Os recursos de segurança da Borda à Nuvem da HPE Aruba Networking atendem uma crescente demanda por redes integradas e soluções de segurança fornecidas as-a-service enquanto as empresas continuam a ter mais usuários remotos e a migrar aplicações para a nuvem. Esses recursos permitem a aplicação de controles de segurança Zero Trust a pessoas e dispositivos conectados.

As empresas têm a opção de escolher uma oferta SASE de um único fornecedor ou de vários fornecedores. Embora uma abordagem de vários fornecedores permita a seleção das melhores soluções para aspectos específicos do SASE, muitas organizações preferem a simplicidade e a facilidade de implementação de uma solução SASE de um único fornecedor, com um único ponto de contato para suporte e licenciamento mais simples. O Gartner prevê que até 2025, 50% das compras de SD-WAN farão parte de uma oferta SASE de fornecedor único, em comparação com menos de 10% em 20211.

Benefícios

De acordo com Flávio Póvoa, cinco tendências explicam a preferência por uma solução SASE de único fornecedor: arquitetura e escalabilidade nativas da Nuvem, utilizando a escalabilidade e agilidade da computação em Nuvem; gerenciamento unificado de políticas e controle granular de acesso baseado em usuário, identidades e dispositivos; interface de usuário centralizada com painéis de controle abrangentes, possibilitando melhor visibilidade do tráfego de rede, de eventos de segurança e aplicação de políticas, além de otimizar recursos para a geração de relatórios; fácil combinação de recursos SASE para aprimorar a postura de segurança, como SWG – Gateway da Web Seguro e CASB – Segurança de Acesso à Nuvem combinados com DLP – Prevenção contra Perda de Dados para monitorar as atividades do usuário e proteger dados sensíveis contra vazamentos na Internet e em aplicações SaaS – Software as a Service; Acesso Universal Zero Trust, que segmenta o tráfego com base na identidade e função, garantindo que usuários e dispositivos acessem apenas os recursos essenciais para suas tarefas, reduzindo a superfície de ataque.

A solução SASE unificada da HPE Aruba Networking combina o EdgeConnect SD-WAN com o HPE Aruba Networking SSE. O HPE Aruba Networking SSE oferece funções avançadas de segurança, como ZTNA, SWG e CASB, bem como DEM – Monitoramento da Experiência Digital. O EdgeConnect SD-WAN é uma solução segura de SD-WAN com um firewall de próxima geração integrado que se integra perfeitamente ao HPE Aruba Networking SSE.

Serviço
www.hpe.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento