Mais empresas brasileiras estão buscando no ecossistema Oracle uma infraestrutura de Nuvem robusta e segura para acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado pelo Information Services Group (ISG), empresa global de pesquisa e consultoria tecnológica.
O relatório 2023 ISG Provider Lens Oracle Cloud and Technology Ecosystem para o Brasil conclui que as empresas no instaladas no País estão aproveitando o Oracle Cloud Infrastructure (OCI) em números cada vez maiores, não apenas por seus preços competitivos, mas também por sua reputação de segurança de dados e serviço padrões. No Brasil, as consultorias Oracle oferecem serviços de implementação, migração, atualização, treinamento, manutenção, suporte e otimização de soluções Oracle, diz o relatório do ISG.
“À medida que mais empresas recorrem à OCI, a procura por serviços de consultoria aumenta”, disse Bill Huber, parceiro do ISG de Plataformas e Soluções Digitais. “Os serviços de consultoria da Oracle permitem que as empresas identifiquem oportunidades para automatizar e integrar seus processos”, comentou.
Gerenciar serviços Oracle é uma tarefa complexa que requer experiência e atenção a aspectos relevantes do ambiente, como planejamento de capacidade e escalabilidade, desempenho, segurança, backup e recuperação, monitoramento e alertas, gerenciamento de patches e atualizações, conformidade, controle de custos, incidentes e gestão de problemas e treinamento e desenvolvimento de pessoal, entre outros, afirma o relatório do ISG. Parceiros especializados em Nuvem estão aprofundando seu conhecimento sobre OCI, diz o relatório, envolvendo os clientes desde o início e fornecendo serviços de consultoria de migração.
A abordagem da Oracle tem sido desenvolver soluções para setores específicos, como Saúde e Agronegócio, por meio de parcerias de cocriação com fornecedores e da aplicação prática de GenAI com ferramentas de análise de dados, afirma o relatório do ISG. O ecossistema de parceiros Oracle está comprometido com a estratégia atual e, considerando a amplitude do Oracle Cloud Stack, está adotando ações específicas para se alinhar e, às vezes, se reposicionar para melhor servir e apoiar os clientes, diz o relatório.
No contexto brasileiro, onde os desafios regulatórios e de conformidade podem ser significativos, os fornecedores locais têm se destacado devido à sua familiaridade com os cenários locais e à sua compreensão dos processos de negócios e da cultura do País, afirma o relatório do ISG. Essa expertise permite oferecer soluções ágeis e customizadas, atendendo às necessidades específicas dos clientes brasileiros, afirma o ISG.
“Este é um caso em que as empresas brasileiras podem querer considerar a adoção local”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “A experiência que os fornecedores locais têm com os processos e a cultura locais muitas vezes facilita a entrega”, observou.
O relatório também examina de que forma as tendências do mercado, como a crise energética e a sustentabilidade, estão a alimentar o consumo de soluções e aplicações em nuvem.
O relatório 2023 ISG Provider Lens Oracle Cloud and Technology Ecosystem para o Brasil avalia as capacidades de 37 fornecedores em três quadrantes: Consulting and Advisory Services, Implementation and Integration Services e Managed Services.
O relatório nomeia Accenture, Deloitte, Ninecon, V8.Tech e Wipro como Líderes em todos os três quadrantes, enquanto KPMG e Lanlink são nomeadas como Líderes em dois quadrantes cada. G&P, IBM, Kyndryl e TRI são nomeadas Líderes em um quadrante cada.
Além disso, Dedalus, EBS-IT e Tivit são nomeadas como Rising Stars – empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em um quadrante cada.
Serviço
www.isg-one.com
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