Os investimentos empresariais em software de compra ainda estão acelerando rapidamente três anos depois que a pandemia de Covid-19 interrompeu significativamente a forma como as empresas adquirem bens e serviços, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado pela Information Services Group (ISG), empresa global em pesquisa e consultoria em tecnologia.
O relatório ISG Provider Lens Global Procurement Software Platforms and Solutions de 2023 revela que grandes e médias empresas aumentaram os investimentos em plataformas de compras entre 20% e 30% em 2022, aproximadamente o mesmo ritmo dos dois anos anteriores. Os gastos com software ultrapassaram o crescimento da terceirização de compras e dos serviços de transformação, em parte porque a maioria das empresas adquire uma plataforma de software como o primeiro passo para a modernização das compras, afirma o ISG. Embora algumas organizações esperem implementar o software por conta própria, a maioria descobrirá que precisa trabalhar com provedores de serviços, diz o relatório.
“A interrupção e as mudanças subsequentes nos negócios e nas cadeias de suprimentos desde o início da pandemia tornaram as compras muito mais complexas e imprevisíveis”, disse Scott Furlong, sócio e líder da ISG Global Business Operations. “Esperamos um crescimento contínuo em plataformas e serviços de compras à medida que as empresas se adaptam às novas condições”, comentou.
As crises da era pandêmica revelaram para muitas organizações o quanto o preço e a disponibilidade de bens essenciais podem afetar sua capacidade de fazer negócios, diz a ISG. As cadeias de suprimentos melhoraram desde os enormes atrasos e escassez no auge da pandemia, mas ainda não se recuperaram totalmente. A inflação, a volatilidade das taxas de juros e de câmbio e as tensões políticas continuam prejudicando as compras de muitas empresas.
Benefícios
As principais plataformas de compras ajudam as empresas a se preparar e responder às mudanças, fornecendo mais uniformidade de dados, experiência do usuário e conexões com funções relacionadas, como finanças e gerenciamento da cadeia de suprimentos, diz o relatório. Eles também permitem práticas de gerenciamento de operações que podem simplificar as aquisições e reduzir os custos operacionais.
As plataformas de compras estão avançando mais rapidamente em ferramentas de automação inteligentes que usam IA e aprendizado de máquina, diz o relatório. Esses recursos não apenas aceleram os processos, mas também melhoram a precisão por meio da verificação de erros e da limpeza de dados. Fornecedores de plataformas e provedores de serviços planejam automatizar quase todas as operações de compras dos clientes nos próximos três anos, diz a ISG.
“A automação inteligente permite que as empresas descarreguem as avaliações básicas e a tomada de decisões”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “Isso permite que as organizações de compras se concentrem na inovação para enfrentar o próximo desafio”, observou.
O relatório também explora outras tendências globais de compras, incluindo o uso de ferramentas de desenvolvimento Low-code/No-code e a crescente importância do gerenciamento de mudanças na transformação das compras.
Serviço
www.isg-one.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo