book_icon

Jovens estão conversando mais com os pais sobre riscos na Internet

Pesquisa Anual Global de Segurança Online da Microsoft mostra um salto de 20 pontos percentuais no número de adolescentes que falam com seus pais sobre riscos online

Jovens estão conversando mais com os pais sobre riscos na Internet

Hoje, dia 6 de fevereiro, é o Dia da Internet Segura, que reúne pessoas de todo o mundo com o propósito de criar um ambiente online mais seguro e saudável – especialmente para os mais jovens. Como parte da participação no Dia Internacional da Internet Segura, a Microsoft divulgou as descobertas da Pesquisa Anual Global de Segurança Online. Ela chega também com duas novidades: são dois novos recursos criados para ajudar os pais a ficarem ainda mais próximos de seus filhos online – um Kit de Ferramentas de Proteção para a Família e um novo jogo educacional do Minecraft.

A pesquisa anual da Microsoft está em seu oitavo ano e busca entender melhor as experiências online das pessoas. Com isso, a companhia pode aperfeiçoar a sua abordagem em segurança digital. A empresa está compartilhando os resultados para que as pessoas possam se beneficiar dos insights obtidos a partir desse levantamento, enquanto se esforçam coletivamente para criar um ecossistema digital cada vez mais seguro.

Com o lançamento de ferramentas de IA generativa, a pesquisa deste ano incluiu um foco especial para entender como pessoas de todas as idades percebem as oportunidades e os riscos dessa tecnologia emergente. A pesquisa mostra, por exemplo:

Percebendo que pais e cuidadores estão ocupados e que o cenário tecnológico segue evoluindo, a empresa está apresentando um novo kit de ferramentas que fornece orientação sobre como aproveitar por completo os recursos de segurança da Microsoft

– Millennials e a geração Z estão impulsionando a adoção da IA generativa, com mais facilidade e adoção precoce desta tecnologia, levando a uma maior empolgação.

– Os adultos jovens são os usuários e experimentadores mais ativos (56%). O uso da IA como ferramenta prática foi o que mais empolgou os entrevistados, que a usam para atividades como tradução (43%), trabalho (32%) e escola (31%).

– Apesar disso, 87% dos entrevistados estavam ainda preocupados com pelo menos um risco potencial decorrente da IA generativa, incluindo o seu uso para golpes (71%) e deepfakes (69%). Essas preocupações aumentam significativamente com a idade: a Geração Z estava menos preocupada, enquanto os Boomers estavam mais preocupados.

– De forma encorajadora, a pesquisa descobriu também que 87% dos jovens estão conversando com seus pais sobre os riscos online. No entanto, é necessária ainda uma maior sensibilização para as funcionalidades e ferramentas de segurança.

Em comparação com a pesquisa de 2023, os resultados do levantamento atual mostram um salto de 20 pontos percentuais no número de adolescentes que falam com seus pais sobre riscos online. Isso indica que os jovens estão mais propensos a falar com seus familiares do que com seus colegas e amigos quando o tema é segurança digital.

Embora mais adolescentes estejam conversando com seus pais, a pesquisa sugere um declínio no uso de recursos de segurança, o que coloca uma atenção especial a este dado. Por exemplo, o uso de contas privadas nas plataformas sociais, atualmente o recurso de segurança mais popular, caiu de 64% em 2023 para 56% em 2024. O uso de controle parental permaneceu estável – 90% dos pais relataram usar pelo menos um controle parental, com as cuidadoras sendo as mais ativas nas atividades online de seus filhos.

Novos recursos de segurança online 

O advento da IA generativa torna importante permitir que usuários e suas famílias apoiem escolhas sobre as atividades online de cada indivíduo. Para ajudar jovens, educadores e famílias a navegarem no mundo digital de forma mais segura, estamos lançando dois novos recursos de segurança online. Apoiando essa ação, publicamos recentemente um kit de ferramentas para alunos e educadores para ajudá-los no uso de IA generativa em ambientes de aprendizagem.

Percebendo que pais e cuidadores estão ocupados e que o cenário tecnológico segue evoluindo, a empresa está apresentando um novo kit de ferramentas que fornece orientação sobre como aproveitar por completo os recursos de segurança da Microsoft. As configurações de segurança familiar oferecem suporte e aprimoram a parentalidade digital, além de oferecer orientação para famílias que desejam navegar juntas no mundo da IA generativa. Também estão inclusos links para uma seleção de recursos informativos feitos sob medida aos pais e cuidadores, como o kit de ferramentas “Como ser um bom pai digital” do Instituto de Segurança Online da Família.

O game Minecraft “Good Game” é a mais nova adição na coleção CyberSafe de mundos imersivos Minecraft, projetados para ajudar jovens a se manterem seguros, felizes e prósperos no ambiente online. Esta aventura ensina aos jogadores responsabilidades, ferramentas, respostas e estratégias que permitem interações online mais saudáveis, calcadas na colaboração e em experiências digitais gratificantes, sejam elas parte de jogos multiplayer ou de outras atividades online. As coleções de conteúdo educacional do CyberSafe já foram baixadas mais de 25 milhões de vezes e estão entre os conteúdos educacionais com maior número de downloads no Minecraft Marketplace.

O kit de ferramentas ‘Desbloqueando a IA generativa com segurança e responsabilidade’. Agora disponível para educadores, o Kit de Ferramentas de Sala de Aula combina histórias narrativas com informações instrucionais para criar uma experiência de aprendizagem imersiva e eficaz para alunos de 13 a 15 anos. O kit foi projetado para ajudar a iniciar conversas sobre práticas responsáveis de IA em sala de aula. Possui tópicos críticos de produção de conteúdo, considerações acerca de privacidade, prevenção ao preconceito e bem-estar mental.

Serviço
www.microsoft.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.